Aqui pode descarregar a lição em pdf.

Diz-se que o desenvolvimento do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos nosso privilégio e nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso tempo de renovação pessoal enquanto o pastor Stephen Wallace nos leva “Da Glória à Glória”.

Bom dia, irmãos e irmãs. {Bom dia} Feliz sábado para você. {Feliz sábado} Tão bom tê-lo aqui. É um privilégio estudar a Palavra de Deus na casa de Deus no dia de Deus. Amém? {Amém} Mas se isso vai ser uma bênção, devemos ter, em primeiro lugar, o Espírito de Deus. As coisas espirituais são apenas discernidas espiritualmente. {1 Cor 2:13-14} Já o disse várias vezes, mas devo dizê-lo novamente. Deus nos perdoe por nossa tendência humana demais para sermos autossuficientes quando se trata de estudar Sua Palavra. Estamos estudando Sua Palavra hoje, mas não estamos apenas estudando qualquer tópico, estamos estudando a obra mais importante já confiada aos seres humanos; E o que é isso? Construção de personagens {Ed 225.3}, construção de caráter, como ser mudado de glória para glória {2 Cor 3:18}; e uma vez  que o termo bíblico para caráter é glória {Êx 33:18-34:7}, isso é realmente dizer como crescer de um estágio de desenvolvimento de caráter para outro é o tema deste seminário.

É um tema muito espiritual porque o caráter tem a ver com a mente. De fato, os pensamentos e sentimentos combinados compõem o caráter moral. {5T 310.1} “Como um homem pensa em seu coração, ele também é.” {Prov 23:7} Devemos ser “transformados pela renovação de nossas mentes”. {Rom 12:2} Quando você está falando sobre o que se passa na mente, você está falando sobre coisas espirituais, e não é fácil para nós entender essas coisas. De facto, é impossível compreendermos estas coisas sem a ajuda do Espírito Santo. Impossível.

Meus queridos amigos, quero de todo o coração que nós, como resultado de nosso estudo de hoje, compreendamos claramente a verdade, talvez mais claramente do que jamais a compreendemos antes. Mas quero que façamos mais do que apenas compreender mais claramente a verdade. Quero que experimentemos mais plenamente o poder santificante e libertador da verdade em nossa vida pessoal. Você está com o meu nisso? É esse o seu desejo? {Amém} Rezo para que seja… Rezo para que assim seja. Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. {Jo 8,32} Jesus também orou: “Santifica-os pela Tua verdade, a Tua Palavra é a verdade”. {Jo 17,17} Há um poder libertador e santificante na verdade. Mas não podemos experimentá-lo a não ser pelo Espírito da Verdade. Então, como tem sido nossa prática, precisamos começar nosso estudo, antes de abrirmos a Bíblia, precisamos abrir nossos corações e convidar o Espírito de Deus a entrar. Está preparado para voltar a fazê-lo comigo esta manhã? Convido-vos a ajoelhar-vos comigo para alguns momentos de oração silenciosa. Quero dar-lhe tempo para convidar pessoalmente o Espírito de Deus para o seu coração e, em seguida, vou orar em nosso nome corporativamente.

Meu Pai nos céus, em nome de Jesus Cristo venho à Tua presença esta manhã, em primeiro lugar para Te agradecer o privilégio de vir aqui neste Teu dia, a este Teu lugar, para Te adorar em espírito e em verdade. Mas Pai, se quisermos ser capazes de fazer isso, devemos ter o Espírito da Verdade aqui, não apenas em nosso meio como congregação, mas em cada um de nossos corações. Então, para esse fim, Pai, abrimos a porta do nosso coração e dizemos: “Entra”. Encha este corpo-templo com a Tua presença. Vivifique e energize nossas faculdades mentais e espirituais. Capacitai-nos, oro, não só para apreender a verdade com o intelecto, mas, acima de tudo, para abraçá-la com os afetos e submeter-nos a ela com a vontade, para que possamos não só compreender a verdade, mas também vir a estar sob a verdade, a ceder a ela, a deixá-la ter a sua santificação,  forma libertadora em nossas vidas. Por favor, Senhor, queremos que isto seja mais do que um exercício intelectual. Queremos que esta seja uma experiência que mude a sua vida. Então, pelo Espírito da Verdade, faça isso acontecer, eu oro. Faça um milagre e use este pobre vaso de barro. Por meio dela, por amor de Cristo e para a edificação de Sua noiva, derramai a bênção da verdade. Por favor, Senhor, remova tudo o que possa obstruir o fluxo e limpe tudo o que possa contaminá-lo ou contaminá-lo. Faz-me um vaso vazio e limpo que podes encher com a água pura e refrescante da vida, e deixa-a fluir. E por favor, Pai, conceda esta oração, pois eu a peço em nome de Jesus. Amém.

