Aqui pode descarregar a lição em pdf.

Diz-se que o desenvolvimento do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos nosso privilégio e nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso tempo de renovação pessoal enquanto o pastor Stephen Wallace nos leva “Da Glória à Glória”.

            Eu amo as palavras para essa música simples, «Voltai os olhos para Jesus, olhai cheios no seu rosto maravilhoso, e as coisas da terra tornar-se-ão estranhamente obscuras à luz da sua glória e graça». Tanta verdade aí. É à medida que nos tornamos cada vez mais apaixonados pela glória, o caráter de Deus revelado no rosto de Jesus, que nos tornamos cada vez menos apaixonados pelas coisas deste mundo, até que elas se tornem tão estranhamente obscuras que não são mais atraentes para nós. Amém? {Amém} Mas, como já avisámos antes, devo alertá-lo novamente, neste contexto particularmente do nosso estudo. Se voltares os olhos para as coisas deste mundo, ficarás cada vez mais apaixonado por elas. E o rosto de Jesus ficará estranhamente escuro até que finalmente não seja mais atraente. E é exatamente isso que o diabo está tentando fazer. Veja, o diabo sabe o quão extremamente atraente Jesus é, e ele está fazendo absolutamente tudo o que pode para nos impedir de descobrir essa atratividade que devemos ser atraídos para Ele. Por favor, não deixem que ele tenha sucesso com vocês, meus amigos.

Há algo que devo compartilhar com vocês neste estudo que é um tremendo fardo para mim; tem sido um fardo há anos. É um fardo especial por causa da minha própria experiência pessoal e porque vi que há muitos outros que foram tão negativamente afetados quanto eu. À medida que passei a contemplar a glória e a reconhecer o quão absolutamente, além da descrição, Jesus é belo, e à medida que experimentei cada vez mais um crescente amor e adoração por Ele, e um desencanto proporcional com qualquer outra coisa que este mundo oferece, tenho me perguntado por que demorei tanto tempo para entrar nesse tipo de relacionamento com Ele e ter esse tipo de experiência com Ele. E passei a reconhecer qual é a razão.

Meus queridos amigos, por favor, me perdoem se eu ficar um pouco apaixonado neste estudo. Na verdade, posso até me deparar com raiva, mas quero garantir que não estou; Estou apenas a sério. Mas eu fico com raiva e espero que seja uma justa indignação, quando vejo quanto dano o inimigo causou entre nós como povo através desta mais mortal de todas as suas armas em todo o seu arsenal. Talvez você já tenha adivinhado do que eu vou falar.

Antes de prosseguirmos, quero que oreis fervorosamente para que o Senhor me ajude a apresentar a verdade com clareza, para que convença as consciências que precisam de ser convencidas, para que convença as mentes que precisam de ser convencidas, para que capte os corações que precisam de ser capturados para que possa conquistar as vontades que precisam de ser conquistadas,  e que possa converter as vidas que precisam de conversão. Por favor, vamos orar fervorosamente pelo derramamento do Espírito Santo, não apenas sobre mim, para que eu possa falar a verdade e somente a verdade, no poder do Espírito da Verdade e em nome Daquele que é a Verdade, mas para que você esteja disposto a receber a verdade, e que você possa ser libertado e santificado pela verdade. Eu não conheço as práticas pessoais de ninguém aqui, o que é uma vantagem, porque eu posso falar de forma muito incisiva e ninguém pode pensar que eu estou pegando em você, porque eu não sei onde você está nessa área que eu vou abordar. Mas meus caros amigos, por favor, mais uma vez, não se ressintam de eu por falar tão francamente e tão francamente quanto eu devo falar sobre este assunto; Faço-o porque vos amo. E mesmo que eu não ganhe nenhum concurso de popularidade por ter compartilhado o que vou compartilhar, tudo bem. Não faz mal; Não estou aqui para ganhar concursos de popularidade. Estou aqui para lhe dizer o que você precisa ouvir, se você quer ou não recebê-lo. Vamos orar.

Meu Pai Celestial, por favor, tome conta de tudo o que é dito e feito nesta próxima hora. Permitam-me que fale a verdade; permitam-me que diga tudo o que querem que eu diga. Permitam-me que o diga da forma como Vossa Excelência quer que eu o diga, ainda que possa estar profundamente ressentido. Por favor, Pai, ajude-me a amar esses irmãos e irmãs o suficiente para falar muito franca e diretamente sobre uma das ferramentas mais bem-sucedidas do diabo para nos impedir de nos tornarmos testemunhas eficazes para o rei, ou cidadãos aptos para o Reino. Dêem a cada um um espírito ensinável e, caso seja necessário fazer mudanças nestas áreas, por favor, pelo amor de Cristo, que estejam dispostos a fazê-lo. Esta é a minha oração em nome de Jesus. Amém.

