Aqui pode descarregar a lição em pdf.

Diz-se que o desenvolvimento do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos nosso privilégio e nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso tempo de renovação pessoal enquanto o pastor Stephen Wallace nos leva “Da Glória à Glória”.

Vamos continuar. Estamos a analisar atentamente o papel da vontade na superação da tentação. Estamos estudando cuidadosamente a notável ilustração de Tiago de como a tentação se torna pecado. Tiago está usando algo do reino natural, ou seja, o parto, para ilustrar o que ocorre no reino espiritual, ou seja, como a tentação se torna pecado. {Tg 1:12-15} E o favor que James nos fez é que ele está ilustrando a verdade abstrata, intangível, espiritual com verdade concreta, tangível, física, e há muito que podemos aprender se olharmos cuidadosamente para a ilustração e tentarmos determinar a equivalência espiritual para cada estágio do processo natural de nascimento. Temos tentado fazer isso. Identificamos cinco etapas do processo de tentação. Alguém me incentiva e me diz quais são essas cinco etapas.

Número um, o quê? Sedução. Quem está seduzindo quem? O velho está seduzindo “Wilma;” e quem é Wilma? – a vontade, o poder governante {SC 47.1} na minha casa. Ela administra a casa, mas ela mesma está sob a autoridade de um marido. Quem é o seu marido natural? – o velho {Rm 6:6}, carne, e ela é uma escrava indefesa e submissa às suas paixões tirânicas, desejos e apetites. Ela está ligada a ele, vinculada por lei {Rm 7,2} a ele até quando? A morte parte-lhes. O único lugar onde o velho morre é aos pés da cruz. Amém? … o pé da cruz; e ao aceitarmos pela fé a morte de Cristo ao pecado como nossa, podemos considerar-nos mortos para o pecado. {Rom 6:11} Calcula que o velho morreu e Wilma está livre, ela é viúva. Mas, por favor, não a deixe viúva.

O que você também deve dizer aos pés da cruz quando diz: “Eu morro” para o velho? Você também deve dizer o quê? “Eu faço” a Jesus. “Eu entro” no mais santo dos casamentos contigo, Senhor Jesus. Submeto-vos a minha vontade sem reservas. Ela é sua noiva comprada pelo sangue. Ela é sua; apoderar-se dela; e é assim que nos casamos com outro, para usar a terminologia de Paulo lá em Romanos 7. Quando isso acontece, meus queridos amigos, e só quando isso acontece, Wilma é motivada e capacitada pelo amor de seu Marido, e pelo Espírito de seu Marido, para repelir os avanços sedutores do velho. Porque embora ele não a tire mais, ele ainda fica na casa de mim e tenta fazê-la trair seu novo marido, não é? A carne não reina {Rm 6:12}, mas ainda assim? permanece, e é daí que vem a tentação. São os avanços sedutores do velho, tentando levar Wilma a quê? … consentir e, assim, conceber. “… e quando a luxúria concebeu”,  a tentação tornou-se o quê? pecado; {Tg 1:15} e onde isso acontece?- na privacidade do quarto da mente, onde só você e Deus sabem o que está acontecendo, e no momento em que Wilma diz: “Sim, querido”, aos olhos de Deus temos o quê? Nós pecamos, nós pecamos, e nós temos o embrião do pecado.

Agora, pode demorar muito tempo até darmos à luz, talvez até mais de nove meses. Você pode, cuidado com isso, você pode ser capaz de mantê-lo em segredo e disfarçá-lo por um longo tempo. Mas, mais cedo ou mais tarde, o que vai fazer? Vá lá. Digam-me mães, o que vão fazer? Você vai dar à luz; só pode engravidar; e lá vem, num momento de fraqueza em que você acha que ninguém está olhando. Como podemos evitar que isso aconteça? Podemos? Sim. Há outra verdade espiritual muito importante, várias verdades espirituais muito importantes que precisamos continuar a explorar neste estudo; mas antes que possamos esperar ser abençoados por este estudo, sendo as coisas espirituais apenas discernidas espiritualmente {1 Cor 2:13-14}, o que devemos fazer? Convide pessoalmente o Espírito de Deus. Por favor, rezem comigo. Rezai por mim, rezai por vós mesmos, e eu rezarei por vós.

Meu Pai no céu, agradeço-Te muito pelo privilégio de dedicar tempo ao estudo da Tua Palavra esta noite. Esta pode ser uma experiência de mudança de vida para todos nós aqui, se Você nos abençoar com o poder e a presença do Seu Espírito neste estudo. Eu preciso especialmente dessa bênção. Não mereço este privilégio de liderar no estudo da Tua Palavra, mas agradeço-Te que pela graça me concedeste. Oro para que, pela graça, Tu me permitas dividir corretamente a Palavra da Verdade, partilhar a verdade de maneira clara e compreensível; e oro para que aquilo que Tu és capaz de comunicar através de mim, possas trazer para casa corações e mentes até ao ponto em que capta vontades. Pai, por favor, que a verdade seja tão clara que convença a consciência, convença a mente, capture o coração, vença a vontade e converta a vida. Por favor, que tenhamos essa experiência com a verdade esta noite. Esta é a nossa oração em nome de Jesus. Amém.

