Aqui pode descarregar a lição em pdf.
Diz-se que o desenvolvimento do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos nosso privilégio e nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso tempo de renovação pessoal enquanto o pastor Stephen Wallace nos leva “Da Glória à Glória”.
Bom dia, bom dia e feliz sábado. {Feliz sábado} O que aconteceu com aquele clima delicioso que tivemos lá por um período? Obrigado por enfrentar os elementos e sair esta manhã. Que privilégio é reunir-se na casa de Deus no dia de Deus para estudar a Palavra de Deus. Amém? {Amém} Bem, meus queridos amigos, reunimo-nos em vão, a menos que o Espírito Santo se junte a nós. {Amém} E Ele está preparado para fazer isso a nosso convite. Sim, Ele está aqui, pois prometeu: “Onde dois ou três estão reunidos em Meu Nome, lá estou eu no meio deles”. {Mat 18:20} Mas meus amigos, por favor, não se contentem em tê-lo apenas em nosso meio como uma congregação. Certifique-se de que Ele está em seu meio como indivíduo. Há uma diferença; ouço um “amém”? {Amém} Há uma grande diferença.
Veja, a inspiração diz-nos que a última chuva pode estar a cair à nossa volta e nem vamos saber. {LDE 195,4; EW 71.2} Porquê? Porque embora o Espírito Santo esteja presente, ele só pode encher aqueles cujos corações estão abertos. Amém? {Amém} Sim, portanto, você ouve a batida esta manhã? Antes de abrirmos a Bíblia, devemos abrir nossos corações. Lembre-se desse dispositivo de memória e convide pessoalmente o Espírito de Deus a entrar. As coisas espirituais são apenas discernidas espiritualmente {1 Cor 2:13-14}, e vocês já me ouviram dizer isso antes. Por favor, não se ressintam de me lembrar de nós, eu incluído, uma e outra vez. Somos, oh, tão propensos a ser autossuficientes quando se trata do estudo da Palavra de Deus. Deus nos perdoe. Estamos desesperadamente dependentes, meus caros amigos, do poder do Espírito Santo se quisermos ter uma experiência de mudança de vida no estudo da Palavra de Deus. Claro, podemos ter um exercício intelectual sem o poder do Espírito Santo. Nós podemos, você sabe, preencher o tempo sem o poder do Espírito Santo. Mas Deus nos livre de apenas preencher o tempo com um exercício intelectual. Amém? {Amém} Deus queira que tenhamos uma experiência de mudança de vida hoje. Isso pode e será nosso se convidarmos pessoalmente o Espírito de Deus em nossos corações. Enquanto rezas por ti mesmo, solicito as tuas orações. Hoje preciso do Espírito Santo de modo especial. Você oraria por mim também? Ajoelhemo-nos, como é nossa prática, para alguns momentos de oração silenciosa.
Meu Pai do céu, agradeço-te muito o privilégio de te reunires neste teu dia, neste teu lugar. E agradeço-Vos por estardes aqui, porque prometeste. Pai, queremos convidá-lo pessoalmente a entrar em nossos corações. Assim, cada um de nós escolhe abrir a porta do seu coração e dizer: “Entre, venha no Hóspede celestial”. Na pessoa do Teu Espírito, Pai, habita-nos. Vivificar e energizar as nossas faculdades mentais e espirituais; especialmente faça isso em meu nome. Não sou digno do privilégio de liderar o estudo da Tua Palavra. Também não sou adequado à tarefa. Mas, em virtude da dignidade de Cristo, e em virtude da suficiência total, da adequação de Sua graça, por favor, condescendam em me usar. Capacitai-me, capacitai-me para falar a verdade e somente a verdade, a verdade tal como ela está em Jesus. Guie os meus pensamentos, as minhas palavras; por favor, toque meus lábios com uma brasa. Expurgue-me e não me deixe nem saborear, muito menos contaminar, a verdade que Tu queres derramar através de mim, por favor, Pai. Se alguém receber uma bênção, todos saberemos quem recebe sozinho a honra e a glória, a gratidão e o louvor. É Tu, e não por um momento o pobre vaso de barro que condescendeste em usar. Oh, Senhor, abençoe a Tua igreja para que ela se levante e brilhe com o caráter refletido do Esposo. Esta é a minha oração em nome de Jesus. Amém.
Estamos em um estudo de várias partes sobre dieta mental. O que é dieta mental? É o que alimentamos a mente. Como alimentamos a mente? Através dos nossos sentidos, especialmente dos nossos olhos e ouvidos. Veja, a mente é um computador maravilhoso, maravilhoso, altamente sofisticado e incrivelmente poderoso. E o que determina diretamente como ele funciona é como ele é programado. O que alimentamos a mente programa nossos pensamentos e nossos sentimentos. E nossos pensamentos e sentimentos combinados compõem o nosso, o quê? Nosso caráter moral. {5T 310.1} É precisamente por isso que , ao contemplar, somos transformados, transformados à semelhança do que vemos. {RH, 6 de dezembro de 1881, par. 15} Porque o que contemplamos influencia os nossos pensamentos e os nossos pensamentos determinam o que somos. Você vê a relação direta de causa-efeito aí, não é? Isso torna absolutamente imperativo, meus caros amigos, que selecionemos com muito cuidado o que alimentamos a mente. Ouço um “amém”? {Amém}
Existem diferentes tipos de dieta mental disponíveis no mundo de hoje? Sim, certamente existem. O que está pronta e naturalmente disponível, no entanto, é o que é calculado e preparado pelo mestre da pecaminosidade, o próprio Satanás. Está magistralmente preparado para satisfazer e gratificar as concupiscências da carne. E há muita comida por aí. E todos nós temos uma tendência natural {1MCP 105.4} para ansiar por isso de qualquer maneira. Admite isso? Portanto, estando prontamente disponível e tendo uma fome e sede naturais por ela, é apenas inevitável que nos empanturremos disso, exceto pela ajuda e graça divinas.
