Aqui pode descarregar a lição em pdf.
Diz-se que o desenvolvimento do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos nosso privilégio e nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso tempo de renovação pessoal enquanto o pastor Stephen Wallace nos leva “Da Glória à Glória”.
Obrigado pela sua presença enquanto continuamos esta noite com o nosso estudo. E estamos na Lição 16, não estamos? Com direito, “Escrito em tábuas de carne.” «Escrito em tábuas de carne» {2 Cor 3, 3} Você encontrará isso na página 35 em sua impressão. Vamos falar de cartas esta noite. Epístolas vivas, a Bíblia nos chama, que é a antiga palavra inglesa para letras: epístolas. Cartas que devem ser escritas, assinadas, seladas e, eventualmente, entregues. Precisamos de ver como o Espírito Santo, que nos foi soprado por Cristo que nos encomendou, está envolvido em todo este processo. Nosso propósito é entender melhor como o Espírito Santo nos restaura de glória em glória em uma semelhança de caráter de Deus.
Estudo muito importante, mas, novamente, as coisas espirituais são apenas, o quê? Discernido espiritualmente. {1 Cor 2:14} E assim, meus queridos amigos, antes de prosseguirmos, devemos fazer uma pausa, como tem sido nossa prática, e convidar pessoalmente o Espírito de Deus em nossos corações. Mais uma vez, solicito os seus pagadores em meu nome. Vamos nos ajoelhar por alguns momentos.
Meu Pai Celestial, em primeiro lugar, quero agradecer-Vos o privilégio de Vos chamar meu Pai. Sou muito grato por ser Teu filho comprado pelo sangue, por ser adotado em Tua família. Jesus, obrigado por tornar isso possível. E Pai, agradeço-Te especialmente pelo meu Irmão mais velho, que me representa, e venho escondido Nele. Ele é belo; Eu não sou. Mas agradeço-Te por escolheres ver-me como sou n’Ele, e me consideres belo, e isso dá-me confiança, uma santa ousadia, sabendo que sou aceite no Amado. Venho diante de Vós para pedir que me abençoeis, e abençoeis aqui os meus irmãos e irmãs comprados pelo sangue, com a efusão do Espírito Santo. Queremos estudar e entender melhor como é que o Espírito Santo… que o Teu Filho, nosso Salvador, sopra sobre nós, nos transforma de glória em glória à Tua semelhança. Ao entender melhor o que o Espírito Santo faz, podemos entender melhor como cooperar. Queremos ser epístolas vivas. Queremos representar Cristo com razão. Queremos dizer coisas verdadeiras e bonitas sobre como Ele é. Mas não podemos, a menos que Você escreva Seu caráter nas mesas carnais de nossos corações. Ensina-nos a cooperar com esse processo Pai, por favor. E ao liderar este estudo, oro fervorosamente, Pai, para que Tu guies e orientes os meus pensamentos e palavras. Quero falar a verdade e somente a verdade, a verdade tal como está em Jesus. Portanto, pelo Espírito da Verdade, tomai posse plena de mim, eu oro. Guie e dirija cada pensamento e palavra, para que eu possa dizer o que Tu queres que eu diga, nem mais, nem menos. E ajudai-me a dizê-lo da maneira que Tu queres que eu o diga, para que Jesus seja glorificado e o Seu povo seja edificado. Esta é a minha oração em Seu nome. Amém.
O Espírito Santo que Jesus sopra sobre nós depois de nos encomendar é o único poder suficiente para nos capacitar a fazer por Cristo o que Ele fez pelo Pai. A garantia de paz repetida duas vezes é a única motivação e fundamento suficientes. Com o sangue e com a água podemos fazer por Cristo o que Ele fez pelo Pai. Mas quero considerar convosco como é que o Espírito Santo nos transforma de glória em glória. Está claramente estabelecido que só Ele faz isso em nosso texto-chave, 2 Coríntios 3:18: “Mas todos nós, de rosto desvendado, contemplando como num espelho a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem, de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor.” É evidente que é o Espírito do Senhor que nos transforma de glória em glória.
Mas eu lhes pergunto esta noite como o Espírito do Senhor faz isso? Qual é o processo? Temos insights de inspiração que quero compartilhar com vocês. Eles nos ajudam a entender como o Espírito Santo restaura em nós a semelhança de caráter de Cristo. Sinais dos Tempos, 18 de julho de 1911: Observe esta perceção: “Assim como a cera tira a impressão do selo, assim também a alma deve tomar a impressão do Espírito de Deus e conservar a imagem de Cristo”. Linguagem muito interessante: “Como a cera tira a impressão do selo…” “a impressão do selo, assim a alma deve tomar a impressão do Espírito e conservar a imagem de Cristo.”