Estamos a abordar a questão da alimentação mental. Passamos a reconhecer que é o que alimentamos a mente que determina diretamente o caráter que desenvolvemos. Ou, para usar a afirmação mais familiar, ou texto, “Ao contemplar que somos”, o quê? “… mudou.” “… transformados à semelhança do que vemos”. {ST, 31 de março de 1887, par. 12} Esse é um truísmo que se baseia em nosso texto-chave para todo este seminário, 2 Coríntios 3:18: “Mas todos nós, de rosto revelado, contemplando como num espelho a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem de glória em glória, assim como pelo Espírito do Senhor.” À luz deste fato, devemos determinar com Davi ” não colocar nada de perverso diante de nossos olhos”. {Sl 101:3}

Mas meus caros amigos, se realmente queremos experimentar o avivamento como povo… E nós queremos experimentar o avivamento como povo, não é? {Amém} Se realmente queremos experimentar o avivamento como povo, não só temos que determinar não colocar nada de perverso diante de nossos olhos, mas temos que dar um passo adiante. Salmo 119:37: “Desvia os meus olhos de olhar para coisas inúteis e reanima-me à tua maneira.” Ouço um “amém”? {Amém} Você quer ser revivido? {Sim} Então você, pela graça de Deus, deve determinar não apenas não colocar nada de perverso diante de seus olhos, mas você deve determinar desviar seus olhos de quê? Coisas inúteis. E meus caros amigos, a questão que devo abordar, se não é perversa, é pelo menos, quase sem exceção, inútil.

A que me devo dirigir? Televisão, vídeos, agora DVDs, filmes, jogos de vídeo, música – sim, mas particularmente televisão, DVDs e filmes.

Meus queridos amigos, costumávamos ser… Abençoai vossos corações, alguns de vós lembrai-vos disto. Costumávamos ser um povo que não ia ao cinema. Nós costumávamos ser isso; Costumávamos ser conhecidos assim. Lembro-me que, quando eu viajava em um navio indo para o campo missionário com meus pais, um dos marinheiros me perguntou o que eu fazia por diversão. E quando ele descobriu que eu não dançava, não fazia festa e não ia ao cinema, lembro-me dele estar absolutamente desnorteado. Ele disse: “Cara, você não se diverte nada, não é?” Costumávamos ser um povo que simplesmente não ia ao cinema. Agora é uma rara exceção encontrar um adventista do sétimo dia que não vá ao cinema.

O que aconteceu? Bem, o diabo fez uma manobra incrivelmente sutil. Ele conseguiu inventar uma sala de cinema que pudéssemos trazer para as nossas salas de estar. Chama-se televisão. E para muitos de vocês, com o cabelo da cor minha, ele foi inventado durante sua vida. E muitos de nós não conseguimos, mas muitos conseguiram. Nós não tínhamos um porque estávamos no campo missionário, mas quando voltamos para casa no furlough, conseguimos um – preto e branco; Lembro-me muito bem. E fiquei imediatamente absolutamente encantado, encantado com a TV. Vejam, abençoem os vossos corações, a razão pela qual me sinto tão fortemente como eu nesta questão – deixem-me ser franco convosco e sincero – é porque venho do vício. Sou um ex-viciado em TV, vídeo e cinema. Odeio confessar isso, mas devo. E eu sei em primeira mão do que falo e do efeito devastador desse tipo de dieta mental na experiência cristã de cada um. E muito jovem, fiquei viciado em TV. Quando eu estava na casa dos meus pais, meu cardápio de televisão era monitorado com bastante rigor. Mas é claro que nem sempre estive em casa dos meus pais. E esse desejo que foi fortalecido e esse vício que se estabeleceu precisava de alimentação. E eu descobri que havia algumas coisas emocionantes para assistir quando eu não estava sob o olhar atento dos meus pais, e isso tinha um efeito cada vez mais adverso sobre mim.

Não estou sozinho. Há muitos de vós que tiveram, talvez, experiências semelhantes. Com o passar do tempo, à medida que novas gerações iam surgindo, e cada vez mais adventistas tinham televisores na sala de estar, e que, assim que o sol se punha no sábado à noite, tiravam a pipoca e ligavam a TV para a noite de sábado no cinema, muitos de nossos jovens começaram a perguntar:  “Bem, se está tudo bem vê-lo aqui, por que não está tudo bem vê-lo lá, no teatro?” E nós meio que cercamos e assombramos, e limpamos nossas vozes e dissemos: “Bem, atmosfera ruim lá no teatro: fumando e pessoas ruins e…” E nós perdemos totalmente o ponto, e qual é o ponto? “Ao contemplar somos transformados.” Eu não me importo onde você o contempla, você é transformado à semelhança do que você contempla. E meus queridos amigos, essas crianças racionais decidiram que, se estava tudo bem assisti-lo na sala de estar, deveria estar tudo bem vê-lo no teatro. E agora, praticamente todos o fazem; praticamente todos o fazem. E não só agora vemos televisão, temos estes leitores de DVD, e mantemos o negócio de aluguer financiado através do aluguer de DVDs e colocando-os e assistindo-os.