Agora, para começar, não temos apetite natural para nada além do que é carnal. Então temos que começar por obter um novo coração, e esse novo coração tem novos desejos, novos apetites. E que recebemos como dom da graça aos pés da cruz, mediante pedido. “Cria em mim um coração limpo, ó Deus, e renova em mim um espírito reto.” {Sl 51:10} Nesse momento, recebemos a capacidade. Recebemos o, o quê? A capacidade de ter fome e sede da Palavra de Deus. {EW 281,2} Mas, meus queridos amigos, devemos desenvolver e fortalecer esse novo apetite espiritual, cooperando com o Espírito Santo e alimentando-nos de alimento espiritual. {Amém} Devemos “provar e ver que o Senhor é bom”. {Sl 34:8} Quanto mais saborearmos, mais veremos que o Senhor é realmente bom. Vamos desenvolver e fortalecer os apetites espirituais. Vamos cultivar a paleta espiritual para que ela desfrute do sabor do Pão da Vida.
Mas o desafio, claro, é que temos essa velha paleta que se tornou viciada naquela junk food carnal altamente temperada. Você está acompanhando isso? Não é tarefa pequena resistir à tentação de lançar ao velho um ocasional “McDonald’s” de vez em quando. Perdoe-me por mergulhar no reino físico, mas estou tentando tornar o espiritual mais compreensível. Há todos os tipos de “hambúrgueres” mentais por aí. Uma vez que o velho naturalmente anseia por isso, e uma vez que está tão prontamente disponível – há todos os tipos de lugares de “fast food” onde você pode parar por um mínimo de tempo e dinheiro, e jogar sua mente algum junk food carnal. Você pode se sentar em sua própria sala de estar e jogar sua mente um pouco de junk food carnal, se você tiver uma TV lá. Nós lidamos com isso ontem à noite, e eu vou tentar resistir a voltar a isso hoje. Abençoai os vossos corações. Vocês sabem que eu sinto isso muito fortemente por causa da minha própria peregrinação. Meu irmão, minha irmã, você vê o que eu fiz por mais tempo é que eu pensei que eu poderia ser seletivo e eu poderia exercer discrição em relação ao que eu iria assistir. Os jogos que jogamos connosco próprios. Você ouve o que estou falando?
Você vê, há junk food e há junk food.
Pensei que só comeria junk food e sairia impune. Estou aqui para lhe dizer se você realmente quer crescer consistentemente, você tem que se vestir do Senhor Jesus Cristo e não fazer nenhuma provisão para a carne. {Rom 13:14} {Amém} Nem um pouco junk food você deve alimentar sua mente. Ouço um “amém”? Vamos lá, agora! Temos que começar a ficar sérios se quisermos nos preparar para a vinda de Jesus. Nós fomos matar a fome do velho e alimentar o homem espiritual. Toda vez, eu sei disso por experiência pessoal, toda vez que você se entrega a um pouco de junk food relativamente benigno, o que você faz? Você imediatamente fortalece esses apetites carnais e ele anseia ainda mais. Está bem? Então você fica sem junk food relativamente benigno, e porque você fortaleceu seu apetite, você tem que começar a se entregar a um pouco menos benigno junk food. Vamos lá, você sabe do que estou falando. Todo esse jogo que eu joguei comigo mesmo onde eu ia ser seletivo em relação ao que eu assistia.
A propósito, não temos uma TV, mas temos um leitor de DVD no nosso centro de pesquisa. Você tem que ter isso; há muito material maravilhoso em DVD que está disponível para edificação espiritual, então temos um DVD player. Mas quando o recebi, lembro-me de tremer ao trazê-lo para casa, porque tinha muito medo do potencial que tinha de usá-lo para alimentar o meu homem carnal.
Durante muito tempo, joguei este jogo comigo mesmo, onde selecionava apenas coisas relativamente boas. Eu não pensaria em olhar para o lixo, mas para as coisas relativamente boas. Toda vez que eu fazia isso, eu fortalecia meu apetite carnal e reanimava meu vício. Então, muito em breve, você fica sem coisas relativamente boas, e então o que você tem que fazer? Você tem que baixar um pouco o padrão e começar a assistir um pouco mais.
Meus caros amigos, ao nos expormos a qualquer coisa que seja carnal, por favor, sigam isso, inevitavelmente nos dessensibilizaremos para a ofensa da carnalidade. Abençoe seus corações, alguns de vocês que estavam aqui ontem à noite, você provavelmente pensou: “Cara, esse cara realmente tem um problema com televisão, vídeos e filmes. O que há de tão ruim nessas coisas afinal?” Estou aqui para lhes dizer, caros amigos, se algo assim passou pela sua mente, isso é uma bandeira vermelha brilhante, e isso deve alertá-los de que estão em estágios avançados de dessensibilização. Ouve o que estou a tentar dizer-lhe? {Amém} Se você não reconhece a grosseria e a ofensividade do lixo carnal que é bombeado para as mentes humanas através dessas telas – televisão, vídeos e filmes – então você está em estágios avançados de dessensibilização. Por favor, acorde! Determine, pela graça de Deus , que não coloque nada de perverso diante de seus olhos {Sl 101:3}, e então, à medida que você se sensibilizar novamente para a ofensa da maldade, você descobrirá que é realmente muito, muito ofensivo.
Mesmo as “comédias” são tão tolas, há tanta tolice. Caros amigos, devemos ser sóbrios. Agora, isso não significa melancolia, sombria e infeliz, mas isso significa muito sério, sério e plenamente consciente de onde estamos na história da Terra e como é imperativo para nós nos prepararmos e ajudar os outros a se prepararem nesses momentos finais da história da Terra. Além disso, temos um inimigo que está constantemente tentando nos destruir. Temos de ter uma mente sóbria. E essa tolice leve, que é a coisa relativamente benigna que se depara com essas telas, se alimentarmos nossas mentes que, nos tornaremos leves e tolos. “Você é o que você come.” Ouço um “amém”? {Amém} Vamos lá, admita comigo. “Você é o que você come.”