Se concebemos, pecamos… mesmo que ninguém além de Deus e nós mesmos saibamos disso. Mas, mais cedo ou mais tarde, esse embrião vai crescer, e nós vamos ter que fazer o quê? … dar à luz. Patriarcas e Profetas, página 459, no final da página 62: “Um longo processo preparatório, desconhecido do mundo, prossegue no coração antes que o cristão cometa pecado aberto”. Por favor, note: “Um longo processo preparatório, desconhecido para o mundo, continua”, onde? “… no coração, antes que o cristão cometa pecado aberto”. Você já conheceu um cristão que chocou a todos que o conheciam cometendo algum pecado terrível? e todos ficaram tão surpresos porque nunca sonharam que eram capazes de fazer tal ação? Como? As pessoas perguntam como poderiam fazer uma coisa dessas? Resposta: Eles têm feito isso na privacidade da mente por um longo tempo; e engravidaram de tal forma que, num momento de fraqueza, o que fazem? Eles deram à luz… quando pensavam que ninguém estava olhando. De volta à nossa declaração: “Um longo processo preparatório, desconhecido do mundo, continua no coração antes que o cristão cometa pecado aberto. A mente não desce imediatamente da pureza e santidade para a depravação, a corrupção e o crime. Leva tempo para degradar aqueles formados à imagem de Deus para o brutal ou o satânico. Ao contemplarmos, tornamo-nos transformados. Pela indulgência de pensamentos impuros, o homem pode educar de tal modo a sua mente para que o pecado, que outrora detestava, se torne agradável para ele.”

Mais sobre isso mais tarde… As aplicações práticas disso são muito significativas. Meus queridos amigos, por favor, saibam que se você está consentindo na privacidade de sua mente com qualquer pecado conhecido, mesmo que seja apenas indulgente no nível de suas fantasias, você vai dar à luz mais cedo ou mais tarde. Mas mesmo que você consiga mantê-lo escondido dos outros, você nunca pode escondê-lo de Deus. Veja, Ele sabe o que se passa no quarto da mente. Ele sabe se Wilma consentiu com o avanço sedutor do velho; e no momento em que ela o faz, aos seus olhos temos o quê? … pecou. Por favor, saibam disso.

Quando concebemos, estamos absolutamente obrigados a dar à luz? Não. Porquê? Porque, louvado seja Deus, podemos fazer um “aborto”. Ouço um “amém”? {Amém} Agora, meus caros amigos, quero que saibam que odeio o aborto. Está bem? Mas se há uma coisa que é digna de ser abortada, é o pecado. Ouço um “amém”? {Amém} Louvado seja Deus, podemos abortar o nascimento do pecado, mesmo depois de termos concebido. Como você faz isso? 1 João 1:9, 1 João 1:9. Como fazer um aborto? “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para”, o quê? “perdoai-nos os nossos pecados e para”, o quê? “… purificai-nos de toda injustiça.” Ouço um “amém”? {Amém} Louvado seja Deus, meu querido amigo, que se o confessarmos, podemos abortá-lo. Agora, alguém pode dizer: “Espere um minuto, eu nunca fiz isso. Por que preciso confessá-lo?” Se algo assim passou pelos seus pensamentos, você não tem escutado, não é? Por favor, saiba que, aos olhos de Deus, você pecou, mesmo que você só tenha consentido aqui; E se você pecou, você tem para quê? … confessá-lo; e faça-o antes de dar à luz. Veja, o pecado piora e a culpa aumenta à medida que damos à luz, porque então ele se move para um reino diferente, um reino público, e Deus é desacreditado e outros são feridos. Mas não pense que não é pecado só porque está aqui atrás de cortinas desenhadas e portas fechadas. Está bem? É pecado e você deve, eu devo, confessá-lo se ele vai ser parado em seus trilhos; e louvai a Deus, se o confessarmos, Ele é fiel e justo não só para nos perdoar, mas para que mais? … purificai-nos de toda injustiça. Ele faz um “D e C”. Amém? Ele entra e limpa o ventre da mente e remove esse embrião de pecado, e nós temos um coração puro novamente. Você tem que amar um Senhor assim, um Marido assim. Ouço um “amém”? {Amém} Tão fiéis e tão perdoadores quando somos infiéis a Ele.

Mas, por favor, antes de ceder casualmente ao avanço sedutor do velho, pergunte-se: “Quero mesmo fazer isto ao meu divino Marido, Jesus Cristo?” Vejam, é por isso, meus queridos amigos, que o amor de Cristo nos constrange. {2 Cor 5:14} Amém? Se você realmente ama seu marido divino e espiritual, você não será infiel a Ele, não é? Porque vos asseguro, tal como acontece com a infidelidade de um cônjuge humano, e com a dor aguda que isso causa, assim é, mas ainda mais, a dor que infligimos ao coração do nosso esposo divino quando somos infiéis. Por favor, pense nisso da próxima vez que você estiver sendo seduzido…

Mas não há uma maneira melhor? Não existe melhor maneira de evitar o parto do que simplesmente fazer um aborto atrás do outro? Vamos lá, não existe um controle de natalidade mais eficaz? Que passa? Abstinência. Ouço um “amém”? Pouco sossego lá fora. Recusar-se a engravidar, esse é o melhor controle de natalidade. Repelir imediata e consistentemente os avanços sedutores do velho. Recusai-vos a ser infiéis ao vosso divino Marido, Jesus Cristo; e note-se, eu disse, “instantaneamente”, bem como “consistentemente” repelir os avanços sedutores do velho. Não posso sublinhar a importância de o fazer imediatamente. … para fazer o quê, classe? … instantaneamente.