Pergunta: Se estamos alimentando nossas mentes com esse tipo de dieta mental, de qual cardápio estamos nos alimentando? O cardápio que recebemos quando perguntamos ao carnal o que ele gostava? Ou o cardápio que listamos quando perguntamos ao homem espiritual do que ele gostava? Que menu? Que menu é? Você sabe que é carnal. Você sabe que é carnal; nenhuma pessoa racional pode argumentar contra isso. Se você tem alguma hesitação sobre isso, você precisa se fazer esta pergunta: Qual é o propósito da produção de televisão e vídeo? Produção de filmes? É para ganhar dinheiro, certo? Agora, se você vai fazer com que as pessoas paguem para assistir o que você produziu, você tem que produzir algo que elas vão gostar. Estamos todos juntos? Quero dizer, isso é muito claro. Você vai então servir-lhes o que está no menu espiritual? “A mente carnal é”, o quê? “inimizade contra Deus”, {Rm 8:7}, então qualquer coisa espiritual será um desvio total para eles. E eles certamente não vão comprar um ingresso para assistir. E se você colocar na TV, esqueça as classificações Nielsen. E você não vai conseguir vender nenhum tempo de publicidade porque ninguém vai assistir. Então, o que você tem que fazer? Você tem que oferecer à maioria não convertida e em massa dessa população o que ela naturalmente deseja, que é lixo carnal: aquilo que satisfaz a luxúria da carne, a luxúria dos olhos e o orgulho da vida. {1 Jo 2:16}

E meus caros amigos, se você e eu – me ouve – se você e eu estamos sentados em frente a essas telas, alimentando nossas mentes com esse tipo de coisa, estamos, por lei, tornando nossos personagens carnais. “Você é o que você come.” Você se torna como o que você vê, é uma lei. Funciona quer goste ou não, quer acredite ou não. Estás a tornar-te semelhante ao que contemplas; não há como escapar. E se estamos alimentando nossas mentes com esse tipo de dieta mental, certamente não estamos sendo mudados de glória em glória {2 Cor 3:18}, estamos sendo mudados de degradação para degradação, para a semelhança de caráter de Satanás, enquanto o tempo todo mantemos uma fachada muito boa, a  rotina do sepulcro branqueado {Mt 23:27}.

Eu tenho que ler uma declaração para você. Vamos desmontá-lo frase por frase, porque é muito profundo. O Espírito de Profecia nos dá muitos conselhos na televisão, vídeo e filmes. Você diz: “Isso é impossível, ela morreu muito antes de ser inventada”. Bem, sim, é verdade, mas o conselho que ela dá sobre diversões teatrais é diretamente aplicável. Ouviram o que eu disse? É diretamente aplicável e ninguém pode argumentar inteligentemente contra isso. Veja,  a diversão teatral em sua época era a versão relativamente benigna e neófita daquilo que se tornou uma arte e ciência sofisticadas no arsenal do diabo contra o povo de Deus. Ouça a sua declaração; encontra-se no Lar Adventista, página 516. “Não há influência na nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação… do que diversões teatrais.” Meus caros amigos, por favor, entendam que não estamos falando apenas de uma das várias influências negativas. Existem vários, mas este é único. Esta é a arma mais poderosa do arsenal do diabo. Isto é número, o quê? Uma. É por isso que eu tenho que abordar isso. “Não há influência na nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação… do que diversões teatrais.”

Pausa: O que é a imaginação? Lembre-se, o cristão tem um dever. Ele tem a obrigação de controlar os pensamentos e a imaginação. {AH 334.4} Lembre-se, nós já estudamos isso. O que é a imaginação? A imaginação é a revisão criativa de imagens previamente gravadas na mente. Você pegou isso? Quero repeti-lo. O que é a imaginação? É a revisão criativa de imagens previamente gravadas na mente. Veja, sua mente é um banco de dados incrível. E tudo o que você coloca em sua mente através de seus sentidos, é permanentemente registrado lá. É o quê? Permanentemente gravado lá. Agora, estamos com um pouco de falta de energia elétrica, então não podemos trazê-la à tona. Não temos recall total, mas está tudo lá. Está tudo lá. Eles fizeram estudos neurológicos que são fascinantes, onde afundam uma sonda eletrônica na parte de memória do cérebro e dão um leve estímulo. E são assim capazes de fazer com que você se lembre de coisas que aconteceram no passado distante até o mais ínfimo detalhe. Chama-se fluxo de consciência. É como se você estivesse passando por isso novamente. Está tudo gravado, está tudo lá; está tudo lá.