Por favor, você sabe, e eu estou me envolvendo na televisão novamente. Eu não ia fazer isso, mas… O que realmente me espanta, meus caros amigos, é que hoje são regularmente exibidas no horário nobre da televisão nesta nação coisas que nunca teriam sido permitidas em nenhum momento, mas não há tanto tempo. Na verdade, você lê, lê as diretrizes oficiais para governar a programação televisiva, que foi divulgada pelo governo há 20 anos, e você tem que apenas balançar a cabeça e rir. Não permitiam nada, por exemplo, que se aproximasse de palavrões. Nada que mesmo, o quê? … abordou palavrões. Agora, o que você ouve? Quase o tempo todo, incessantemente, até mesmo na televisão familiar? Palavrões. O que aconteceu? Como o inimigo conseguiu isso? Muito, muito subtilmente, gradual e gradualmente, expondo-nos a ela e, assim, dessensibilizando-nos para a sua ofensividade. E os palavrões são apenas uma ilustração. A imoralidade, a imoralidade incrível, explícita, grosseira retratada em cores vivas, nunca teria chegado em nenhum momento na televisão, só não há muito tempo. A nação inteira não só não se levanta e grita, como se senta e se diverte, e exige mais. Você sabe que estou lhe dizendo a verdade. Meus caros amigos, se nos sentarmos e nos expormos a este tipo de lixo, não estaremos apenas a dessensibilizar-nos para a sua ofensividade, estamos a cultivar um apetite por ele. Não jogue consigo mesmo neste. Por favor, não. Eu fiz por muito tempo e foi um obstáculo constante e limitação para o meu crescimento espiritual. Eu tive que realmente levar a sério e decidir que eu estava passando, mesmo com a comida de lixo relativamente benigna. Eu ia alimentar minha mente apenas com a melhor dieta mental. Só assim pude realmente experimentar uma vitória consistente em minha experiência cristã pessoal e crescimento.
Oh amigos, por favor, esta questão da dieta mental é tão importante, mas o que eu quero voltar a nossa atenção hoje é particularmente a importância de se alimentar daquilo que é saudável. O que temos observado é a importância de não nos alimentarmos disso, o que é insalubre. Agora, vamos ser positivos. Vejamos a necessidade de nos alimentarmos daquilo que é saudável.
O título do nosso estudo, “Olhando para Jesus”. {Heb12:2}
Estamos na lição 32, página 69. Lição 32, sim 32, página 69. Agora, a experiência cristã é resumida nas palavras de Paulo em Romanos 12:2. “Não vos conformeis com este mundo, mas sejais”, o quê? “… transformado pela renovação da sua mente…” O que nos conforma com este mundo? É programando a nossa mente com as coisas deste mundo. Você está me seguindo? Se quisermos ser transformados, temos que parar de programar a mente com as coisas deste mundo e começar a programá-las com as coisas de Deus. Ouço um “amém”? {Amém} Veja: “Como um homem pensa em seu coração, ele também é”. {Prov 23:7} Então, para ser cristão, temos que mudar a maneira como pensamos. Temos que vir a ter a mente de Cristo. {Amém} Amém? Estamos de volta ao básico aqui, mas temos… Temos que nos lembrar dessas coisas. “Que esteja em vós esta mente que estava em Cristo Jesus.” {Fil 2:5} Esta é a essência da experiência cristã.
Agora, se vamos fazer isso, temos que programar a mente com as coisas de Cristo. É por isso que o nosso texto-chave entra em jogo aqui novamente. O que é – para todo o seminário? 2 Coríntios 3:18: “Mas todos nós, de rosto desvendado, contemplando como num espelho a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem, de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor.” Como a mente é transformada? Como somos transformados pela renovação de nossas mentes? Contemplando a glória de Cristo; e qual é a glória de Cristo? … é o Seu caráter. {AA 545.2} Somos transformados à semelhança do que vemos. Transformado à semelhança do que vemos.
Agora, devemos vir, meus caros amigos, para ter um coração puro, uma mente semelhante a Cristo, se quisermos ser testemunhas eficazes para o Rei ou cidadãos aptos para o Reino. E isso exige um esforço diligente da nossa parte. Exige, o quê? Esforço diligente da nossa parte. Mas o esforço não é para mudar a nós mesmos, o esforço é para manter a nossa mente de olho fixo em Jesus. Eu disse algo muito importante lá. O esforço não é para mudar a nós mesmos, o esforço é para manter a nossa mente de olho fixo em Jesus, para que pelo Seu Espírito Santo Ele possa nos mudar de glória em glória. Isso é tão crucial; ouvir: Ministério da Cura, página 491: “Precisamos de um sentido constante do poder enobrecedor dos pensamentos puros. A única segurança para qualquer alma é (em) pensamento correto. Como um homem “pensa em seu coração, ele também é”. {Prov 23:7} O poder da autocontenção fortalece-se pelo exercício.” Tenha coragem; “O poder da autocontenção”, o quê? “… fortalece-se pelo exercício.” “Aquilo que à primeira vista parece difícil, por repetição constante cresce”, o quê? “… fácil”, louvado seja Deus, “… até que pensamentos e ações corretas se tornem habituais.” Você pode criar bons hábitos, bem como maus hábitos. Amém? Mas mudar os padrões de hábitos requer um esforço diligente perseverante, não é? Especialmente quando se trata de dieta mental. De volta à nossa declaração: “Se quisermos”, Se quisermos, o quê? … vontade, e isso envolve o poder de escolha. “Se quisermos, podemos nos afastar de tudo o que é barato e inferior, e nos elevar a um alto padrão; sejamos respeitados pelos homens e amados por Deus”. Mas, por favor, observe, o que é absolutamente necessário se quisermos elevar a um padrão mais elevado e crescer de glória em glória? É afastar-se de tudo o que é barato e inferior.
É por isso que lemos ontem à noite no Salmo 119:37: “Desvia os meus olhos de olhar para coisas inúteis e reanima-me à tua maneira”. Precisamos de avivamento como povo? {Sim} Todos nós precisamos de avivamento como povo. {LDE 189,1} Mas qual é um requisito absolutamente essencial para o renascimento? É desviar os olhos de coisas inúteis. Amém? E fixá-los, quem? Sobre Jesus. Fixá-los em Jesus. Mas o eu e Satanás constantemente se oporão a nós, meus queridos amigos, quando procurarmos tirar nossos olhos, particularmente os olhos de nossa mente, das coisas do mundo, e fixar os olhos de nossa mente em Jesus.