Ouça, Testemunhos , Volume 5, página 177: “Um pensamento impuro tolerado, um desejo profano acalentado, e a alma está contaminada, sua integridade comprometida. ‘ Então, quando a luxúria concebeu, ela traz o pecado: e o pecado, quando está terminado, traz a morte.’ {Tg 1:15} Se não cometemos pecado, devemos evitar que ele seja muito”, o quê? “… inícios. Toda emoção e desejo devem ser mantidos em sujeição à razão e à consciência. Todo pensamento profano deve ser”, o quê? “… instantaneamente repelido.” Ouço um “amém”? {Amém} Lá está, meus caros amigos, ali mesmo.

Esse é o segredo para uma vitória real e consistente sobre a tentação.

Todo pensamento profano deve ser o quê? … repelido instantaneamente; e esse pensamento deve ser levado instantaneamente ao cativeiro para a obediência de Cristo. {2 Cor 10:5} Amém? Se, se por amor de Cristo {2 Cor 5,14}, e na força do Espírito Santo {Rm 8,13}, repelimos instantaneamente esse pensamento profano, pecamos por tê-lo tido? Não, louvado seja Deus. Manuscrito, Volume 2, página 343: “A tentação não é pecado se não for acarinhada.”

Você sabe, deixe-me desnudar minha alma aqui, acho que posso fazer isso com você. Vocês já são amigos, não é? {Amém} Está bem. Algum de vocês pode se identificar comigo sobre isso? Às vezes, fico chocado com a vileza das tentações que me vêm à mente. Agora, eu não sei se é Satanás despertando meus apetites e paixões através dos meus sentidos, ou se ele implantou algo em minha mente sussurrando em meu ouvido. A propósito, um de vocês discutiu isso comigo: Satanás implanta pensamentos sussurrando-os em nossos ouvidos. Não sei qual é a fonte disso, mas às vezes fico chocado e horrorizado com a grosseria das tentações que me vêm à mente; e pelo amor de Cristo {2 Cor 5,14} e pelo poder do Espírito Santo {Rm 8,13}, eu os repugno e os odeio. Mas sinto-me contaminado por mesmo tê-los tido. Algum de vocês está comigo nisso? Entendeu o que estou tentando expor aqui? {Amém}

Tomo muita coragem desta afirmação. Listen, Review and Herald, 27 de março de 1888: “Há pensamentos e sentimentos sugeridos e excitados…” … e sugiro-lhe que tenhamos aqui as duas técnicas. Você os ouve? “Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás…” “Sugerido”, isso é sussurrar no ouvido. “Excitado”, que é estimulá-lo através dos sentidos. Você viu esses dois? “Há pensamentos e sentimentos…” Do que estamos falando, classe? – pensamentos e sentimentos? Personagem. {5T 310.1} “Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás que incomodam até mesmo os melhores homens; mas se não são acarinhados, se são repelidos como odiosos, a alma não está contaminada com culpa, e nenhum outro é contaminado pela sua influência.” Eu digo: “Louvado seja Deus”. Que dizes? {Amém} Louvado seja Deus! Que Deus nos ajude a repeli-los como odiosos instantaneamente. Ouço um “amém”? {Amém} … instantaneamente.

Mas isso só pode ser feito, meus queridos amigos, no poder e na força do nosso divino Marido (Rm 8,13); e isso só pode ser feito por amor ao nosso divino Marido, Jesus Cristo. {2 Cor 5:14} Você não pode fazer isso com suas próprias forças, e você não estará suficientemente motivado para fazê-lo a menos que ame Jesus. Veja, estamos de volta ao mesmo conceito-chave. Requer o amor de Cristo para obter a vitória sobre o fator oposição. Requer o amor de Cristo. Devemos responder àquele amor que nos atrai. “Eu, se eu for levantado, vou”, o quê? “… vai desenhar.” {João 12:32} Temos de responder.

Precisamos permitir que ela nos atraia todos os dias ao pé da cruz, e todos os dias temos que começar dizendo essas duas coisas. E caros amigos, se não se lembram de mais nada deste seminário, lembrem-se dessas duas coisas. Quais são as duas coisas que dizemos aos pés da cruz? O que dizemos antes de tudo ao velho? “Eu morro.” Eu morro para o velho, e temos que fazer isso com que frequência? – diariamente. {1 Cor 15:31} Diariamente temos que chegar ao pé da cruz. Aceitai diariamente a morte de Cristo ao pecado como nossa. Contamos diariamente com o nosso velho crucificado com Cristo. {HP 227.1-6} Essa é a única maneira, essa é a ÚNICA maneira de sermos libertados da escravidão tirânica e da escravidão ao velho que Wilma está naturalmente submetida. Dizemos “eu morro” ao velho, mas o que mais dizemos com o mesmo fôlego? “Eu faço a Jesus.” “Eu faço a Jesus.”