Gostaria que você voltasse para a página 71 do seu guia de estudo, a impressão. Eu percebo que há vários de vocês que acabaram de embarcar que não têm uma esmola, e sinto muito. Mas é claro que poderia ter estado connosco. Se regressar esta tarde, talvez possamos poupar-lhe um. Temos olhado para a importância da dieta mental, e é um efeito direto e dramático no caráter que desenvolvemos. Há um truísmo que você ouviu: “Nós somos o que comemos”. Isso geralmente é usado em referência à dieta física, e certamente é verdade lá. Mas é especialmente verdadeiro quando aplicado à dieta mental, o que alimentamos a mente. “Somos o que comemos”, meus amigos. O que alimentamos a mente através dos sentidos molda e modela diretamente a forma como pensamos.

Ver a mente, novamente, é um computador maravilhoso e é programado através dos nossos sentidos, os olhos e os ouvidos especialmente, mas todos os nossos sentidos estão envolvidos. Todos os sentidos estão envolvidos. Agora, por causa do efeito direto e dramático da dieta mental sobre o caráter que desenvolvemos, é imperativo que sejamos muito seletivos em relação ao que alimentamos a mente. Amém? Muito seletivo. Precisamos ter certeza de que não alimentamos a mente com comida carnal. Há um monte de lixo, comida carnal disponível. Mas meus amigos, temos que determinar, pelo amor de Cristo, matar o velho de fome e não alimentá-lo nada. Isso é imperativo. Mas, ao mesmo tempo, precisamos nos determinar a alimentar o novo homem de forma consciente, consistente, deliberada, fiel. Matar fome a um, alimentar o outro. Essa é a única maneira de sermos capazes de impedir que a natureza carnal recupere a ascendência e manter a natureza espiritual reinando e Cristo através dela no controle de nossas vidas. Tão importante.

Nosso último estudo desta manhã foi intitulado: “Olhando para Jesus”. {Heb 12:2} Este é o nosso lema, aliás o nosso mandato, e pelo amor de Cristo, isso deve tornar-se a nossa magnífica obsessão. Quero ouvir aí um “amém”: isso deve tornar-se a nossa magnífica obsessão. {Amém} Se quisermos obter uma vitória consistente sobre a tentação e experimentar um crescimento contínuo à semelhança de Cristo de caráter. Constatámos esta manhã como isso é imperativo se quisermos obter uma vitória consistente sobre a tentação. Porquê? «Esta é a vitória que vence o mundo, até a nossa fé» {1 Jo 5, 4} e tudo o que há no mundo, e o que há no mundo? A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, {1 Jo 2, 16} e estas são as três categorias de tentação. Cada tentação que você e eu experimentamos vem sob uma dessas três rubricas. Então, se vamos vencer essas tentações, é apenas pela fé.