E a propósito, por favor, note que estou falando de duas coisas aqui. Estou falando dos olhos físicos e do olho da mente. Há uma diferença; Agora, eles estão intimamente associados, inseparavelmente associados, mas há uma diferença. Os olhos físicos são o que, claro, usamos para olhar para várias coisas e ver imagens. Mas, por favor, saiba que o que os olhos físicos olham tem um efeito direto e dramático sobre o que os olhos da mente estão olhando. Não é? Há aí uma correlação direta. Agora concedido, você pode estar olhando para algo com seus olhos físicos e o olho da sua mente pode estar em outro lugar. Tu sabes isso. Esse é aquele olhar de TV que eu recebo de vez em quando. Posso dizer que, embora você esteja olhando para mim, sua mente está em outro lugar. Mas não me deixem desviar da TV novamente. Os olhos físicos têm um efeito direto e dramático sobre o que o olho da mente contempla. É por isso que ao contemplar somos, o quê? Mudou. Porque o que os nossos olhos físicos olham programam o olho da mente, influenciam o foco do olho da mente, que determina o que somos. Agora, manter a mente de olho em Cristo não é um desafio pequeno. Mas devemos, pela graça de Deus, aprender a fazê-lo. Ouço um “amém”?
Ouça esta declaração: Mente, Caráter e Personalidade, Volume 2, página 595: “Se Satanás procura desviar a mente para coisas baixas e sensuais, traga-a de volta e coloque-a nas coisas eternas”; e ouça: “… e quando o Senhor vê o esforço determinado feito para reter apenas pensamentos puros, Ele atrairá a mente, como o ímã: “ Oh, eu amo isso! “Ele vai atrair a mente como o”, o quê? “… como o ímã, purificai os pensamentos e capacitai-os a purificarem-se de todo pecado secreto.” Louvado seja Deus por isso! Mas, meus caros amigos, quando Ele atrairá a mente como um ímã? Quando? Por favor, reparou? “Quando o Senhor vê o esforço determinado feito para reter apenas pensamentos puros.”
Veja, novamente, estamos de volta ao fato de que Deus não pode liberar poder sobrenatural sobre ninguém que realmente não o queira, e nossa escolha de receber esse poder deve ser ratificada por um esforço para realizar essa escolha. {L24, pág. 8} Lembra-se desse estudo? E os milagres que Cristo realizou, para aqueles de vocês que estiveram conosco? Tão chave aqui, tão chave. Por isso, «quando o Senhor vê o esforço determinado… Ele vai”, o quê? “… Ele atrairá a mente como o ímã, purificará os pensamentos e capacitá-los-á a purificar-se de todo pecado secreto.”
Então temos um de nossos textos-chave, “Derrubando imaginações e todas as coisas altas que se exaltam contra o conhecimento de Deus e trazendo para o cativeiro”, quantos pensamentos? “… todo pensamento à obediência de Cristo”. {2 Cor 10:5} Uau, cada pensamento, meus queridos amigos, você vê que esse é o nosso objetivo: é ter o olho da mente constantemente e continuamente e exclusivamente em Jesus! Todo pensamento levado ao cativeiro para quem? … a Jesus, sim.
Agora, como isso é feito? “Finalmente, irmãos”, Filipenses 4:8, “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa notícia, se há alguma virtude e se há alguma coisa louvável – medita” (ou, no Rei Tiago, “pensa”) “… sobre estas coisas.” Meus caros amigos, lá está o seu menu mental. Caro cristão, se queres ser transformado pela renovação da tua mente {Rm 12, 2}, deves alimentar a tua mente apenas aquilo que está naquele menu que acabamos de ler. Ouço um “amém”? Você tem que começar a ser muito consciente e seletivo em relação ao que você alimenta sua mente. A escolha é sua. Mas, por favor, saiba que “nenhum homem pode servir”, o quê? “… dois mestres.” {Mat 6:24} Eles têm apetites absolutamente opostos, a carne e a natureza espiritual. São contrários uns aos outros. {Gál 5:17} É por isso que Jesus diz : “Nenhum homem PODE servir a dois senhores”. Porque você vê, não há comida, não há dieta mental, que satisfaça os dois ao mesmo tempo. Você está entendendo isso? Seus apetites são tão totalmente opostos que você só pode alimentar um ou outro; você nunca pode alimentar os dois ao mesmo tempo.
Portanto, o que você deve fazer? “Escolhei neste dia a quem servireis.” {Josh 24:15} Qual deles você vai alimentar? Agora, o que a maioria de nós tenta fazer… Ouçam-me agora, sejam honestos comigo. Embora seja impossível alimentar os dois ao mesmo tempo, o que tentamos fazer é alimentar um por um tempo e depois o outro por um tempo. Vamos lá, você vai admitir isso? E nós começamos de manhã para o nosso tempo de alimentação alocado para a natureza espiritual, e nós alimentamos ele alguma coisa, e então à noite, porque o nosso programa de televisão favorito está ligado, nós nos sentamos e alimentamos a natureza carnal. É precisamente por isso que somos laodiceanos. Ouviste o que te disse? É precisamente por isso que somos mornos. {Ap 3:16} Não levamos a sério a ideia de nos tornarmos semelhantes a Cristo, e não tomamos, com base nesse compromisso sério, decisões consistentes e apropriadas (Dn 1:8) em relação à dieta mental. Não decidimos matar o velho de fome e alimentar apenas a natureza espiritual. Meus caros amigos, permaneceremos laodiceanos até tomarmos essa decisão. Você ouve o que estou lhe dizendo? Por favor, saiba que; Não jogue consigo mesmo sobre isso. Você tem que ficar sério, você tem que ficar radical! Se você vai ser mudado de glória em glória e estar pronto para Jesus vir, e ser útil para Ele em ajudar qualquer outra pessoa a se preparar enquanto isso. A escolha é sua. Mas eu tenho que deixar bem claro para vocês o que está envolvido. Por favor, não se enganem com isso. Por favor, não.