De que palavra grega isso nos lembra? num estudo anterior? Khar-ak-tare, sim! Aquela palavra grega que é usada uma vez no Novo Testamento naquele notável poema que Paulo escreveu em Hebreus 1:3 que descreve quão perfeitamente, quão maravilhosamente Cristo cumpriu Sua missão de revelar a glória de Deus ao homem. Qual foi o poema? “Que sendo o esplendor da sua glória e a imagem expressa da sua pessoa…” Lembre-se, a palavra grega que é traduzida como “imagem expressa”, é o quê? “Khar-ak-tare… Khar-ak-Tare.” É a partir dessa palavra grega que obtemos nossa palavra em inglês “character”. E muitas outras línguas têm uma palavra muito semelhante. Que palavra grega era essa? Lembra-se daquele estudo de palavras que fizemos? {Lição 8}
Qual era o seu significado, no seu uso mais antigo? Foi em referência a um quê? Um gravador ou um cunhador de moedas. E então, com o passar do tempo, passou a se referir às ferramentas que um gravador usa: um corante, um carimbo, um ferro de marca. Mas, nos tempos do Novo Testamento, era em referência à gravura real, que tinha sido feita pelas ferramentas, pelo gravador. A impressão que tinha sido feita em qualquer substância ou superfície envolvida. É isso que a palavra “khar-ak-tare” significa.
Ouve esse conceito nesta expressão, nesta afirmação? “Assim como a cera tem a impressão do selo, assim também a alma deve tomar a impressão do Espírito de Deus e conservar a imagem de Cristo.” Ao regravar sobre nós a semelhança do caráter de Deus, qual é a ferramenta que Deus usa? É o Espírito Santo. Essa é a ferramenta de gravação, e devemos ter essa impressão de que podemos reter o quê? A imagem de Cristo. Está bem? Ora, onde é que recebemos esta impressão? Não está escrito sobre tábuas de pedra, como eram os dez Mandamentos, mas sobre as tábuas carnais do nosso coração. Êxodo 32:16: “Ora, as tábuas eram obra de Deus, e a escrita era a escrita de Deus gravada nas tábuas.” Isso em referência às tábuas de pedra. E na antiga aliança, Deus escreveu Sua lei sobre as tábuas de pedra. Mas a promessa da nova aliança é que Ele os escreverá onde? Nos nossos corações e nas nossas mentes… em nossos corações e em nossas mentes. {Jr 31:33}
E devemos receber este escrito para que possamos estar vivendo epístolas, e possamos revelar o caráter encantador de Jesus Cristo em nossas vidas. 2 Coríntios 3:3: “Claramente sois epístolas de Cristo, ministradas por nós, escritas não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, do coração.” Então, mais uma vez, identificamos aqui claramente a ferramenta de gravação ou a ferramenta de escrita, é o Espírito Santo. E qual é a superfície sobre a qual o Espírito Santo escreve? As tábuas carnais dos nossos corações. Mas meus caros amigos, nossos corações não estão naturalmente inclinados a receber esta escrita. Temos, naturalmente, corações pedregosos. Portanto, o que devemos fazer? Ganhe um novo coração! Ezequiel 36:26 e 27: “Dar-vos-ei um coração novo e porei em vós um espírito novo; Eu tirarei o coração de pedra da tua carne e te darei um coração de carne.” Agora, por favor, note, isso não é carne como no Novo Testamento uso do termo, que é sinônimo de carnal. Isto é carne como em carnal, não carnal. Este é o coração da carne como em suave e impressionável, como capaz de receber e reter algo que está escrito sobre ele. {ensinável} Esse é o coração que Deus se propõe a nos dar. Versículo 27: “Porei o Meu Espírito dentro de vós e far-vos-ei andar nos Meus estatutos, e guardareis os Meus juízos e os fareis.” Veja, esta escrita do Espírito Santo sobre nossos corações, tem um efeito direto sobre nosso comportamento, não é? Quando nossos corações tiverem a lei do amor escrita sobre eles, nosso comportamento estará em conformidade com a lei do amor. {Rom 13:10} E nós andaremos em Seus estatutos e guardaremos Seus julgamentos e os faremos.
Observe especificamente o que é que o Espírito Santo escreve em nossos corações. A Coleção Kress, página 122, dá-nos aqui uma visão especial. “Nunca se esqueça que o verdadeiro cristianismo vem através da gravação de princípios bíblicos no coração e no caráter. Este deve ser um trabalho individual, visivelmente expresso.” Mais uma vez, por favor, note que o que está escrito em nossos corações precisa ser o quê? Revelado em nossas vidas, ok? Precisa de ser visivelmente expressa. Mas observem particularmente comigo o que está gravado ou escrito em nossos corações. É o quê? Princípios bíblicos. Oh, meus queridos amigos, trabalhem comigo nisso.
O que são princípios? O que são princípios? Saiba que os princípios são diferentes das regras e regulamentos… O que fazer e o que não fazer. O que fazer e o que não fazer, regras e regulamentos, são aplicações de princípio ao nível do comportamento. Mas os princípios são algo mais profundo e fundamental do que as regras e os regulamentos. Você está entendendo o que estou tentando explicar aqui? Deixe-me ilustrar para ter certeza de que sim. Quando se trata de desenvolvimento de caráter, existem alguns prós e contras baseados em um princípio bíblico muito importante.