Quem você acha que sabe disso? Satanás. E meus queridos amigos, ele absolutamente apaixonadamente procura envenenar nossas mentes, armazenando todos os tipos de lixo carnal e mundano inadequado nesse banco de dados e, assim, envenenar nossa imaginação, contaminá-la. Ah, o que eu faria, o que eu daria para poder entrar lá e apagar algumas dessas fitas, mas eu não posso. É gravado permanentemente. Eu não sei sobre você, mas há momentos em que o inimigo pode me tentar diretamente da minha memória e apenas da minha memória. Você já experimentou isso? Pode acontecer nos lugares mais inesperados e nos momentos mais inesperados. Você pode estar na igreja e, de repente, uma imagem surgirá de sua memória, e você será atraído e seduzido. {Tg 1:14} Ah, o que eu faria para poder apagar algumas dessas fitas. Mas não posso, está gravado permanentemente. Mas louvar a Deus o que eu posso fazer – e pelo amor de Cristo estou aprendendo a fazer cada vez mais instantaneamente e consistentemente – é o primeiro momento em que a imagem vem na tela consciente da minha vida de pensamento, eu digo, “Não, eu escolho Jesus”. E ninguém nesta sala sabe quantas vezes esse homem tem que fazer isso por causa de sua cooperação com o inimigo por tantos anos despejando lixo em sua mente. Estou sendo realmente honesto com você e sincero com você. Estou me expondo a vocês, mas alguns de vocês podem se identificar com isso.

Meus queridos amigos, ouçam-me: quem é responsável pela forma como esse banco de dados é programado na vida dos nossos filhos antes de terem idade e sabedoria suficientes para tomar decisões sábias? Quem é responsável? Os pais, nós somos. Estremeço pelos pais no Dia do Juízo Final, que terão de descobrir que os seus filhos não estão aptos para a cidadania no céu porque os criaram em frente à televisão, porque era uma babysitter tão excelente e conveniente. Irmão, irmã, o tipo de lixo que supostamente é para crianças nos dias de hoje é absolutamente assustador. Os desenhos animados são abertamente demoníacos e horrivelmente violentos. Desenhos animados – para crianças! E o inimigo está a preparar uma geração que será absolutamente desprovida até dos vestígios de compaixão. E estarão prontos para sair e caçar seus semelhantes como animais e matá-los sem sequer uma pontada de remorso, e sabemos pela profecia que isso vai acontecer. {Ap 6:11; 5T 451.2} O diabo tem que fazer um número sério sobre a psique humana antes de ter pessoas em uma posição que fará isso.

Veja, na Primeira Guerra Mundial, eles tiveram que trabalhar duro para fazer com que nossos meninos considerassem atirar em alguém. Eles tinham uma aversão natural a ela, como todo ser humano que tem quaisquer vestígios da imagem de Deus deveria ter, uma aversão natural a ela. Então, o que eles tinham que fazer? Eles tiveram que treinar, treinar e treiná-los para levá-los a pensar em puxar um gatilho e realmente tirar a vida de outro ser humano. Segunda Guerra Mundial, foi muito mais fácil; Algumas coisas mudaram. Mas ainda era difícil. Então veio o Vietnã e foi mais fácil. E eles desenvolveram esses jogos de computador onde eles estavam realmente filmando pessoas em realidade virtual. A propósito, conversei com um dos homens que é sargento reformado e está envolvido na formação de homens. Ele disse: “Você sabe Steve, os jogos de computador que eles têm agora são muito mais gráficos, violentos e realistas do que as coisas que usamos para treinar os soldados para ir e matar o inimigo.” E hoje, é difícil fazer com que os homens peguem uma arma e atirem em alguém? Não, eles anseiam por isso. Na verdade, há mercenários que correm o mundo à procura de algum exército para se juntar apenas para que possam matar alguém.

Vês o que o inimigo fez à natureza humana, através deste meio? E praticamente todos os jogos de computador estão obcecados com o caos e a violência, e infligindo dor e sofrimento. E quanto mais gráfico for o retrato do sofrimento, mais popular será o jogo. Se você conseguir sangue e partes do corpo para jorrar em todos os lugares, você venderá milhões. Nós nos tornamos satânicos em caráter por esse processo gradual de treinamento, e começa com Johnny na frente da televisão assistindo desenhos animados. Se você acha que estou exagerando, por favor, pense novamente. Sua cabeça está na areia se você não perceber o que está acontecendo. É absolutamente assustador.

O que me enfurece, e acredito que seja uma justa indignação, é que os produtores deste tipo de lixo têm a audácia de nos dizer que não tem uma influência adversa sobre quem o vê. Isso não afeta seu comportamento. E então, e então, eles vão se virar e falar com o fabricante e dizer: “Ei, ouça, nós lhe daremos cinco segundos para deslizar um anúncio neste programa, e você pode afetar o comportamento de todos, em cinco segundos, com seu anúncio, e levá-los a comprar seu produto.” E depois têm a audácia de nos dizer que o resto de todo o programa não afeta o comportamento de ninguém. Isso é um pouco inconsistente, não é? Quão estúpidos pensam que somos? Quão estúpidos somos?