Onde encontramos todas essas coisas que estão neste menu? O que é verdadeiro, o que é nobre, o que é justo, o que é puro, o que é amável, o que é de bom relatório, o que é virtuoso, o que é louvável… {Fil 4:8} Onde encontramos todas essas coisas em sua belíssima revelação? Onde o encontramos? Em Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém? Portanto, o lema do cristão é aquele que Paulo afirma tão sucintamente em Hebreus 12:2: “Olhando para Jesus”. Ouço um “amém”? {Amém} Caros amigos, porém, esse não deve ser apenas o nosso lema, temos de reconhecer isso como o nosso mandato. “Olhando para Jesus.” Eu nem estou satisfeito em deixá-lo lá. Aquele que é o nosso lema e o nosso mandato deve tornar-se a nossa magnífica obsessão: “Olhar para Jesus”, é isso. Só quando isso se tornar a nossa magnífica obsessão é que seremos capazes, através de uma cooperação coerente com o Espírito Santo, fixando os olhos em Jesus, de sermos transformados de glória em glória (2 Cor 3, 18) e, assim, tornarmo-nos o povo que Deus quer que sejamos. “Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, que, pela alegria que lhe foi apresentada, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e se sentou à direita do trono de Deus.”
Você sabe, trabalhe comigo nesta palavra, “olhar”. “Looking”, é fraco no inglês. É uma tradução fraca do grego. O grego é uma palavra muito única. A palavra grega é “aphorao” “ah-fo-rah-o”, {Strong’s G872} e é composta por duas palavras: um prefixo, “apo” {Strong’s G575} que significa “de”, e o verbo “horao” {Strong’s G3708} que significa “olhar, olhar constantemente”. Você está acompanhando isso? Você junta tudo isso e tem a nossa palavra que é traduzida como “olhar”, “aphorao”. Por favor, entenda o que Paulo está nos dizendo, porém, usando este verbo único. Ele está nos dizendo que, em primeiro lugar, temos que nos afastar de olhar para tudo o resto – é disso que trata a parte “apo”. Você tem que desviar seus olhos de tudo o que tão prontamente o distrai e você tem que rebitar o olho de sua mente, focar o olho de sua mente, olhar com constante olhar fixo para Jesus Cristo. Essa é a essência deste verbo. Isso é literalmente o que está dizendo. E já agora, a Concordância Exaustiva do Forte define o verbo desta forma: “Desviar os olhos de outras coisas e fixá-las em algo”. Direto do Forte – é isso que “aphorao” significa. “Apo” e “horao” juntos, você diz “ah-fo-rah-o”. O que é que isso significa? Desviar os olhos de outras coisas e fixá-las em algo.
Qual é a coisa neste caso? É Jesus. Caros amigos, esse é, em suma, o nosso papel cooperativo essencial, mas isso exige diligência. Isso requer um esforço perseverante combinado com o poder divino. Isso requer o exercício da vontade e uma disciplina mental espiritual que a maioria de nós desconhece totalmente. Deus nos ajude a nos familiarizar com essa disciplina espiritual e mental de desviar os olhos de nossa mente de tudo o mais e fixá-la exclusivamente em Jesus. Veja, isso é absolutamente imperativo se quisermos ser capazes de crescer e manter a vitória.
Ouça; Testemunhos, Volume 5, página 744: «O nosso trabalho diário e horário está expresso nas palavras do apóstolo: ‘Olhando para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé’.” {Heb 12:2} Temos um trabalho a fazer em nossa experiência cristã? E nós? Sim, o que é? Será para nos mudarmos? Não, você não pode fazer isso. Um leopardo não pode mudar suas manchas ou um etíope a cor de sua pele. {Jr 13:23} Você não pode fazer isso, você deve ser mudado. Mas isso significa que você não tem um trabalho a fazer? Não, por favor, não conclua que você não tem nada a fazer só porque você não pode mudar a si mesmo. Só o Espírito Santo pode mudar-vos; mas o Espírito Santo não pode nem mesmo mudá-lo a menos que você coopere! Ouço um “amém”? {Amém} E como cooperam? Olhando para Jesus; para que Ele possa transformá-lo à semelhança do que você vê. Amém?
Não há como sermos mudados de glória em glória, a menos que estejamos cooperando contemplando a glória do Senhor! {2 Cor 3:18} Aí está a razão pela qual somos tão laodiceianos, novamente. Não levamos a sério a ideia de tirar os olhos das coisas do mundo e fixá-las exclusivamente em Jesus. E é por isso que somos mornos, nem quentes nem frios. {Ap 3:16} Temos uma forma de piedade {2 Tim 3:5}; Passamos pela rotina e nos comportamos muito bem, especialmente em comparação com os outros. Mas é só branquear {Mt 23:27}, caros amigos. Vamos lá, admita. Não estou tentando julgar ninguém nesta sala, estou simplesmente explorando com vocês o veredicto da Testemunha Verdadeira. {Ap 3:14-21} Esta é a Sua avaliação da igreja do fim dos tempos. Não podemos negar Seu veredicto. A razão para isso é porque temos os olhos da nossa mente todos juntos com muita frequência nas coisas deste mundo ainda, e gastamos muito pouco tempo fixando o olho da nossa mente em Jesus. É claro que, ao contemplar, somos transformados à semelhança do que vemos. Eu tenho que dizer isso para vocês diretamente meus amigos, por favor, não se ressintam de mim por falar tão direto com você. E você percebe que estou usando o pronome pessoal. Estou falando de nós, “nós”.
Precisamos de avivamento como povo. {LDE 189,1} Amém? {Amém} Então, o que temos de fazer? Temos que desviar os olhos das coisas inúteis e fixá-las em Jesus. Temos que “aphorao”. Temos que “aphorao”. Esse é o nosso trabalho diário, por hora – o nosso trabalho diário, por hora. Que tempo verbal você supõe que “olhar” está no grego? Vamos lá, aqueles de vocês que estiveram comigo. Esse é o tempo presente ativo; E o que significa o tempo presente ativo? Ação contínua e contínua, seja ela qual for. Olhando – isto é no tempo presente ativo no grego. Isso significa que devemos estar continuamente olhando para Jesus, não apenas ocasionalmente. O quê? Continuamente. Ouço um “amém”? {Amém} Esta é uma disciplina espiritual radical de que estamos falando. A maioria de nós desconhece totalmente o assunto. Mas é o que vai ser preciso se quisermos realmente ganhar duas coisas. Seguem-se duas coisas:
- vitória consistente sobre a tentação,
- e crescimento contínuo para a semelhança de Cristo de caráter.