Você se lembra dessa música? “Qualquer pessoa aqui quer viver para sempre, diga ‘eu faço’, alguém aqui quer andar em ruas douradas, diga ‘eu faço’.” Lembra-se disso? Você sabe, eu costumava pensar que é uma música tão leve. Por que no mundo você perguntaria às pessoas se elas querem viver para sempre? Claro que todos queremos viver para sempre. Mas depois comecei a pensar, e isso ajuda. Há uma mensagem profunda aí. Quer viver para sempre? Você tem que ir para a cruz e se casar com o Noivo. Você vai dizer “eu faço” a Jesus. Ouço um “amém”? {Amém} … E vocês têm que fazer isso todos os dias, meus queridos amigos. Jesus está vindo; eis que vem o Esposo. {Mat 25:6} Mas se quisermos estar prontos para ir para casa com Ele, temos que fazer parte do … noiva. Amém? O corpo de Cristo, a igreja {1 Cor 12:27}, é a esposa de Cristo {Is 54:5}, a Escritura é muito clara sobre isso. Devemos ter entrado naquele casamento mais sagrado se quisermos estar prontos para ir para casa com o Esposo e assistir à ceia nupcial do Cordeiro. {Ap 19,7-9} Se você quer viver para sempre, você tem que fazer aquela peregrinação diária à cruz {RH, 2 de dezembro de 1890 par. 15} e dizer “eu morro” para o velho, e o quê? “… Eu faço” a Jesus, e aqueles que o fizeram, crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Gálatas 5:24: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e desejos.”

Por favor, note que você não pode ser de Cristo a menos que tenha morrido para o velho. Porque Jesus não partilhará Wilma com outro marido. Ouço um “amém”? {Amém} Isso seria adultério. Jesus nunca entrará em um relacionamento adúltero conosco. Você está comigo, meus amigos? Portanto, antes que possamos nos casar espiritualmente e legitimamente com Jesus, o que temos que fazer? Temos que morrer para o velho; temos que morrer para o velho; e é isso que Paulo está dizendo aqui: “E os que são de Cristo…” Aqueles que são Sua noiva comprada pelo sangue, o que fizeram? Eles “crucificaram a carne com suas paixões e desejos”.

Lar Adventista, página 127: “Somos ordenados a crucificar a carne com os afetos e as concupiscências. Como vamos fazê-lo? Vamos infligir dor ao corpo? Não; mas matai a tentação de pecar. O pensamento corrupto deve ser expulso. Todo pensamento deve ser levado ao cativeiro de Jesus Cristo. {2 Cor 10:5} Todas as propensões animais devem ser submetidas aos poderes superiores da alma. O amor de Deus deve reinar supremo; Cristo deve ocupar um trono indiviso. Nossos corpos devem ser considerados como Sua posse comprada. Os membros do corpo devem tornar-se instrumentos de justiça.”

Vejam, meus amigos, quando vocês vêm à cruz e dão a sua vontade a Jesus, vocês se tornam Ele em sua totalidade, tudo o que vocês são são Dele, vocês são Dele, corpo, mente e espírito. Tudo o que você é é Dele. 1 Pedro 4:1-2: “Portanto, uma vez que Cristo sofreu por nós na carne, armai-vos também com a mesma mente, porque aquele que sofreu na carne cessou do pecado, para que não viva mais o resto do seu tempo na carne para as concupiscências dos homens, mas para as concupiscências dos homens, mas para o quê? “… a vontade de Deus”.

Veja, quando submetes Wilma ao teu divino Marido, a Sua vontade torna-se a tua vontade, e essa lei – essa lei do marido – entende isto, por favor: Qual é a lei do marido? O teu desejo será para ele e ele fará o quê? … governe sobre você. {Gn 3:16} Essa lei é uma maldição ou uma bênção dependente do marido com quem você é casada. Você está comigo? Se você é casado com o velho, a lei do marido é um quê? É uma maldição. Mas quando você vem para a cruz e morre para o velho e se casa com Jesus, então a lei do marido é uma bênção. Ouço um “amém”? {Amém} O vosso desejo será para Ele e Ele vos dominará; e prometo-vos, Ele governa com amor, e não há alegria maior do que estar sob o senhorio benigno e benevolente daquele que é amor. E há perfeita liberdade e felicidade na perfeita submissão ao Senhorio de Jesus, porque Seu amor motiva seu coração, e você se deleita em obedecê-Lo. Entendeu isso? Você já experimentou isso, abençoe seus corações? Se você não tem, eu quero com todo o meu coração que você experimente isso. Você deve experimentar isso se quiser estar pronto para ir para casa com o Esposo quando Ele vier.