Meus queridos amigos, há algum tempo eu notei que quando eu passava de carro por um playground de uma escola primária, todos estavam chutando uns aos outros, chutando uns aos outros. E havia médicos que estavam tendo que reparar joelhos quebrados. Eu me perguntava o que estava acontecendo? E eu descobri que “Tartarugas Ninja” era a grande raiva, e evidentemente as Tartarugas Ninja chutam. Diretamente, influencia radicalmente o comportamento, especialmente o comportamento das crianças. Mas não pense que isso não afeta o seu.

Friends, Adventist Home, página 408: “Esta é uma época em que a corrupção está fervilhando em toda parte. A luxúria dos olhos e as paixões corruptas são despertadas pela contemplação e pela leitura. O coração é corrompido através da imaginação.” “O coração está corrompido através do”, o quê? “… imaginação”, e o que acabamos de ler? “Não há influência em nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação do que as diversões teatrais.” Estão a juntá-las? “O coração é corrompido através da imaginação. A mente tem prazer em contemplar cenas, que despertam as paixões inferiores e mais baixas. Estas imagens vis, vistas através da imaginação contaminada, corrompem a moral e preparam os seres iludidos e apaixonados para darem rédea solta às paixões lascivas. Seguem-se então os pecados e os crimes que arrastam os seres formados à imagem de Deus até um nível com os animais, afundando-os finalmente na perdição.” Ah, essa é uma afirmação forte, mas isso não é de todo exagerado. De modo algum. E o comportamento incrivelmente violento e criminoso que se manifesta na sociedade de hoje é o resultado direto de ter mentes programadas através da televisão, vídeos e filmes. O resultado direto.

A segunda coisa que a diversão teatral faz: Lar Adventista, página 516 novamente: “Não há influência em nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação, para destruir impressões religiosas … do que diversões teatrais.” Impressões religiosas – o que são impressões religiosas? Lembram-se da nossa palavra estudo, “khar-ak-tare”? {L08, p. 8} Essa é a impressão que é feita em nossas mentes devido e, o resultado direto de, nossos padrões habituais de pensamentos e sentimentos. Você está comigo? O que Jesus, através do plano de salvação, pelo Seu Espírito, está procurando imprimir em nossas mentes? O espírito e a lei do amor. Não é essa a promessa da nova aliança? Hebreus 8:10: “Esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei as minhas leis na mente deles e as escreverei em seus corações; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Mas, meus caros amigos, a maneira mais eficaz que o diabo encontrou para obliterar a gravação da lei de Deus nas mesas carnais de nossos corações são as diversões teatrais. “Não há influência em nossa terra mais poderosa para destruir impressões religiosas do que diversões teatrais.” Nenhum, este é o número um. Se você se expõe a esse tipo de dieta mental, você está recebendo uma influência poderosa e negativa e impressiona sua mente.

Mensagens aos jovens, página 144: «Como um homem ‘pensa no seu coração, também ele é’. {Prov 23:7} … Os nossos pensamentos devem ser rigorosamente guardados; pois um pensamento impuro causa uma impressão profunda na alma. Um pensamento maligno deixa uma marca maligna na mente.” Meus caros amigos, o tipo de material que se depara com essas telas, tende a encorajar maus pensamentos? Você sabe que sim. Você sabe que sim. E apenas um pensamento impuro deixa uma impressão profunda.

Há outra preocupação. Lar Adventista, página 516 novamente: “Não há influência em nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir impressões religiosas e embotar o prazer pelos prazeres tranquilos e realidades sóbrias da vida do que as diversões teatrais.” “… embotar o prazer pelos prazeres tranquilos e realidades sóbrias da vida do que as diversões teatrais.” Já reparou na rapidez com que a geração mais jovem se aborrece nos dias de hoje? Quão rapidamente eles estão prontos para pronunciar o veredicto: “Isso é tão chato”.Por que é tão chato? Porque em comparação com as coisas incrivelmente emocionantes e estimulantes que eles têm alimentado suas mentes em frente a essas telas, sim, a vida real é bastante monótona e chata. Meus amigos, se estamos alimentando nossa paleta mental com esse tipo de alimento mental incrivelmente altamente temperado e estimulante, que chance há de realmente almejarmos o sólido e simples Pão da Vida, a Palavra de Deus? Que hipóteses existem? Vamos lá, diga-me, que chance? Não há, nenhuma! E aqui está a razão pela qual nós, como povo, não somos mais os estudantes da Palavra que um dia fomos. {Amém} Vai admitir isso comigo? {Amém} Estimulamos tanto nossa paleta mental com todo esse tipo de alimento carnal que não temos fome nem sede alguma da Palavra de Deus. E, na melhor das hipóteses, nós apenas rangemos os dentes e nos fazemos, em 15 minutos pela manhã, amordaçar algum alimento espiritual, porque é nosso dever. Mas nós não apreciamos e ele não nos nutre.