Uma das coisas é passar um tempo de qualidade significativo todos os dias conhecendo melhor Jesus Cristo como Ele é revelado nas Escrituras. Outra pode ser, um fazer, arranjar tempo para sair na natureza e contemplar a obra de Deus e a revelação da Sua glória, do Seu amor na natureza. Não perca tempo contemplando o que se depara com as telas de mídia deste mundo. Vou, com muito autocontrole, evitar expor isso. Porque se você contempla esse tipo de coisa, você está contemplando o que é carnal, o que é mundano, o que é sensual, o que é materialista, o que é egoísta. Não contemple esse tipo de coisa. Agora esses são prós e contras, ok, prós e contras específicos, regras e regulamentos. Qual é o princípio por trás de tudo isso? O princípio bíblico: Ao contemplar, somos transformados, transformados à semelhança do que vemos. Vê a diferença entre princípio e regras e regulamentos? Regras e regulamentos são, novamente, aplicações comportamentais específicas de princípios. O princípio bíblico aqui é muito mais fundamental. Ao contemplar somos transformados, transformados à semelhança do que contemplamos.
Agora, meus queridos amigos, não posso enfatizar demais a importância de entender os princípios bíblicos. É imperativo entender os princípios bíblicos antes de podermos cumprir de forma inteligente os prós e contras específicos. Porque se não entendemos o princípio subjacente, então não podemos entender por que devemos fazer certas coisas e por que não devemos fazer outras coisas. E, já agora, isto é muito relevante quando se trata de treinar crianças. Muitas vezes dizemos aos nossos filhos que eles não devem fazer algo. E que resposta obtemos? “Porquê? Porquê?” E o que dizemos normalmente? “Porque eu disse isso!” Deus nos perdoe. Agora, às vezes, isso pode ser necessário, porque eles podem não ter idade suficiente para entender o princípio subjacente. Mas meus queridos amigos, não fizemos nenhum favor aos nossos filhos se apenas lhes dermos muitos prós e contras. Temos de nos sentar e explicar-lhes os princípios subjacentes. Então as regras e regulamentos podem fazer sentido para eles. Não dizemos apenas a eles: “Não assistam a esse programa de televisão”. Sentamo-nos e explicamos-lhes que, ao contemplarmos, somos transformados, transformados à semelhança do que vemos. E a razão para isso é porque o que somos é o que se passa em nossa mente. E o que se passa na nossa mente é diretamente determinado e influenciado pelo que alimentamos o nosso cérebro através dos nossos sentidos. {Amém} E o que você programa sua mente faz de você o tipo de pessoa que você é. Portanto, não podemos nos dar ao luxo de programar nossas mentes com esse tipo de lixo, porque queremos ser como Jesus. E veja, agora você tem seu intelecto alistado do lado da obediência. Faz sentido para eles… por que eles deveriam fazer certas coisas e não fazer outras.
E meus queridos amigos, é isso que nosso Pai Celestial quer fazer com Seus filhos. Você está me ouvindo? {Amém} Ele quer que obedeçamos de forma inteligente. Ele não quer que tenhamos apenas uma lista de verificação da religião… de um monte de prós e contras. Ele quer, por Seu Espírito, ser capaz de escrever em nossos corações princípios bíblicos. Ele quer que compreendamos os princípios por trás das regras e dos regulamentos, para que possamos obedecê-los de forma inteligente. Não posso enfatizar demais o quão valioso e importante é deixar o Espírito Santo escrever, gravar em seu coração os princípios bíblicos.
Agora, coração, por favor, entenda, isso significa que não devemos apenas compreendê-los intelectualmente, mas devemos vir a amá-los afetuosamente. Veja, isso não está escrito apenas na mente, isso está escrito no quê? O coração. Em outras palavras, passamos a amar e apreciar esses princípios. E quando você passa a amar e apreciar os princípios, então você não tem essa luta terrível com o cumprimento das regras e regulamentos, que são aplicações desses princípios. E é assim que amadurecemos em nossa experiência cristã. É assim que crescemos. Agora, quando começamos pela primeira vez, como bebês, sim, podemos ter que, você sabe, apenas obedecer a um fazer ou não porque isso foi exigido de nós por Alguém que sabemos que sabe o que é melhor para nós. Confiamos nEle e sabemos que Ele nos ama, então vamos em frente e obedecemos, mesmo que não entendamos o porquê. Mas Deus não quer nos deixar lá. Ele quer que sejamos inteligentes em relação à Sua lei. É por isso que Ele diz: “Venha deixar-nos”, o quê? “raciocinar juntos.” {É 1:18} Ele quer que Seus princípios façam sentido para nós. E é isso que o Espírito Santo traz para o nosso entendimento. “Nunca se esqueça que o verdadeiro cristianismo vem através da gravação dos princípios bíblicos no coração e no caráter.” {A Coleção Kress, página 122}
Jeremias 31:33: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor; Colocarei a Minha Lei em suas mentes e a escreverei em seus corações; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Mente e coração: o que você ouve lá? Intelecto e afetos, pensamentos e sentimentos. De que estamos a falar? Personagem… exatamente, caráter. E é isso que é citado, é claro, em Hebreus 10:16, como a promessa da nova aliança, Hebreus 10:16. Agora, é isso que o Espírito Santo está fazendo por nós. E devemos cooperar com Ele e permitir que Ele faça isso, estudando a Bíblia e procurando entender esses princípios, ok? Você não pode simplesmente esperar que o Espírito Santo grave princípios bíblicos em seu coração sem que você coopere com Ele no processo. Você estuda a Bíblia e pede a Deus que lhe revele os princípios de Sua Palavra. E então, como você coopera com Ele, o Espírito Santo, para receber a gravura da semelhança do caráter de Cristo? Vós o fazeis, meus queridos amigos, escolhendo, pelo amor de Cristo, obedecer aos princípios bíblicos e harmonizar os vossos pensamentos e sentimentos com o Espírito da lei de Deus.