Como obtemos fé? “Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé.” {Heb 12:2} Ao olharmos para Ele, Ele inicia essa fé e, ao continuarmos olhando para Ele, Ele a fortalece, amadurece e a aperfeiçoa. Podemos, pela fé, andar segundo o Espírito e não segundo a carne. {Gál 5:16} Podemos caminhar sobre a água. Amém? {Amém} Pedro, que história profunda e perspicaz é essa. {Mt 14:25-31} Como ele poderia andar na superfície do Mar da Galileia? Só mantendo os olhos em Jesus. No momento em que ele tirou os olhos de Jesus, o que aconteceu? O que aconteceu? A gravidade tomou conta e ele foi. Qual é o equivalente da gravidade em nossa própria experiência cristã? É a nossa inclinação natural para o mal. {Ed 29,1} A única maneira, meus queridos amigos, você e eu seremos capazes de caminhar acima da fossa fervilhante de pensamentos e sentimentos carnais, é manter os olhos de nossa mente voltados para Jesus Cristo. Ouço um “amém”? {Amém} Você tira o olho da sua mente de Cristo, e eu prometo a você,  a “gravidade” vai tomar conta e você vai afundar e é assustador o quão rápido e profundo você pode afundar. Basta perguntar ao David… Quando ele tirou o olho de sua mente de Jesus e o pegou em Bate-Seba. {2 Sam 11:2} Assustador quão rápido você pode afundar. Esse foi o tema do estudo desta manhã.

Sinto muito que você perdeu isso se você não estava aqui. Esse foi um estudo importante, mas temos outro estudo importante agora. Devemos reconhecer como é absolutamente imperativo manter os olhos da mente voltados para Jesus se quisermos experimentar um crescimento contínuo à semelhança de Cristo de caráter. Se vamos experimentar o quê? Crescimento contínuo à semelhança de Cristo de caráter. Não só é essencial estar olhando para Jesus para experimentar uma vitória consistente, mas é essencial continuar olhando para Jesus para experimentar um crescimento contínuo. Você está comigo? {Amém}

Agora, aquele verbo “olhar” de novo, para o bem de vocês que não estavam aqui. O grego é muito interessante; é composto por duas palavras. “Apo”, que é um prefixo, que significa “de”, e “horao”, que significa “olhar”. Você juntou esses dois e você tem: desviar sua mente de tudo o resto e fazê-lo rebitar em Jesus. Isso é literalmente o que esse verbo grego significa. Por favor, note que se você vai fixar o olho da sua mente em Jesus, você tem que se afastar de todo o resto. É claro que o diabo sabe disso e, por isso, está muito, muito interessado em desviar os olhos da nossa mente de Cristo. Porque Ele sabe que, se Ele puder nos impedir de nos concentrarmos, fixando nossa mente em Cristo, inevitavelmente afundaremos… e afogarmo-nos na fossa dos nossos próprios pensamentos e sentimentos carnais.

Meus queridos amigos, é preciso um esforço diligente e perseverante, habilitado pela graça divina, para disciplinar o olho da mente e mantê-la focada em Cristo. Não devemos mudar a nós mesmos; não podemos mudar a nós mesmos. Só o Espírito Santo pode mudar-nos. Mas devemos cooperar com o Espírito Santo, olhando para Jesus. Amém? {Amém} É somente contemplando-O que podemos ser transformados “de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor”. {2 Cor 3:18} Não estou exortando você a mudar a si mesmo, mas estou exortando você a manter o olho de sua mente em Jesus para que Seu Espírito possa transformá-lo à semelhança do que você está vendo. Isso faz sentido? Entendeu isso? Absolutamente crucial não só, mais uma vez, para obter uma vitória consistente, mas para experimentar um crescimento contínuo.

Meus amigos, o mais interessante é que aquilo que, a princípio, pode muito bem ser um dever… Ok, vou reconhecer isso; a princípio, pode muito bem ser um dever que só temos que nos esforçar diligentemente para cumprir para manter nossa mente longe das coisas do mundo e em relação a Jesus. Prometo-vos, porém, que quanto mais contemplarem Cristo, mais virem a Sua beleza, o Seu amor, cada vez menos pensarão nisso como um dever e cada vez mais se tornará um deleite. Por favor, saibam disso e tenham coragem! Esta disciplina mental e espiritual pode ser, no início, um passo difícil, mas se você ficar lá, descobrirá que Jesus atrairá a mente como um ímã. {2MCP 595.2} Lembrem-se daquela frase que lemos esta manhã. Ele vai desenhar a mente como um quê? Como um ímã. Há um tremendo poder de atração no amor de Jesus Cristo. Sua bondade amorosa nos atrai, lembra disso? Jeremias 31:3: “Sim, amei-vos com amor eterno; Por isso, com amorosa bondade, atrai-vos.” O seu amor atrai-nos, é incrivelmente atraente, o amor de Jesus. Ouço um “amém”? {Amém}