Meus queridos amigos, se nós, como povo, alguma vez estaremos prontos para a vinda de Jesus, se nós, como povo, seremos capazes de ajudar os outros a se prepararem, enquanto isso, para Jesus vir, temos que tirar o altar de Satanás de nossas salas de estar e substituí-lo pelo altar de Deus. {Amém} Temos que fazer isso. Não podemos estar nos alimentando desse tipo de dieta mental e ter qualquer esperança de realmente crescer em semelhança de caráter, a semelhança de caráter de Cristo. Nenhuma. Não há esperança. Por favor, saibam disso.

Educação Cristã, página 185, “… muitos não têm uma compreensão inteligente da verdade como ela está em Jesus.” Porquê? “A mente é banqueteada com histórias sensacionais.” Meus queridos amigos, ela estava escrevendo isso quando estava apenas em preto e branco em uma página. O efeito é muito mais forte quando é multicolor e produzido por Hollywood. É muito mais sensacional e estimulante. “A mente se banqueteia com histórias sensacionalistas. Vivem num mundo irreal e não estão aptos para os deveres práticos da vida… Ou são inquietos ou sonhadores, e são incapazes de conversar, exceto sobre os assuntos mais comuns. As faculdades mais nobres, aquelas adaptadas a atividades mais elevadas, foram degradadas à contemplação de assuntos triviais, ou piores do que assuntos triviais, até que seu possuidor tenha se satisfeito com tais tópicos, e dificilmente tenha poder para alcançar algo mais alto. O pensamento e a conversa religiosa tornaram-se de mau gosto. O alimento mental pelo qual ele adquiriu um prazer, é contaminante em seus efeitos e leva a pensamentos impuros e sensuais. Senti sincera piedade por essas almas ao considerar o quanto elas estão perdendo ao negligenciar as oportunidades de adquirir um conhecimento de Cristo, em quem nossas esperanças de vida eterna estão centradas. Quanto tempo precioso é perdido, no qual eles podem estar estudando o Padrão da verdadeira bondade.”

Meus caros amigos, mesmo, mesmo que a influência da programação televisiva fosse totalmente neutra, o que não é, mas mesmo que fosse inteiramente neutra, eu ainda insisto que seria uma maldição simplesmente por causa do tempo que nos impediria de contemplar Jesus. Sabe no que eu acredito de todo o coração? Creio de todo o coração que se nós, como povo, tivéssemos passado tanto tempo contemplando Cristo estudando Sua vida como dado nas Escrituras, como passamos diante dessas telas, estaríamos no Reino há muito tempo. {Amém} Estaríamos no Reino há muito tempo. Até quando vamos atrasar a volta de nosso Senhor? Quero que se faça esta pergunta honestamente.

Lar Adventista, página 416. Honestamente. “… Reflita sobre a influência que histórias emocionantes têm sobre a mente! Pode, depois de tal leitura,” – assistindo, neste caso – “… abrir a Palavra de Deus e ler com interesse as Palavras de vida?” Podes? Não. “Não achas desinteressante o livro de Deus? O encanto dessa história de amor está sobre a mente, destruindo seu tom saudável e tornando impossível para você fixar sua mente nas verdades importantes e solenes, que dizem respeito ao seu interesse eterno. Você… pecar contra Deus ao usar assim o tempo que deveria ser gasto na devoção a Ele. … Tenho uma mensagem para si. Você está agora decidindo seu destino futuro, e sua construção de caráter é daquele tipo que o excluirá do Paraíso de Deus.”

Meus caros amigos, isso é hétero, eu sei, e posso estar ofendendo-os. Mas tenho de vos dizer como é. Estamos a determinar o nosso destino pelo que escolhemos para alimentar as nossas mentes. E se escolhermos alimentar nossas mentes com esse lixo carnal, estamos escolhendo não estar prontos quando Jesus vier. Eu avisei vocês que eu fico angustiado e irritado quando falo sobre isso, meus amigos, mas eu faço porque eu amo esta igreja e eu quero muito que ela surja e brilhe {Is 60:1}, para que possamos fazer o trabalho e Jesus possa vir. Mas nunca faremos isso se continuarmos contemplando este mundo e as coisas deste mundo. Nunca o somos. Devemos ser luas cheias, mas a única maneira de você ser uma lua cheia é refletindo a luz do sol, e permitimos que o mundo eclipse totalmente a luz do sol. E estamos na escuridão com o mundo como resultado. Deus nos ajude. Ouço um “amém”? {Amém}

Não só não estamos refletindo nenhuma luz, mas siga isso e por favor seja avisado. Ao contemplarmos a escuridão moral que se depara com essas telas, acabaremos nos cegando para a luz. 1 João 2:11, “… a escuridão cegou-lhe os olhos.” Lembro-me de um estudo, fascinante, foi feito da vida animal numa caverna profunda que não tinha absolutamente nenhuma luz nela. E havia lagartos naquela caverna. Os seus homólogos, lá em cima, corriam por aí a ver tudo, mas os que tinham estado na escuridão onde não havia luz, eram absolutamente cegos; não conseguiam ver nada. Meus queridos amigos, há muita escuridão vindo através dessas telas, e se você e eu estamos expondo os olhos de nossa mente a essa escuridão, nós nos incapacitaremos, eventualmente, até mesmo para ver a bela luz que brilha do rosto de Jesus. Por favor, saibam disso. Ele veio para revelar a luz da glória de Deus em Seu rosto, mas você volta seus olhos para as coisas deste mundo, e o rosto de Jesus ficará cada vez mais escuro e mais fraco até que você não veja a luz – você não pode. E esse é um estado sem esperança.