A propósito, eu disse algo muito importante lá! Por favor, entenda, há uma grande diferença, meus amigos, há uma grande diferença entre colocar nosso comportamento em conformidade com a letra da lei, e trazer nossos pensamentos e sentimentos em harmonia com o… espírito da lei. {Amém} Há uma grande diferença. E é absolutamente essencial se quisermos cooperar com o Espírito Santo para que o caráter de Cristo seja restaurado em nós de glória em glória, tendo o Nome, que são as virtudes de Deus, escrito em nossos corações, as tábuas carnais de nossos corações. É imperativo que aprendamos a harmonizar os nossos pensamentos e sentimentos com o espírito da lei… imperativo.
Isso é trazido à tona de várias maneiras nas Escrituras. Provérbios 7:1 e 3: “Meu filho guarda as minhas palavras e guarda os meus mandamentos”, onde? “Dentro de você. … Escreva-os na tábua do seu coração.” Veja, o Espírito Santo os escreve lá, mas nós cooperamos com o Espírito Santo escolhendo para quê? Obedeça-os. Ao escolher ter nossos pensamentos e sentimentos em conformidade com eles. É assim que cooperamos na escrita deles em nossos corações.
Como diz Davi no Salmo 119:11: “A tua palavra eu escondi no meu coração, para que eu não possa”, o quê? “Pecado contra Ti!” “… para que eu não pece contra Ti!”
Filhos e Filhas de Deus, página 318: Gosto desta afirmação, ouça: “Os poderes exaltados estão ao alcance de todos. Sob a supervisão de Deus, um homem pode ter uma mente incorrupta, santificada, elevada e enobrecida.” Isso te emociona?… que potencial? Isso deve emocioná-lo. “Pela graça de Cristo, a mente do homem está qualificada para amar e glorificar a Deus, o Criador. O Senhor Jesus veio ao nosso mundo para representar o Pai. … Cristo era a imagem expressa da pessoa de Seu Pai; e veio ao nosso mundo para restaurar no homem a imagem moral de Deus, a fim de que o homem, embora caído, possa, pela obediência aos mandamentos de Deus, tornar-se marcado com a imagem e o caráter divinos.” Meus caros amigos, como nos tornamos estampados, com a imagem e o caráter divinos? Pela obediência. Por quê? Pela obediência. Veja, cada vez que escolhemos harmonizar nossos pensamentos e sentimentos, pelo amor de Cristo e pelo poder do Espírito Santo, em harmonia com o espírito da lei, está gravada mais profundamente em nós a semelhança de caráter de Jesus Cristo. Estamos aprendendo a governar nossos pensamentos e sentimentos, e o que é pensamentos e sentimentos combinados? Personagem. Estamos aprendendo a governar nossos pensamentos e sentimentos pelo espírito da lei, que é o amor. E é assim que somos transformados pela renovação de nossas mentes. Este é um processo espiritual. Isso está mudando a maneira como realmente pensamos e sentimos, aqui na privacidade da mente.
Agora, a maioria de nós, em nossa experiência cristã, estamos apenas tentando mudar nosso comportamento. Cristianismo através da modificação do comportamento. Mas o cristianismo genuíno é o cristianismo pela transformação da mente. Amém? Fazer com que nossas mentes sejam reprogramadas para pensar de uma maneira diferente do que costumávamos pensar. Costumávamos pensar regidos pela lei do egoísmo. Mas, ao recebermos a lei inscrita em nossos corações pelo Espírito Santo, e pelo amor de Cristo, e no poder do Espírito Santo, aprendemos a governar nossos pensamentos e sentimentos pelo espírito da lei, que é o amor, somos transformados pela renovação de nossas mentes… as nossas mentes. Tão importante entender como isso funciona. É por isso que Davi diz nos Salmos 19:7 e 8: “A lei do Senhor é o quê? “perfeito, convertendo a alma.” O Espírito Santo usa a lei para converter nossas almas. “O testemunho do Senhor é seguro, tornando sábio o simples; Os estatutos do Senhor são justos, alegrando o coração; O mandamento do Senhor é puro, iluminando os olhos.”