E esse amor é finalmente revelado em “Cristo e Ele crucificado”. {1 Cor 2:2} É por isso que Jesus diz: “Eu, se for levantado, o farei”, o quê? “… atrairá todos para Mim» {Jo 12, 32} e é por isso que, a propósito, diz o apóstolo Paulo, o mestre pregador do evangelho, diz o quê? “Estou decidido a não saber nada entre vós, a não ser Cristo e Ele crucificado.” {1 Cor 2:2} Porque aí está revelado o poder do amor atraente de Deus, Cristo e Ele crucificados. Não admira que João Batista, o mais poderoso dos profetas, qual fosse a essência da sua mensagem? “Eis o Cordeiro de Deus.” {Jo 1,29} Eis o Cordeiro, o Cordeiro morto {Ap 13,8}; É isso que atrai as nossas mentes. Meus queridos amigos, quanto mais O contemplamos, mais atraente Ele se torna, até que Ele se torne nossa magnífica obsessão. E olhar para Jesus já não é um dever, é o nosso maior deleite. É quando a experiência cristã realmente se torna positiva, e realmente se torna poderosa! É quando tiramos os olhos de tudo o resto e os mantemos constante e exclusivamente em Jesus Cristo.

Eu tenho que compartilhar esta declaração porque – eu compartilhei uma vez antes – mas é tão relevante aqui, no final da página 71. Review and Herald, 30 de maio de 1882: “Ser cristãos vivos”. Ser o quê? “Cristãos vivos.” O que implicaria que há cristãos mortos. Você está comigo? Na verdade, há muitos desses. Mas eu quero ser um cristão vivo. Você está comigo? {Amém} Ok, aqui está o segredo: “Para sermos cristãos vivos, devemos ter uma conexão vital com Cristo. O verdadeiro crente pode dizer: “Sei que o meu Redentor vive”. {Jó 19:25} Esta íntima comunhão com o nosso Salvador tirará o desejo de gratificações terrenas e sensuais. {Amém} Todos os nossos poderes de corpo, alma e espírito devem ser devotados a Deus. Quando os afetos são santificados, as nossas obrigações para com Deus tornam-se primárias, tudo o resto secundário.” Jesus torna-se verdadeiramente, meus queridos amigos, a nossa magnífica obsessão.

Quanto mais contemplamos o Seu amor, mais nos apaixonamos por Ele, e dizemos com a noiva em Cântico de Salomão 5:10 e 16: “Meu Amado é… Chefe entre dez mil. Sim, Ele é totalmente adorável. Este é o meu Amado, e este é o meu Amigo”, o melhor amigo que tenho, este é aquele que amo de todo o coração. Meus queridos amigos, quando tiverem esse tipo de experiência, perceberão que Jesus atrai seus pensamentos e seus sentimentos como o ímã, e vocês terão poder sobrenatural a cada momento para “trazer todos os pensamentos para o cativeiro para a obediência de Cristo”. {2 Cor 10:5} Embora o velho ainda esteja puxando você, a atração não será tão percetível porque sua mente estará obcecada por Jesus. Esse é o segredo. Esse é o segredo.

Agora, como podemos desenvolver tal relação com Jesus? Você não pode ter esse tipo de obsessão com a amabilidade de Jesus até que você se familiarize com a amabilidade de Jesus. Amém? Você tem que entender o quão adorável Ele realmente é se essa amabilidade vai ser a influência número um atraindo sua mente e coração. É por isso que Paulo diz, novamente, em Filipenses 4:8, o versículo do qual tomamos o título do estudo de hoje. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é bom, se há alguma virtude e se há algo louvável, medite” – ou o rei Tiago, “pense” – “sobre estas coisas”. Veja, é aí que temos de virar a nossa mente. Temos que voltar nossa mente para as virtudes que constituem o caráter de Jesus Cristo, e é isso que essas coisas são. Todos eles são, em última análise, revelados em Jesus Cristo. É como contemplamos isso, e somente como contemplamos isso, que o Espírito Santo pode nos transformar à semelhança do que estamos vendo, e nos tornar verdadeiros, nobres, justos, puros e amáveis, e de bom relato e virtuosos e louváveis. Ao contemplar você é o quê? … mudou, transformou-se à semelhança do que vês.