2 Coríntios 5:14-15: “Porque o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: que se um morreu por todos, então todos morreram; e morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu por eles e ressuscitou.” Veja, é o amor que nos motiva a parar de satisfazer as concupiscências da carne e começar a consentir com os desejos do Espírito. Você está comigo? Só o amor é uma motivação suficiente para provocar essa mudança; e quero considerar uma verdade muito, muito preciosa convosco esta noite. Não sei até onde chegaremos neste estudo, mas por favor entenda que o título deste estudo, “Conhecereis a Verdade”, {Jo 8,32} é precisamente o oposto do título do último estudo, “Quando o Desejo Tiver Concebido”. {Tg 1:15} Volto a dizer: o título deste estudo, “Conhecereis a Verdade”, é precisamente o oposto do título do último estudo, “Quando o Desejo Concebeu”. O que quero dizer?

Trabalhe comigo, por favor, entenda isso. “Conhecereis a verdade, e a verdade o fará”, o quê? “… libertar-te.” {Jo 8,32} “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Agora essa palavra, saber, na língua grega, na língua hebraica, e sim, obviamente, como veremos na língua inglesa, significa mais do que apenas saber com a mente. É a palavra que usamos em referência ao conhecimento mais íntimo que podemos ter, e que é a unidade que resulta em frutificação. Gênesis 4:1: “Ora, Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim…” Qual é a palavra? Adão “conhecia” Eva. Agora, obviamente, isso é mais do que apenas, “Oh, eu sei quem você é, você é minha esposa.” Não é? Obviamente. Este é o conhecimento mais íntimo que traz o quê? … fruto como resultado. Estamos todos juntos? No Novo Testamento, temos o mesmo conceito quando a Escritura nos diz que Maria não “conhecia” José e, no entanto, ela o quê? concebido. Concebido por quem? … o Espírito Santo. {Lc 1,34-35; 2,21}

Lembre-se, novamente, daqueles três estágios na tentação… no conhecimento da verdade até à liberdade? Devemos, antes de mais, o quê? Agarre-o com o intelecto. Número dois, o quê? Abrace-o com os afetos, e como dissemos desde o início, o mais importante, o número três, o quê? Submeta-se a ele com a vontade. Só quando dermos esse terceiro passo é que sabemos realmente a verdade. Você está acompanhando isso? Só quando Wilma se entrega àquele que é a Verdade… que seremos totalmente libertados de nossa escravidão natural ao pecado, a nós mesmos e a Satanás… e mantidos livres de nossa escravidão natural ao pecado, a nós mesmos e a Satanás. Como é importante, portanto, conhecer a Verdade no sentido mais pleno e profundo da palavra. Como é importante conhecer a verdade a ponto de não só poder deixar de dar o fruto do pecado e da morte, mas começar a dar o fruto do Espírito. Você acompanhou isso? Isso é muito importante.

Veja, Wilma tem um duplo papel, entendam isso, meus caros amigos. Por favor, concentrem-se comigo. Wilma tem um quê? … um duplo papel. Ela não deve apenas dizer “não” ao avanço sedutor do velho, dizer “não” às concupiscências da carne, mas o que ela também deve escolher fazer? Dizei «sim» aos desejos do Espírito (Gál 5, 16-17) e escolhei consentir e, assim, conceber os desejos do Espírito, os desejos do seu novo Marido, Jesus Cristo… Você está acompanhando isso? E quando ela consente com os desejos do Espírito, o que há no ventre da mente? – o embrião do… fruto do Espírito; e agora ela pode dar frutos para o quê? … para a glória de Deus; e qual é a fruta? É um personagem semelhante a Cristo. Amém? {Amém} Qual é o fruto do Espírito? É um personagem semelhante a Cristo. Você vê como tudo isso se relaciona com o desenvolvimento do caráter cristão? Tão fundamental, tão crucial, o papel da vontade.

Ora, essa verdade que devemos conhecer no sentido mais pleno, mais profundo, apreender com o intelecto, abraçar com os afetos e submeter-nos com a vontade, que verdade é essa que devemos saber? Bem, Salmo 119:142, “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é”, o quê? “… verdade.” “A vossa lei é a verdade.” Portanto, se quisermos conhecer a verdade até o ponto da liberdade, precisamos ceder nossas vontades sem reservas à lei de Deus. Amém? {Amém} Mas, meus caros amigos, isso tem de ser uma submissão voluntária e motivada pelo amor; e isso só acontecerá quando passarmos a amar o legislador; e quando amamos o legislador, então a obediência à Sua lei não é mais um dever, mas um quê? … um deleite, e nós dizemos: “Alegro-me em fazer a Tua vontade, ó meu Deus, sim, a Tua lei”, está onde? “… dentro do meu coração.” {Salmos 40:8}