Romanos 6:17: “Mas graças a Deus porque, embora fostes escravos do pecado, ainda assim obedecestes da.” o quê? “De coração… a forma de doutrina à qual fostes entregues. E tendo sido libertados do pecado, vocês se tornaram escravos da justiça.” Ah, eu amo isso. Quero ser escravo da justiça. Amém? Fomos escravos do pecado, escravos do egoísmo, por tempo suficiente. E isso é um mestre tirânico. Que Deus nos ajude a aprender a ser escravos da justiça, escravos do amor. Esse é um Senhor benigno e benevolente, o Senhor do amor. E meus queridos amigos, há uma grande alegria em estar sob o senhorio do Príncipe do Amor. Há, garanto-vos que há. É maravilhoso ser escravo, servo de Jesus Cristo. É a maior alegria que este homem já conheceu, e eu quero experimentá-la muito mais plenamente na minha vida.
Mas aqui está o nosso problema… aqui está o nosso problema. Porque somos tão bons em conseguir governar nosso comportamento pela letra da lei, muitos de nós pensamos que temos uma experiência cristã genuína, quando não temos nenhuma. E meus amigos, perdoem-me se eu parecer que continuo voltando a isso, mas eu devo. Porquê? Porque é um problema muito prevalente entre nós como povo. E eu não digo isso por minha própria autoridade novamente. Digo isto com a autoridade da Verdadeira Testemunha. {Ap 3:14} O que Ele diz a respeito de Laodiceia? Somos mornos, nem frios nem quentes. {Ap 3:16} E lembram-se de como definimos isso? Lembram-se disso?
Frio, o que é isso? Isso é fazer as coisas erradas pelas razões erradas.
Gostoso, o que é isso? Fazer as coisas certas pelas razões certas.
Lucas, o que é isso? Fazer as coisas certas, pelas razões erradas.
Você vê com motivação suficiente do ego, podemos fazer um trabalho notável de colocar nosso comportamento em conformidade com a letra da lei. É precisamente disso que se trata ter uma forma de piedade {2 Tim 3:5}. Ter um quê? Apenas uma forma de piedade. Mas negar o quê? O poder disso. Veja, o poder do evangelho está em sua capacidade de nos transformar pela renovação de nossas mentes… {Rm 12:2} para nos fazer novas criaturas {2 Cor 5:17}. Ouço um “amém”? {Amém} De que maneira nos tornamos novas criaturas através do evangelho… pelo poder recriador do evangelho? Temos um novo corpo? Não, não é isso que nos faz ser o que somos. Pelo menos ainda não – vamos antes que tudo acabe. Mas… Como o poder criador do evangelho se manifesta em nossa vida agora? Recriando nossas mentes à semelhança de Cristo. Veja, como um homem pensa em seu coração, ele também é. {Pv 23:7} E pelo poder do evangelho, aprendemos a pensar de uma maneira tão radicalmente diferente que nos tornamos uma nova criatura. Tornamo-nos uma nova pessoa. Costumávamos pensar regidos pelo espírito e pela lei do egoísmo. Mas quando recebemos a lei do amor e aprendemos, pelo amor de Cristo, a governar nossos pensamentos e sentimentos por ela, na verdade nos tornamos uma pessoa totalmente diferente… uma nova criação.
E meus queridos amigos, vocês sabem de alguma coisa? Esta experiência que todos nós, como cristãos, como cristãos genuínos, deveríamos ter não é assim tão comum. Não é tão comum assim. Há muita hipocrisia entre nós como povo. E novamente eu não estou julgando você; Não me atrevo a julgá-lo. Mas partilho convosco o juízo da Verdadeira Testemunha. Veja, o que Ele diz sobre Laodiceia? Pensamos que somos o quê? Rico e rico em bens, e não tem necessidade de nada. E nem sabemos que somos o quê? Miseráveis, pobres, cegos, miseráveis e nus. {Ap 3:17} Por que somos tão autoenganados? Porque temos uma forma de piedade. Fizemos um bom trabalho ao colocar cal nos nossos sepulcros. {Mat 23:27} E estamos terrivelmente impressionados com a sua boa aparência. Deus nos ajude. Ouço um “amém”? {Amém} Deus nos ajude.
Oh irmão, irmã, ouça esta declaração: Sinais dos Tempos, 18 de julho de 1878 “A profissão nominal de fé em Cristo não salvará uma alma; nem a observância nominal da lei. A lei de Deus deve ser obedecida de coração; seus princípios devem ser realizados na vida; e a fé em Jesus Cristo como Redentor do mundo deve manifestar-se na vida e no caráter, ou não há verdadeira conversão.” Ouço um “amém”? {Amém} Não há verdadeira conversão. Mas o que me assusta é que muitos de nós temos uma profissão nominal de fé e temos uma observância nominal da lei. Temos apenas uma carta de conformidade externa e comportamental da lei. E nós realmente não experimentamos este escrito da lei sobre as tábuas carnais do coração… do coração.
Oh amigos, quando recebemos a escrita da lei sobre o coração, há uma atitude totalmente diferente em relação à lei que experimentaremos. Veja, a mente natural é, o quê? Inimizade contra Deus, não está sujeita à lei de Deus, nem o quê? Pode ser. {Rom 8:7} E o homem natural não pode se entusiasmar ou amar verdadeiramente a lei de Deus – porque a mente carnal não ama a Deus e a lei é simplesmente uma transcrição do caráter de Deus. {COL 305.3} Assim, a mente natural não pode amar a lei… não pode.