Monte das Bênçãos, página 92: “A mesma lei se obtém no mundo espiritual como no mundo natural. Aquele que permanece nas trevas perderá finalmente o poder da visão. Ele está fechado por uma escuridão mais profunda do que a meia-noite; e para ele a mais brilhante meio-dia não pode trazer luz. Ele “anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque essa escuridão lhe cegou os olhos”. 1 João 2:11 Ao acarinhar persistentemente o mal, ignorando deliberadamente as súplicas do amor divino, o pecador perde o amor pelo bem, o desejo de Deus, a própria capacidade de receber a luz do céu. O convite da misericórdia ainda está cheio de amor, a luz brilha tão intensamente como quando amanheceu pela primeira vez na sua alma; mas a voz cai em ouvidos surdos, a luz em olhos cegos.” Essa é uma condição assustadora para se trazer, meus amigos. Essa é uma condição desesperadora. A luz ainda brilha, mas estamos totalmente cegos para ela, totalmente cegos para ela.

Há algo mais sobre o qual devo alertá-lo em relação a se alimentar dessas telas. Quanto mais você fizer isso, mais você vai ansiar, até que você se torne absolutamente viciado nele. Lar Adventista, página 516 novamente: “Não há influência em nossa terra mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir impressões religiosas e embotar o prazer pelos prazeres tranquilos e realidades sóbrias da vida do que as diversões teatrais. O amor por essas cenas aumenta a cada indulgência à medida que o desejo de bebida intoxicante se fortalece com seu uso.” E sei que isso é verdade por experiência própria. Eu era totalmente viciado, tão viciado em televisão, vídeos e filmes quanto qualquer alcoólatra era em garrafa. Mas louvo a Deus que Ele me libertou desse vício, e agora estou viciado em Jesus e no estudo de Sua Palavra.

Amigos, há algumas outras coisas que a televisão faz que eu tenho que tocar com vocês. Não há meio mais eficaz de nos tornar passivos e insensíveis às necessidades humanas do que esses meios. Como faz isso? Pense comigo nisso. Deus nos deu olhos para ver a necessidade humana, tipicamente em um contexto no qual poderíamos ir e fazer algo para atendê-la. Corrigir? Mas a televisão é uma exposição artificial às necessidades humanas. Está num contexto em que não se pode fazer nada para o cumprir. Então, o que você treina para fazer? Observe a necessidade humana e não faça nada. E até as notícias podem fazer isso. Você vê Biafrans morrendo de fome enquanto enche a boca de pipoca. E você treina não só para não fazer nada, mas para ficar totalmente confortável sem fazer nada. E qual é o resultado? Bem, você leu sobre isso no jornal: crimes hediondos cometidos em plena luz do dia, vítimas pobres sofrendo abusos terríveis e todos os tipos de pessoas em pé assistindo e ninguém levantando um dedo para ajudar a vítima. E você se pergunta: “Como eles poderiam ficar de braços cruzados assistindo?” Resposta: Eles vinham fazendo isso vez após vez, todas as noites na sala de estar, observando o sofrimento das vítimas.

E não só se trouxeram para o lugar onde não tinham absolutamente nenhuma inclinação para ir ajudar, mas também se trouxeram para o lugar onde obtiveram um prazer doente e substituto do sofrimento da vítima. E se você acha que isso está indo longe demais, você precisa pensar novamente. Por que você acha que as pessoas pagam para assistir aos retratos mais gráficos do sofrimento humano se não gostam? Você vê como Satanás satânico nos fez em caráter através desses meios? Você viu? E meus caros amigos, se nos sentarmos em frente a essas telas, estaremos cooperando com ele no desenvolvimento de um caráter satânico. Você tem que saber disso. Por favor, saiba disso! Não jogue consigo mesmo neste. Tem de fazer uma escolha; Estou a dizer-vos a verdade. E Seu Espírito está testificando ao seu espírito que o que você está ouvindo é verdadeiro. {Amém} Ninguém aqui pode argumentar racionalmente contra as coisas que partilhei convosco. Ninguém. E você tem que tomar decisões com base nisso. Você tem que fazer escolhas; ninguém vai fazê-los para você. Você tem que fazer escolhas por si mesmo. Quanto a este homem e sua casa {Josh 24:15}, eu não ouso ter uma televisão em minha casa. Chame isso de radical, chame isso de fanático, chame isso do que quiser. É assim que tem de ser; Eu não confio em mim mesmo com um.