Devemos “aphorao”, desviar nossos olhos de tudo o mais e fixá-los em Jesus, particularmente no olho da mente, se quisermos obter uma vitória consistente sobre a tentação e experimentar o crescimento contínuo em caráter semelhante a Cristo. Agora, vamos trabalhar com ambos.
Em nosso tempo restante aqui, vamos olhar para a necessidade de fazer isso a fim de obter uma vitória consistente sobre a tentação. Está bem? Testemunhos, Volume 4, página 357: “Nosso principal perigo é…” Agora, a propósito, qualquer frase que comece assim deve fazer com que você se sente e realmente tome nota. Qual é o nosso principal perigo, caros amigos? “Nosso principal perigo é ter a mente desviada de Cristo.” Esse é o nosso quê? O nosso principal perigo. Está em ter o olho da mente desviado de Cristo.
Agora, se ele estivesse aqui esta manhã, quem você supõe que se levantaria em sua grande voz de pescador estrondoso e diria: “Amém, prega irmão”? Quem? Pedro. Pedro, o apóstolo. Ele não teve uma experiência muito tangível sobre o principal perigo de ter o olho da mente desviado de Cristo? Está registrado nas Escrituras, e eu costumava me perguntar por que no mundo ele foi gravado. Quero dizer, foi uma história meio emocionante, andando sobre a água, uau, mas eu não entendi a lição de objeto espiritual por um longo tempo. Mas eu faço agora. Tu? E já agora, porque é que o próprio Jesus andava sobre as águas? Ele estava apenas se exibindo? “Ei, olha o que eu posso fazer. Eu sou Deus; Posso andar sobre a água.” Era isso que Ele estava fazendo? Não. Por que Ele estava andando sobre a água? Porque essa é a única maneira que Ele poderia ter conseguido? Não. Havia muitas outras maneiras pelas quais Ele poderia ter conseguido. Então, por que Ele estava andando sobre a água? Meus queridos amigos, por favor, entendam que, para a mente hebraica, a água era o abismo, o domínio e o reino do reino das trevas. O fato de que Jesus podia andar sobre a água era um exemplo tangível, uma lição objetiva de que, pelo Seu poder, podemos andar acima do reino das trevas, e podemos evitar afundar nesse poço. Ouço um “amém”? {Amém} É uma profunda lição de objeto espiritual. Mas Jesus queria que os discípulos soubessem que não só Ele, como um homem dependente do Pai, poderia andar sobre a água, mas nós, como homens pecadores, dependentes Dele, podemos andar sobre a água. Você está comigo? É por isso que quando Pedro disse: “Senhor, se és Tu, manda-me vir a Ti”, Jesus disse o quê? “Venha.”
Ouça. A história está registrada em Mateus 14:25. “Agora, na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. E quando os discípulos O viram caminhando sobre o mar, ficaram perturbados, dizendo: ‘É um fantasma!’ E clamaram por medo. Mas imediatamente,” eu gosto disso, “… imediatamente,” “Jesus falou com eles, dizendo: ‘Tende bom ânimo! Sou eu; não tenhais medo’. E Pedro respondeu-lhe e disse: ‘Senhor, se és tu, manda-me vir a ti sobre as águas’. Então Ele disse: ‘Venha’.” “Venha.” “E quando Pedro desceu do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus.” Até aqui, tudo bem. O que é que ele está a fazer? Ele é “aphorao-ing”. Ele está desviando os olhos de tudo o resto e está fixando-os em Jesus. Mas então o que acontece? Versículo 30: “Mas, vendo que o vento estava agitado, teve medo; e, começando a afundar-se, exclamou, dizendo: ‘Senhor, salva-me!’ E imediatamente”, há a nossa palavra novamente; Adoro, “… imediatamente, Jesus estendeu a mão, pegou-o e disse-lhe: ‘Ó tu de pouca fé, por que duvidas?'”
Meus amigos, por favor, entendam a profunda lição do objeto espiritual aqui e aprendam com ela, e apliquem-na à sua própria experiência pessoal, por favor. “Ó tu de pouca fé, por que duvidas?” Por que duvidou? Ele tirou os olhos de Jesus. Veja, “esta é a vitória que vence o mundo, mesmo o nosso”, o quê? “… fé;” {1 Jo 5:4} E como obtemos fé?“Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé.” {Heb 12:2} Amém? Ao olharmos para Ele, Ele inicia a nossa fé. Ao continuarmos olhando para Ele, Ele o quê? Ele amadurece, Ele desenvolve, Ele fortalece, Ele aperfeiçoa, Ele termina. Mas no momento em que tiramos os olhos de Jesus, o que acontece? Começamos a duvidar; perdemos a fé; E quando perdemos a fé, o que acontece? O que acontece, inevitavelmente? A lei da gravidade toma conta.
Agora, por favor, entenda a equivalência espiritual aqui. Por favor, entenda a equivalência espiritual. A lei da gravidade é a nossa inclinação natural para o mal. {Ed 29,1} Você pegou isso? O que é a lei da gravidade? É a nossa inclinação natural para o mal, a nossa propensão natural para afundar na fossa dos pensamentos e sentimentos carnais. Pelo menos, se não palavras e ações. Você está acompanhando isso? Isso é gravidade. Agora, meus queridos amigos, a única maneira de você e eu superarmos a gravidade, superarmos essa inclinação natural para o mal, é mantendo-nos em constante comunhão com Aquele que é o único que tem poder para nos capacitar a fazê-lo. {Amém} “Sem Ele não podemos fazer nada.” {Jo 15,5} Mas com Ele podemos caminhar sobre as águas. Ouço um “amém”? {Amém} Com Ele, podemos manter-nos acima daquela fossa fervilhante de pensamentos e sentimentos carnais. Você pode fazê-lo mesmo na privacidade de sua mente, sua vida mental, mas você só pode fazê-lo se você manter o olho da sua mente o quê? Fixo em Jesus. No momento em que você quebrar a comunhão com Jesus Cristo, venha agora, admita… No momento em que você rompe a comunhão com Jesus Cristo, o que acontece? Você afunda… Você afunda!