Agora, a mente carnal pode ser capaz, no entanto, para o bem de, você sabe, manter uma boa reputação… pelo menos, você sabe, aprecie o fato de que, se vivermos em conformidade com a letra da lei, seremos admirados e respeitados… e guardá-lo para essa motivação. Mas isso não é obediência verdadeira; isso é uma motivação de egoísmo. Foi o que os escribas e fariseus fizeram, precisamente, para que ficassem bem por seu cumprimento meticuloso da letra da lei. Mas o self foi a motivação. Mas quando recebemos a lei escrita em nosso coração, qual é a motivação? É amor. 2 Coríntios 5:14 e 15: “Porque o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: que se um morreu por todos, então todos morreram; e morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu por eles e ressuscitou.” E quando alguém é motivado pelo amor, meus queridos amigos, obediência, por favor, ouçam-me, a obediência nem sequer é pensada como um dever. Torna-se um quê? Uma delícia. {Sl 40:8}
Uma das melhores formas de se testar… quanto a ter ou não recebido a lei escrita nas tábuas carnais do seu coração pelo Espírito Santo, é perguntar-se honestamente: “Qual é a minha atitude em relação à obediência à lei?” É primariamente dever ou é verdadeiramente prazer?
Amanhã… Estou impressionado por partilhar isto. Amanhã, quando você vai à igreja, por que você faz isso? É porque é esperado de você, é seu dever? E você tem feito isso por tantos anos, e há muitas pessoas que notariam se você não fosse, e se perguntariam por que você não estava lá? Por que você vai à igreja amanhã? Meus queridos amigos, por favor, entendam que, se guardar o sábado é um dever, vocês não estão guardando o sábado. Agora, guardar o sábado é um dever, mas se para você é um dever, você não está realmente guardando o sábado. Se você está realmente guardando o sábado, você vai se deleitar no Senhor do sábado tanto que 24 horas inteiras para separar tudo o resto apenas para passar com Ele, nem sequer é considerado um dever. É a sua maior delícia. É o dia que você espera durante toda a semana. Ouço um “amém”? {Amém} Veja, isso é a verdadeira guarda do sábado.
E sabe o que me preocupa tanto em tantos dos meus queridos companheiros adventistas do sétimo dia? Ouçam-me sobre isto; Estou falando muito claro para você. A maioria de nós aguarda mais ansiosamente o pôr do sol no sábado à noite do que o pôr do sol na sexta-feira à noite. Porquê? Porque é um dever… e ficamos meio aliviados quando tudo acaba. E podemos voltar ao que realmente queríamos estar fazendo nas últimas 24 horas, mas nos privamos porque não poderíamos ir lá e fazer isso se fôssemos guardar o sábado; e assim que o sol se põe, sai a pipoca, e entra a televisão, ou entra o DVD. E é sábado à noite no cinema… Porque o homem carnal foi privado por 24 horas e ele está realmente com fome. É injusto dizer esse tipo de coisa? Receio que não, meus queridos amigos. E por favor, saiba, se isso chegar perto de sua experiência, você não está guardando o sábado. Você não está guardando o sábado. Eu não me importo com o quão tecnicamente você cumpre a letra da lei. Os melhores guardadores do sábado eram aqueles que estavam tão ansiosos para tirar o corpo do Senhor do sábado da cruz para não quebrar o sábado. E se você não acha que esse tipo de hipocrisia é algo de que somos capazes, por favor, pense novamente.
Você vê que Isaías 58 deixa muito claro, muito claro que se nos deleitarmos no Senhor do sábado… “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres o teu prazer no meu dia santo e chamares o sábado de deleite, o dia santo do Senhor, honroso, e O honrarás, não fazendo os teus próprios caminhos, nem encontrando o teu próprio prazer, nem falando as tuas próprias palavras. Então te deleitarás no Senhor.” E o que Ele fará? “Eu farei com que cavalgueis nas altas colinas da terra e vos alimentarei com a herança de Jacó, vosso Pai, porque a boca do Senhor a disse.” {Is 58:13-14} Oh irmão, irmã, isso é guardar o sábado. Ouço um “amém”? {Amém} Isso é guardar o sábado.
E já agora, por favor, compreenda algo crucial aqui. Você sabe o que é o sábado? É um ensaio geral 24 horas dado por Deus. Um ensaio geral semanal de 24 horas, para ajudar Seu povo a se preparar para o sábado milenar. {Ap 20:6} Ouviram o que acabei de dizer lá? Quantos anos tem o planeta Terra? Cerca de 6.000 anos. Quanto tempo dura o milénio? 1.000 anos. Com Deus um dia é 1000 anos. {2 Pet 3:8} Bem, o que é que isso significa o milénio? É o sétimo sábado de mil anos. E todos nós iremos à casa de Deus para adorá-Lo por… a 1.000 anos. Está a ver isso? Agora, meus queridos amigos, por favor, lembrem-se, o que dissemos na outra noite? Deus não levará ao céu ninguém que não seja, o quê? feliz lá. Você sabe uma das melhores maneiras de testar se você está realmente pronto para ir para casa com Jesus e adorar a Deus por um sábado de 1000 anos? É perguntar-se sobre sua atitude em relação ao sábado de 24 horas. Você ouve o que estou lhe dizendo? Você realmente pensa, siga agora, pense comigo sobre isso. Seja realmente honesto, sincero e objetivo consigo mesmo. Você realmente acha que se você mal consegue se abster de todas as coisas que realmente prefere fazer por 24 horas, e cerrar os dentes, e manter um sábado de 24 horas por um senso de dever, você acha que vai ser feliz guardando um sábado de 1000 anos? Vamos lá, será mesmo? Por favor, pense novamente… por favor, pense novamente. Deus não levará ninguém para o céu que não seja feliz lá.