Qual é a verdade que devemos saber se vamos ser libertados? João 17:17: “Santifica-os pela tua verdade. A tua palavra é a verdade.” A Palavra de Deus tem uma verdade tão profunda e preciosa dentro dela, meus caros amigos, mas se quisermos experimentar o poder libertador que ela nos proporciona, temos que fazer mais do que apenas compreendê-la intelectualmente. Amém? {Amém} Precisamos abraçá-la afetuosamente e, o mais importante, submeter-nos voluntariamente a ela; e então experimentamos seu poder libertador e santificante em nossas vidas. Muda-nos de dentro para fora, torna-nos uma nova criatura. A lei é verdade, a Palavra é verdade. Mas o que é, afinal, a Verdade? Quem é, afinal, a Verdade? Jesus é a Verdade. Porquê? Porque Ele é a lei personificada e o Verbo feito carne. {Jo 1,14} Portanto, em última análise, Ele é a Verdade. Ouça-O afirmar isso em tantas palavras. João 14:6: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Meus queridos amigos, vocês conhecem Jesus? Você conhece Jesus esta noite? … e você sabe que eu não estou lhe perguntando: “Você sabe quem Ele é?” Todos vocês sabem quem Ele é. Eu nem estou simplesmente perguntando a você: “Você O ama?” Estou lhe perguntando algo mais significativo do que isso. “Você realmente O conhece?” Se O conhecerdes bem, sereis capazes de amá-Lo bem, e se O amardes bem, deleitar-vos-eis na submissão sem reservas ao Seu Senhorio, e conhecereis a verdade até à liberdade, e sereis santificados por ela. Escutai a relação que Ele deseja ter convosco, meus queridos companheiros da noiva de Cristo. Oséias 2:19: “Eu vos prometirei a Mim para sempre; Sim, eu vos prometirei a Mim em justiça e justiça, em bondade amorosa e misericórdia; Eu vos prometirei a Mim em fidelidade, e conhecereis o Senhor.” Nossa! Agora, no contexto do noivado, que é um compromisso legal e vinculativo, o que Ele quer dizer quando diz: “E conhecereis o Senhor”? Este é o conhecimento íntimo que dará frutos em sua vida; e meus queridos amigos, é precisamente por isso que Ele quer que O conheçamos. João 15:16, “Não me escolheste, mas eu te escolhi, e te designei, para ires e”, o quê? “Dai fruto, e que o vosso fruto permaneça: para que tudo o que pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vos dê.” Por que Ele quer que O conheçamos?, para que possamos nessa união, naquela relação, ser fecundos. Amém? {Amém} Sede fecundos.

Mas não podemos ser fecundos enquanto não conhecermos a Verdade a ponto de deixá-la tomar plena posse de nossa vontade. Review and Herald, 15 de março de 1892: “A verdade é para”, o quê? “… tomar posse do testamento…” Quem é a Verdade? Jesus. O que devemos permitir que Jesus faça? Tome posse de Wilma. Ouço um “amém”? {Amém} Ela é Sua noiva comprada pelo sangue. Por favor, dê-a a Ele sem reservas.

Sabe o quê, caros amigos? Aqui mesmo, aqui mesmo temos a razão pela qual a igreja remanescente de Deus ainda está aqui e não com o Esposo no Reino, que ela poderia e deveria ter sido há muito tempo. {Manuscrito 4, 1883. Ev 696.2} O problema não é que não temos a verdade, o problema é que não deixamos que a verdade nos tenha. Mantivemo-la à distância, mantivemo-la no domínio do intelectual; E sim, talvez alguns tenham trazido isso para o domínio do emocional, e eles ficam “fuzzies quentes” quando pensam sobre certos aspetos da verdade. Mas, meus caros amigos, a verdade tem de entrar no reino do volitivo e tomar posse plena da vontade humana antes de estarmos prontos para a vinda de Jesus; e antes de nós, entretanto, seremos capazes de ajudar qualquer outra pessoa a preparar-se. Ouço um “amém”? {Amém}

Veja, você e eu não temos um testemunho vivo {Ap 12:11} – não podemos ser epístolas vivas {2 Cor 3:3} – a menos que tenhamos realmente vida espiritual por causa de nossa íntima união com Jesus. {AA 452.1, DA 359.2} Você está me seguindo? Você não pode dar frutos genuínos do Espírito a menos que conheça Jesus. Você pode ser capaz de fazer coisas que se parecem com o fruto do Espírito. Ouça-me! Se você viesse à minha casa e saísse pela porta dos fundos, veria algumas belas maçãs vermelhas; e cada vez que os vejo, começo a salivar que são tão bonitos. Estou sempre tentado a pegá-los e dar uma mordida. Mas a primeira vez que os vi, e minha esposa não me disse o que eram, eu peguei e estava leve, e virei e havia um pequeno adesivo que dizia: “Made in Taiwan”. Preciso aplicar a ilustração? É possível ter fruto plástico do Espírito, não é? “Feito no Tennessee.” Meus queridos amigos, se você e eu vamos ter frutos reais, temos que ter uma verdadeira união com Jesus. Você tem que deixá-lo tomar posse de sua mente, seu coração e, mais importante, sua vontade… o mais importante é a sua vontade.