E o diabo sabe disso, é por isso que ele está constantemente tentando desviar o olho da mente de Jesus Cristo. Ele sabe que ninguém pode andar sobre a água. Ninguém tem o poder dentro de si para superar a gravidade. Eles só podem fazê-lo porque dependem constantemente de Jesus. Então, o que ele está constantemente tentando fazer? Satanás – o que ele está constantemente tentando fazer? Quebre nossa conexão com Jesus, você sabe disso.
O momento em que Pedro começou a olhar para as circunstâncias: o vento e as ondas. A propósito, a inspiração nos diz que ele olhou por cima do ombro para ver se os discípulos estavam apreciando o que ele estava fazendo. {DA 381.5} Um pouco de orgulho envolvido lá. A propósito, meus amigos, quando aprendemos a andar sobre a água, é muito, muito fácil começar a tomar crédito pessoal e ficar hipócrita e orgulhoso. {BEcho, 15 de maio de 1892 par. 5} Você está ouvindo o que eu estou lhe dizendo? Por favor, saiba que a cada instante você é capaz de superar a gravidade, é apenas por causa Dele e não de você. Ouço um “amém”? Você não pode tomar nenhum crédito por isso. Não fique olhando por cima do seu ombro para ver se alguém está apreciando o que você está fazendo. Só Jesus o torna possível. Só Jesus é que torna possível.
Mantenha essa comunhão constante e você terá acesso contínuo ao poder divino, e você pode desafiar a lei da gravidade. Você pode desafiar sua inclinação natural para o mal. Louvado seja Deus! Amém? Você pode caminhar sobre a água. É possível. Acredite nele. Olhe para Ele. Confie nEle e, em Seu poder, evite consistentemente afundar-se naquela fossa de pensamentos e sentimentos carnais. A propósito, se você por um momento tirar os olhos de Jesus e descobrir que está afundando, pelo menos tenha a presença de espírito que Pedro fez para gritar: “Senhor, salve-me!” {Mat 14:30} Louvado seja Deus, imediatamente você terá uma mão forte para tirá-lo daquela fossa.
Mas o que você fez? Vamos lá, o que você fez? Você se contaminou. Você se contaminou. Você poluiu sua mente. Mas louve a Deus: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar nossos pecados e para”, o quê? “… purificai-nos de toda injustiça.” {1 Jo 1:9} Louvado seja Deus. Mas, meus caros amigos, vamos aprender com nossos erros {7T 244.4}, ok? Vamos aprender com os nossos erros. Sempre que tropeçamos e caímos, por falta de vigilância e oração, vamos sentar e pedir a Deus que nos ajude a aprender com o erro, para que possamos evitar fazê-lo novamente. {ST, 10 de fevereiro de 1890 par. 7}
Sabe, sempre que eu faço isso, inevitavelmente, você sabe qual é a razão pela qual eu afundei? É porque, por uma razão ou outra, tirei o olho da minha mente de Jesus. Deixei que algo desviasse os olhos da minha mente de Jesus. Nosso principal perigo está em ter a mente desviada de Cristo. É isso. Por favor, meus queridos amigos, reconheçam que, se quiserem obter uma vitória consistente, devem disciplinar os olhos da vossa mente para estarem constantemente em Jesus. Estão todos comigo nesta questão? É essencial. É essencial. No momento em que você quebrar a comunhão com Jesus, a gravidade tomará conta e você afundará. Você não pode se manter acima da fossa fervilhante de seus pensamentos e sentimentos carnais sem poder divino, assim como Pedro não poderia andar na superfície do mar da Galileia sem poder divino. Paralelo direto. Paralelo direto. Por favor, saibam disso.
Review and Herald, 11 de julho de 1907: “Contanto que você olhe para Cristo.” “Contanto que você”, o quê? “… olhai para Cristo, estais seguros; mas o momento”, o quê? “… No momento em que você confia em si mesmo, você está em grande perigo. Aquele que está em harmonia com Deus dependerá continuamente Dele para obter ajuda.” Amém? {Amém} Este é o segredo, meus caros amigos, para uma vitória contínua e consistente. É uma dependência contínua e total de Jesus Cristo. Esse é o segredo. Ouça a maneira como Davi coloca no Salmo 25:15: “Os meus olhos estão sempre voltados para o SENHOR”, “Os meus olhos estão”, o quê? “… sempre em direção ao Senhor”, “porque arrancará os meus pés da rede”.
Sinais dos Tempos, 19 de setembro de 1900: “Precisamos”, o quê, irmãos, irmãs? “… comunhão constante com Jesus, tanto quanto precisamos de alimento diário para nutrir o corpo. Se há um momento em que não corremos o risco de sermos enganados pelo inimigo, então por esse momento podemos dispensar a ajuda divina.” Mas haverá algum momento em que não corramos o risco de sermos enganados pelo inimigo? Será que alguma vez houve? Não, não há.
E já agora, quem é o inimigo que mais precisamos de temer e que está sempre preparado para nos enganar? Quem é? Não é Satanás, é eu mesmo. Jeremias 17:9: “O coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente perverso; quem pode conhecê-lo?” Ouço um “amém”? {Amém} Seu pior inimigo, aquele que você mais precisa temer, é aquele que reside dentro do campo. A propósito, quando você obtém vitória sobre ele, você obtém vitória sobre seu aliado também. {Aleluia} É por isso que aqueles de nós que vencem a carne com todas as suas concupiscências, suas concupiscências enganosas, como Paulo nos diz em Efésios 4:22, são “mais do que vencedores”, porque não só conquistamos a carne, mas conquistamos o reino das trevas no processo. Louvado seja Deus. Louvado seja Deus.