Meus queridos amigos, por favor, entendam que a obediência tem que ser motivada pelo amor se vai ser uma delícia, amém? “Alegro-me em fazer a Tua vontade, ó meu Deus, sim está a Tua lei”, onde? … dentro do meu coração.” {Sl 40:8} Quando recebemos a escrita da lei do amor nas tábuas carnais de nossos corações, realmente nos deleitamos na obediência. Porquê? Porque amamos a Deus supremamente e aos outros desinteressadamente… e isso é o cumprimento da lei. O amor é o cumprimento da lei. {Rom 13:10} E já agora, se estamos a obedecer por qualquer outra razão que não seja o amor supremo a Deus e o amor altruísta aos outros, nem sequer estamos a obedecer… nem sequer estamos a obedecer. Não me importo com o quão correto nosso comportamento parece ser. Não estamos obedecendo se nosso espírito não é motivado pelo amor. Vocês têm que entender isso, meus queridos amigos.
E não há alegria na obediência se ela não for motivada pelo amor. E é precisamente por isso que tantos adventistas do sétimo dia conscientes e cumpridores da lei são pessoas miseravelmente infelizes. Porque eles estão rangendo os dentes e estão tentando forçar um coração carnal em um molde espiritual… e a vida é apenas uma experiência de camisa de força. Tudo o que eles naturalmente querem fazer, a lei diz: “Não, não pode fazer isso!” E tudo o que a lei exige deles, eles não têm nenhum desejo natural de fazer, mas eles vão cerrar os dentes e se fazer fazer, porque eles têm que se comportar bem o suficiente para chegar ao céu. Oh, meu coração está com as pessoas nesse tipo de estilo de vida! E eu me sinto muito mal por eles porque eu sei como é de anos de experiência pessoal! E abençoe seus corações, é por isso que eu fico tão apaixonado quanto eu por hipócrita, autoengano porque esse menino esteve lá… durante anos. Dando um bom show… mas como um homem não convertido. e nenhuma alegria.
Aqueles que receberam a escrita do Espírito Santo em seus corações, que realmente receberam esse novo coração, podem honestamente dizer com Davi e com Cristo: “Eu me alegro em fazer a Tua vontade, ó meu Deus e a Tua lei está dentro do meu coração”. {Sl 40:8} E obedecerão à lei de Deus pelo amor de Cristo… e pelo amor das almas perdidas. 1 Pedro 1:22: “Uma vez que purificastes as vossas almas obedecendo à verdade por meio do Espírito no amor sincero aos irmãos, amai-vos uns aos outros fervorosamente com um coração puro.” Meus queridos amigos, isso é obediência, amém? {Amém} Isso é obediência. O conceito de vedação aqui…
Por favor, dêem-me alguns momentos para abordar este assunto convosco. A Escritura diz em Efésios 1:13, e nós apenas notamos isso rapidamente ao passar na outra noite, mas eu quero anotá-lo novamente com você, você… vire comigo lá na sua Bíblia, já que não está na sua impressão. Efésios 1:13 e 14: “Nele confiastes também, depois de ouvirdes a palavra da verdade, no evangelho da vossa salvação; em quem também tendo credo, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Você era o quê? “Selado com o Espírito Santo da promessa… que é a garantia de nossa herança até a redenção da posse adquirida, para louvor de Sua glória.”
Agora, há três aspetos da selagem que quero apenas considerar brevemente com vocês. Em primeiro lugar, estamos selados pelo quê? O Espírito Santo. Somos selados pelo Espírito Santo. É a ferramenta que Deus usa para realizar este selo. E ao cooperarmos com o Espírito Santo, podemos receber e reter aquela adorável semelhança que o Espírito Santo imprime em nossos corações e mentes. E o que é que está escrito sobre nós? Com o que essa vedação tem a ver? Tenho uma declaração que gostaria de partilhar convosco. Não está impresso, mas encontra-se em Signs of the Times, 1 de novembro de 1899. “Aqueles que recebem ‘o selo do Deus vivo’, têm o nome do Pai escrito em suas testas.” Eu gosto disso. “Aqueles que recebem ‘o selo do Deus vivo’, têm o do Pai”, o quê? “nome escrito na testa.” Lembrem-se de quando Moisés, no Monte Sinai, disse: “Eu te peço, mostra-me a tua glória”. {Ex 33:18} O que Deus disse que faria? Proclamarei o Meu nome. E então o que Ele procedeu para proclamar? As virtudes que constituem o Seu caráter. O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e gracioso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guardando misericórdia para milhares perdoando a iniquidade, a transgressão e o pecado, etc. {Ex 34,6-7} Qual é o nome de Deus? É o Seu caráter.