Tenho uma pergunta para vocês esta noite, meus caros amigos. Com quem você é casado? Com quem você é casado? Não quero que responda isto publicamente, mas peço-lhe que se pergunte em privado: com quem é casado? … e, claro, você sabe que não estou falando de nenhum casamento humano. Estou falando do casamento mais importante: com quem você é casado espiritualmente? Todos nós, sem exceção, nesta sala começamos casados com quem? … o velho {Rm 7,1-6}; e a menos que tenhamos feito essa peregrinação aos pés da cruz, ainda estamos casados com o velho. Ouviram o que eu disse? E podemos ter feito essa peregrinação uma vez, mas se deixarmos de fazê-la diariamente {RH, 21 de janeiro de 1902, par. 14}, embora possamos ter sido casados com Jesus por um tempo, voltamos para debaixo do marido tirânico chamado o velho, e você sabe, meus queridos amigos, o que é assustador é que não é tão fácil determinar com quem somos casados. Mas qual é a regra básica? Mateus 7:20: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mas atenção: há fruta de plástico. Você está comigo? Com quem você é casado? Não analise apenas o comportamento, o fruto da sua vida. Por favor, com a unção do salve ocular do Espírito Santo (Ap 3,18), olhe para o fundo. Quem você realmente ama supremamente? É Jesus? Ou é você mesmo? Por que você faz as coisas boas que faz? Por que você evita fazer coisas ruins? É assim que você vai ficar bem? Então você será admirado e respeitado? Para que consiga manter o seu emprego, porque se se comportar mal, pode ser despedido. Quais são as razões?

Veja, se somos casados com Jesus, fazemos as coisas certas pelo amor de Cristo. Amém? Guardamos os quatro primeiros mandamentos porque amamos a Deus supremamente, e guardamos os seis últimos porque amamos os outros desinteressadamente; E por causa do amor, nem achamos a obediência um grande problema. Não temos que sair por aí rangendo os dentes e evitando mentir, roubar e ser infiéis à nossa esposa porque amamos – e o amor é o cumprimento da lei. {Rom 13:10} Amém? {Amém}

Com quem você é casado?

Abençoai vossos corações; não me ressinta por sondar um pouco esta noite. Veja, eu quero que você esteja pronto quando o Esposo chegar. Quero que estejais prontos quando o Esposo chegar; e se você vai estar pronto, você tem que se casar com Ele agora! Você tem que conhecer Jesus agora! Se você realmente O conhece, qual é o fruto de sua vida?

Gálatas 5:19-23, dê ambas as classes de frutos. O primeiro é fruto da união com o velho. Se Wilma ainda está sob a autoridade tirânica de seu marido natural, qual é o fruto dessa relação? “Ora, são evidentes as obras da carne, que são o adultério, a, a impureza”, aliás, tudo isso só pode estar acontecendo onde? entre a orelha direita e a orelha esquerda. Não negligencie isso, por favor. Você pode ter tudo isso acontecendo atrás das cortinas desenhadas e da porta fechada do quarto da mente; e só você e Deus sabem que isso está acontecendo. “Ora, são evidentes as obras da carne, que são o adultério, a, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, o ódio, as contendas, os ciúmes, as explosões de ira, as ambições egoístas, as dissensões, as heresias, a inveja, os assassinatos, a embriaguez, as folias e coisas semelhantes; do qual vos disse de antemão, como também vos disse no passado, que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Que bando miserável de prole que é, mas que é o produto da união de Wilma com o velho. Por favor, se houver alguma indicação de algo disso acontecendo, mesmo na privacidade do quarto de sua mente, por favor, para seu bem e por amor de Cristo, não demore. Foge para o pé da cruz e grita: “Eu morro” para o velho e “Eu morro” para Jesus… Por favor! Ao submeter sua vontade a Ele e conhecê-Lo, qual será o fruto de sua vida? Versículo 22: “Mas o fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a bondade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio. Contra isso não há lei.”

1 João 2:3-5: “Ora, por isto sabemos que O conhecemos, se o conhecemos, o quê? “guardai Seus mandamentos. Aquele que diz: ‘Eu O conheço’ e não guarda Seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas quem guarda a Sua Palavra, verdadeiramente o amor de Deus é aperfeiçoado n’Ele. Por isso sabemos que estamos n’Ele.” Se guardarmos Seus mandamentos. Mas, por favor, não se esqueçam, o amor é o cumprimento da lei. {Rom 13:10} Você tem que fazer mais do que apenas cumprir a carta. Você tem que cumprir o espírito {Rm 7:6} se você está realmente cumprindo os mandamentos. Você está comigo?