Salmos 16:8, aqui está o segredo da vitória de Davi. “Sempre coloquei o Senhor diante de mim”; “Eu coloquei o SENHOR”, quanto tempo, meus amigos? “… sempre.” Você está ouvindo um tema consistente e recorrente aqui? Estamos falando de comunhão constante e contínua com Jesus. “Sempre coloquei o Senhor diante de mim. Porque Ele está à minha direita, não me emocionei.” Invencível aos ataques do pecado, de si mesmo e de Satanás; Porquê? Porque Ele coloca o Senhor sempre diante dele. Você quer ser invencível? … Vamos lá, eu preciso de um pouco mais de resposta do que isso. Você quer ser invencível aos ataques do pecado, de si mesmo e de Satanás? {Sim} Então também vós deveis aprender a pôr o Senhor sempre diante de vós.
A propósito, quando Davi se meteu em problemas? Quando ele tirou os olhos do Senhor e os levou para Bate-Seba {2 Sam 11:2}; E quão rápido ele afundou quando fez isso, pessoal? Davi era um homem segundo o coração de Deus. {1 Sam 13:14; PP 722.4} Era um homem piedoso. Por favor, nunca subestime o quão rápido e quão profundo você pode afundar se tirar os olhos de Jesus.
Este Dia com Deus, página 232: “Leva Deus contigo em todos os lugares. A porta está aberta para cada filho e filha de Deus. O Senhor não está longe da alma que O procura. A razão pela qual…” Ouça: “A razão pela qual tantos são deixados a si mesmos em lugares de tentação é porque NÃO colocam o Senhor nunca diante deles. É nos lugares onde Deus menos pensa que você precisa carregar a lâmpada da vida. Se Deus for deixado fora de vista, se a nossa fé e a nossa comunhão com Deus forem quebradas, a alma estará em perigo positivo. A integridade não será mantida.” Você ouviu isso? Será que ela diz: “A integridade pode não ser mantida?” Não, ela diz, “Integridade”, o quê? “… não será mantido.” Porquê? Porque a gravidade vai puxá-lo para baixo no momento em que você quebrar a conexão com a única fonte que pode permitir que você desafie a lei da gravidade. Você quebra a comunhão com Jesus Cristo e sua inclinação para o mal VAI tomar conta. A integridade não será mantida. Por favor, entenda isso. “Se Deus for deixado fora de vista, se a nossa fé e a nossa comunhão com Deus forem quebradas, (…) a integridade não será mantida.” Tenho que dirigir esse ponto para casa.
Então, o que precisamos fazer, meus caros amigos, se quisermos obter uma vitória consistente? Temos que nos aproximar de Deus, e Ele vai fazer o quê? Aproxime-se de si. Salmos 69:18. Tiago 4:8 “Aproximai-vos de Deus…” Quer dizer, o Salmo 69:18 é “Aproximai-vos da minha alma e redime-a; Livrai-me por causa dos meus inimigos.” Tiago 4:8, “Aproxime-se de Deus e Ele o fará”, o quê? “… aproxime-se de você.”
Mas como nos aproximamos dEle? Como nos aproximamos dEle? Escolhendo não resistir ao poder de atração do Seu amor. E escolhendo nos expor à revelação do Seu amor. Ouviram o que acabámos de dizer? Isso é muito importante. Como nos aproximamos de Deus? Escolhendo não resistir ao poder de atração do Seu amor, mas escolhendo contemplar a revelação desse amor. Jeremias 31:3: “O Senhor apareceu-me de antigamente, dizendo: Sim, eu vos amei com amor eterno; Portanto, com amorosidade eu tenho”, o quê? “… te desenhou.'” O que é que nos atrai a Deus? É dele o quê? É a Sua bondade amorosa. Mas devemos escolher contemplar a revelação disso se ela vai ter um poder de atração sobre nós. Se você não vê-lo, ele não pode atraí-lo. Você está me seguindo?
Onde é finalmente revelado o poder de atração da bondade amorosa de Deus? Em Cristo e n’Ele crucificado. {1 Cor 2:2} Amém? É por isso que Jesus diz em João 12:32: “E eu, se for levantado da terra, o farei”, o quê? “… atrairá todos os povos para Mim.” Onde é que a bondade amorosa é mais perfeita e plenamente revelada? Está no sacrifício infinito de Deus {5T 515.1} para nos salvar, que Ele fez na cruz. Ao contemplarmos isso, isso nos atrai; Se não resistirmos, ele nos atrairá. Ao não só contemplarmos o Cordeiro {Jo 1, 29.36}, mas ao contemplarmos continuamente o Cordeiro, ao permanecermos com os olhos da nossa mente voltados para Cristo, ser-nos-á continuamente concedido poder sobrenatural para vencer. Salmo 26:3: “Porque a tua bondade está diante dos meus olhos, e eu andei na tua verdade.” Você mantém seus olhos na bondade amorosa de Deus, revelada em Cristo e Ele crucificado, e você pode caminhar sobre as águas. Ouço um “amém”? {Amém} Você pode caminhar sobre a água.
Para que Eu O Conheça, Para que Eu O Conheça, página 250: «A alma que ama a Deus ama tirar d’Ele forças pela comunhão constante com Ele. Quando se torna hábito da alma conversar com Deus, quebra-se o poder do maligno…” “… porque Satanás não pode permanecer perto da alma que se aproxima de Deus. Se Cristo é vosso companheiro, não acalentarás pensamentos vãos e impuros; não te entregarás a palavras insignificantes que entristeçam Aquele que veio para ser o santificador da tua alma… Aqueles que são santificados através da verdade são recomendações vivas do seu poder e representantes do seu Senhor ressuscitado. A religião de Cristo refinará o gosto, santificará o juízo, elevará, purificará e enobrecerá a alma, tornando o cristão cada vez mais apto para a sociedade dos anjos celestiais”. Ouviu esse último parágrafo? Contemplá-Lo constantemente nos faz o quê? Testemunhas eficazes para o Rei e cidadãos aptos para o Reino. Meus queridos amigos, eis o Cordeiro e conquistareis a vitória. Vamos orar.
Pai Deus, muito obrigado que podemos caminhar sobre a água se mantivermos a mente de olho fixo em Jesus. Em seu nome te louvamos amém. Obrigado, meus amigos.
Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).

Leave A Comment