Agora, vou admitir que venho do vício. Pergunte a qualquer alcoólatra, ele está louco se ele coloca uma barra molhada em sua sala de estar e estoca. Não é? Então eu não posso ter um. Agora conheço algumas pessoas que têm televisão e só assistem coisas que valem a pena. E há… Vou reconhecer que há algumas coisas que valem a pena assistir – algumas coisas que valem a pena assistir. Mas, para este homem, não vale a pena ter isso por perto como uma tentação constante apenas por causa daquelas poucas coisas que valem a pena assistir. Não vale a pena. E além disso, mesmo as melhores coisas, eu sempre posso fazer algo melhor com o meu tempo do que assistir a isso.

Alguns de vocês dizem: “Bem, e o 3ABN e o canal Hope?” Bem, isso é ótimo. É tudo o que você está assistindo? Se for, então louve ao Senhor, mas cuidado. Certifique-se de que você não recebe todo o seu alimento espiritual em segunda mão. Não se contente em apenas obtê-lo dos outros; Abra o livro você mesmo. O melhor que os outros podem fazer é apenas dar-lhe insights que podem ajudá-lo em seu próprio estudo pessoal. É muito fácil para nós sermos preguiçosos em nossa experiência cristã mesmo, e apenas obter Pablum alimentado com colher dessas estações de televisão cristãs. Cuidado com essa armadilha. Meus amigos, quero desafiar-vos, por vossa causa e por amor de Cristo, a pensar seriamente nestas coisas e a tomar decisões.

Poderíamos argumentar simplesmente com base em faculdades psicológicas e mentais contra a televisão também. Há psiquiatras que fizeram estudos fascinantes que concluíram que assistir televisão é provavelmente a maneira mais eficaz de se tornar um pensador superficial e não analítico. Porquê? Porque você está tendo que receber tanta informação tão rápido, que você é forçado a simplesmente recebê-la sem fazer qualquer análise dela. Aliás, o diabo sabe disso muito bem. Ele adora simplesmente passar todos os seus guardas e defesas racionais, apenas despejando informações tão rápido que elas vão até o âmago do seu ser e são gravadas permanentemente. E eu vim para o lugar, e foi a partir da minha experiência em sala de aula, onde eu pude olhar para os meus alunos e determinar quem eram os espectadores de televisão pesados, apenas pelo olhar no rosto deles. Aquele olhar televisivo. Olhando bem para mim, mas obviamente nenhuma atividade cognitiva acontecendo.

Outra coisa que faz é promover incrivelmente o esquecimento. Porquê? Bem, você tem todas essas informações, e ainda assim você tem que sentar e assistir a outro programa. Então, o que você tem a ver com essa enorme carga de informações? Você tem que tentar esquecê-lo, para que você possa obter todas as coisas novas. E meus queridos amigos, é por isso que muitos de nós podemos sentar-nos para um sermão ou uma palestra e sair pela porta e esquecê-lo. Por favor, pense no que você está fazendo! E tomar as decisões adequadas. Precisamos de avivamento como povo. {LDE 189,1} Ouço um “amém”? {Amém} Como vamos ter? “Desvia os meus olhos de olhar para coisas inúteis e reanima-me à tua maneira.” {Sl 119:37}

Por que somos tão mornos? Eu vou contar-te. Comentário Bíblico, Volume 6, página 1097: “Os cristãos professos mantêm-se muito perto das terras baixas da terra. Seus olhos são treinados para ver apenas coisas comuns, e suas mentes se debruçam sobre as coisas que seus olhos contemplam. A sua experiência religiosa é muitas vezes superficial e insatisfatória, e as suas palavras são leves e sem valor. Como isso pode refletir a imagem de Cristo? Como eles podem enviar os raios brilhantes do Sol da Justiça para todos os lugares escuros da Terra? Ser cristão é ser semelhante a Cristo.” Ouço um “amém”? {Amém} Queridos companheiros mornos laodiceanos, devemos levantar-nos e brilhar {Is 60:1}, mas se quiserdes fazê-lo, devemos contemplar a glória do Senhor. {ST, 4 de março de 1897, par. 16} Amém? {Amém} Temos que tirar os olhos de todas essas coisas que o diabo inventou para distrair nossa atenção de onde deveria estar, e temos que voltar nossos olhos para Jesus. {Amém}

O título do nosso próximo estudo, e você deve voltar amanhã de manhã, é “Olhando para Jesus”. {Heb 12:2}{Amém} Vamos defender a oração?

Oh, Pai do céu, por favor, convença-nos, convença-nos e converta-nos se precisarmos ser convencidos, convencidos e convertidos nesta área. Por favor, Senhor, por amor de Cristo e por nossa causa, para que deixemos de cooperar com Satanás no desenvolvimento de um caráter satânico e aprendamos a cooperar com o Espírito Santo no desenvolvimento de um caráter semelhante a Cristo. Que possamos tirar os olhos das coisas más e inúteis e fixar os olhos em Jesus. Esta é a minha oração em Seu nome. Amém. Deus os abençoe, amigos; Muito obrigado.

Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).