Meus amigos, há uma verdade preciosa envolvida no segundo mandamento. Costumava incomodar-me quando tomei consciência disso, há muitos anos, quando era criança. “… Porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um”, o quê? “… Deus ciumento…” {Ex 20:5} Ciúmes? Eu costumava pensar: “Isso não soa bem. Deus não deve ser ciumento. Isso é ruim.” Mas agora é um dos meus conceitos favoritos. Deus tem ciúmes de Sua noiva. Ouço um “amém”? {Amém} Ele não quer compartilhá-la com ninguém. Ele a quer exclusivamente para si. Meus queridos amigos, encorajo-vos a aproveitar-vos do ciúme de Deus por vós. E quando estiveres a ser seduzido, clama a Ele para te ajudar a permanecer fiel a Ele; e eu vos prometo, Ele esvaziará todo o céu, se necessário, para impedir que alguém ou qualquer coisa coloque um dedo imundo em Sua preciosa noiva comprada pelo sangue. Louvado seja Deus, temos um Deus ciumento. Ouço um “amém”? {Amém} Ele tem ciúmes de você. Ele tem ciúmes de você. Aproveite isso, e eu prometo que aquele amor ciumento que só tem o seu melhor interesse em mente, você pode contar daqui para a eternidade; e nada, NADA além da sua própria vontade pode separá-lo dEle. Ouviram o que acabei de dizer? Nada além da sua própria vontade pode separá-lo dEle. Romanos 8:38, “Porque estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes”, o que isso inclui? Satanás e todo o seu reino. “nem as coisas presentes, nem as vindouras, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa criada, poderão separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Mas Wilma pode romper a união quando quiser, não é? Veja, este Marido divino não te obriga a permanecer casado com Ele. Ele te atraiu pelo amor e Ele te guardará pelo amor, mas se você quiser, você pode rejeitar esse amor e você pode seguir o seu caminho separado; mas eu imploro a você, não faça essa escolha. Não consigo pensar em escolha mais tola do que essa. Meus queridos amigos, eis que vem o Esposo. {Mat 25:6} Por favor, saia ao seu encontro.

Você sabe por que a maioria dos adventistas do sétimo dia não está tão ansiosa para que Jesus venha? Honestamente, no fundo de seus corações, eles não estão tão ansiosos para que Jesus venha porque são casados com o velho; e eles estão tão ocupados desfrutando dos prazeres do pecado por uma temporada {Hb 11:25}, que não têm certeza de que querem que isso chegue ao fim. Mas prometo-vos que, se amardes realmente Jesus, toda a vossa alma ansiará pelo Seu retorno; e dareis todo o vosso tempo, e a vossa energia, e os vossos recursos, para apressar esse retorno… e sua vida ratificará o que sua boca reivindica, ou não. Você realmente quer que Jesus venha? É fácil dizer, mas você está vivendo isso? Nós dizemos: “Este mundo não é a nossa casa, estamos apenas de passagem, nossos tesouros estão depositados em algum lugar além do azul.” Cantamo-lo – de coração – e, no entanto, o que fazemos? Trabalhamos, suamos e investimos para que possamos ter uma aposentadoria confortável. Crie uma grande conta bancária. Vamos lá, pessoal, vocês não veem um pouco de inconsistência aí? Deus nos ajude a ser um povo que não planeja se aposentar aqui. Ouço um “amém”? {Amém} Deus nos ajude a ser um povo que vai colocar absolutamente tudo para fazer o trabalho para que não tenhamos que nos aposentar aqui. Podemos ir para casa com Jesus!

Deus nos ajude a ser esse tipo de gente, e quando Jesus vier, meu amigo – meu irmão, minha irmã – eu oro de todo o coração, para que Ele não tenha que dizer a ninguém nesta sala, ou a ninguém assistindo em sua sala de estar ou onde quer que seja… Oro para que Ele não tenha que dizer a nenhum de nós: “Afastai-vos de Mim, obreiros da iniquidade, nunca vos conheci”. {Mat 7:23} E agora você sabe o que Ele realmente quer dizer, não é?

“Nunca te conheci.”

E aqueles que andam brincando de igreja, fingindo fazer parte da noiva há um ano, vão cambalear de volta e dizer: “Bem, espere um minuto, eu fiz tantas coisas boas em Seu nome. Como assim? Você tem a pessoa errada.” Por favor, entenda que mesmo as boas ações feitas por qualquer outra coisa que não seja o amor de Cristo, aos Seus olhos é iniquidade, é iniquidade – porque o amor é o cumprimento da lei. {Rom 13:10} Se você faz boas ações motivadas pelo egoísmo, é ilegalidade. Ouço um “amém”? {Amém} Por favor, não descubra isso quando for tarde demais. Por favor, não descubra que a sua fruta foi apenas de plástico. Por favor, descubra agora, se você precisa descobrir, e então venha para a cruz e se case com Jesus; e quando Ele vier, você estará pronto para ir para casa e glorificá-Lo através das eras incessantes da eternidade. Meus queridos amigos: “Eis que vem o Esposo”. {Mat 25:6} Preparem-se, preparem-se, preparem-se é a minha oração. Vamos ficar de pé?

Pai do céu, agradeço-Te muito por nos ajudar a entender melhor o que realmente significa conhecer a verdade. Ajudai-nos, oro, a permitir que o amor d’Aquele que é a verdade nos atraia aos pés da cruz; e que nós, do fundo da nossa alma, possamos dizer: “Eu morro” para o velho e “Eu morro” para Jesus. Vinde Senhor Jesus, sede um connosco para que sejamos um convosco; e ajudai-nos a dar o fruto do Espírito para que possamos revelar o Teu caráter, e para que, quando vieres, possas dizer-nos: “Bem feito, servo bom e fiel; fostes fiéis. Venha e seja Minha noiva para sempre.” Que seja isso que o Esposo diz a cada um de nós é a minha oração em Seu nome. Amém.

Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).