Então, o que é esse selo? É o caráter de Deus. É o caráter de Deus, meus amigos. E temos um papel ativo e cooperativo em sermos selados, aprendendo a cooperar com o Espírito Santo e a harmonizar nossos pensamentos e sentimentos com a lei do amor. Assim, o caráter do Pai está escrito nas tábuas carnais de nossos corações. E quando nos tornamos, de novo nas palavras de inspiração, tão assentes na verdade… {GW 84,3}
Eu gosto disso, isso é encontrado em Maranatha, página 200. “Assim que o povo de Deus é selado na testa”, e ela coloca uma explicação aqui: “não é qualquer selo ou marca que pode ser visto, mas um estabelecimento na verdade, tanto intelectual quanto espiritualmente, para que eles não possam ser movidos…” O que significa ser selado então? no que diz respeito ao nosso papel de cooperação? Significa que o amor de Cristo governa tão habitualmente os nossos corações, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos pelo Espírito de amor, que não podemos sequer ser tentados a pecar contra Ele… de uma forma a que cederíamos. Podemos ser tentados; Permitam-me que corrija esta situação. Podemos ser tentados, mas nunca cederemos a essa tentação. Chegaremos ao lugar onde preferimos, o quê? morrer… do que transgredir conscientemente a lei de Deus {COL 160.2}, mesmo ao nível do nosso quê? Os nossos pensamentos… mesmo ao nível dos nossos pensamentos. Meus caros amigos, é isso que significa, quando se trata do nosso papel cooperativo nesta selagem.
E quando temos essa experiência, há uma terceira dimensão da selagem que receberemos… E é isso que o anjo faz. Apocalipse 7, 2 e 3: “E vi outro anjo subindo do oriente, com o selo do Deus vivo, e clamou em alta voz aos quatro anjos, a quem foi dado ferir a terra e o mar, dizendo: Não feris a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos, ‘ o quê? ‘selaram os servos do nosso Deus na testa’.” Agora, o que está acontecendo aqui? Este é o culminar final do processo de selamento que tem ocorrido ao longo da nossa experiência cristã. Quando chegamos ao lugar onde estamos tão estabelecidos na verdade que preferimos morrer do que transgredir conscientemente a lei de Deus, Deus envia Seus anjos para colocar uma marca, uma marca em nossas testas.
Ouça como a inspiração descreve isso. Isto encontra-se em Maranatha, página 243. “Qual é o selo do Deus vivo, que está colocado na testa do seu povo? É uma marca que os anjos, mas não os olhos humanos, podem ler; porque o anjo destruidor deve ver esta marca de redenção…” O anjo destruidor o quê? Deve ver esta marca. Oh, meus queridos amigos… Você se lembra de uma vez antes quando um anjo destruidor passou? {Êx 12,27} E que marca se viu que salvou a vida do primogênito? Era o sangue, sim. E meus caros amigos, também nós devemos ter uma marca se o anjo destruidor for capaz de passar por cima de nós na execução final da justiça retributiva. Oh, por favor, irmão, irmã, coopere com o Espírito Santo para receber este selo. É um processo espiritual, e a cada passo do caminho para o amor de Cristo, precisamos entender como cooperar.
Amanhã: vamos concentrar-nos particularmente no nosso papel de cooperação. O título do estudo de amanhã de manhã é: “Mantenha seu coração com toda a diligência”. {Pv 4:23} Devo concentrar-me convosco na necessidade de governar a atividade da mente… pelo Espírito da lei. É aqui que fazemos uma transição no nosso seminário para uma consideração do nosso papel cooperativo. Até agora temos falado, praticamente, sobre as provisões pelas quais a glória de Deus pode ser restaurada em nós. E a última provisão é a do Espírito Santo, e como Ele opera. Mas agora precisamos voltar nossa atenção para nosso papel cooperativo com o Espírito Santo. Vamos defender a oração de encerramento, não é?
Pai Celestial, as coisas espirituais são apenas discernidas espiritualmente. E para aqueles de nós que não tiveram uma experiência espiritual com Você, essas coisas podem ser muito difíceis de entender. Mas Pai, por favor, ajude-nos a não desanimar. Ajudai-nos, antes, a suplicar pelo discernimento espiritual. E implorar por uma experiência mais profunda nas coisas espirituais. Ajudai-nos a aprender a cooperar com a obra do Espírito Santo sobre o nosso espírito, para que possamos ser verdadeiramente mudados de dentro para fora. Pai, muitos de nós trabalhamos há muito tempo para nos mudar de fora para dentro. Nosso cristianismo tem sido basicamente um programa de modificação de comportamento. Mas Senhor, sou tão grato por Vós propordes mudar-nos de dentro para fora através do transplante cardíaco e da transformação pela renovação das nossas mentes. Ó Senhor, que possamos experimentá-lo na nossa vida pessoal. E ensina-nos a cooperar contigo neste processo à medida que continuamos os nossos estudos. Esta é a minha oração em nome de Jesus, amém.
Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).

Leave A Comment