Grande Controvérsia, página 555; note-se. Já o estabelecemos anteriormente, mas quero restabelecê-lo neste contexto. Grande Controvérsia, página 555: “É uma lei”, é uma, o quê, classe? {lei} “É uma lei tanto da natureza intelectual como espiritual que, ao contemplarmos, nos tornamos transformados.” Mas repare como a mudança ocorre, próxima frase: “A mente gradualmente”, a mente o quê? “… adapta-se gradualmente aos assuntos sobre os quais lhe é permitido habitar.”

Agora, trabalhe comigo nessa declaração. Em primeiro lugar, “É uma lei…”, o que isso significa? Que lei é essa? {Pastor deixa cair a caneta.} Isso é chamado de lei da gravidade. Diga-me, uma lei respeita as pessoas? Eu realmente não acho que essa caneta deva cair quando eu a solto, afinal, eu sou um ministro ordenado do evangelho… {Pastor largou a caneta.} Não faz diferença nenhuma, não é? E a crença pessoal? Recuso-me a acreditar que esta caneta vá cair. Só sei que não vai porque não acredito que vai cair. {Pastor largou a caneta.} Não faz diferença nenhuma, não é? E quanto à preferência pessoal? Você sabe, eu realmente gostaria que esta caneta não caísse desta vez quando eu a soltei. Eu realmente não quero… ele para cair. {Pastor largou a caneta.} O que estou ilustrando? Estou ilustrando a verdade, simples, mas profunda, de que o direito é inexorável. Ouça-me: funciona quer goste ou não, acredite ou não, não importa quem seja. É assim. Estão todos comigo? Estamos a falar de uma lei. O que é esta lei? É tão certa, tão inexorável quanto a lei da gravidade. Que passa? Ao contemplar que somos, o quê? … mudou. Transformado à semelhança do que vemos. Meus caros amigos, não há como escapar disso. Você se torna como o que você vê. Estamos todos juntos?

Não se engane com isso, e é fácil fazê-lo. Porquê? Porque a mudança não é radical, não é rápida, é o quê? É gradual. “A mente adapta-se gradualmente aos assuntos sobre os quais lhe é permitido habitar.” E precisamente porque a adaptação, a mudança, é gradual, muitos de nós já nos enganamos a pensar que não estamos a ser prejudicados por contemplarmos aquilo que não é semelhante a Cristo, mas estou aqui para vos dizer, vocês são. Por lei, você está sendo prejudicado. Não se iluda com isso. Por favor, não se engane sobre isso! Você precisa se perguntar toda vez que fizer uma escolha sobre o que vai alimentar sua mente, através de seus sentidos, você precisa se perguntar: “Eu realmente quero me tornar como o que vou contemplar?” Porque, por lei, é isso que está acontecendo. Você está comigo nisso? Por lei, é o que está acontecendo. Você está se tornando como o que você vê. Por isso, é crucial escolher cuidadosamente o que você contempla. É fazer de você a pessoa que você realmente é. Não a pessoa que você parece ser – essa é uma história totalmente diferente. Vamos lá, você sabe disso. Podemos fazer um bom show e enganar as pessoas pensando que somos algo que não somos; mas o que realmente somos continua aqui entre o ouvido direito e o esquerdo: “Como um homem pensa em seu coração, ele também é”; {Prov 23:7} e o que nos torna o que realmente somos é o que contemplamos. Portanto, é precisamente por isso que, se quisermos ser semelhantes a Cristo em caráter, se quisermos ser transformados pela renovação de nossas mentes {Rm 12:2}, temos que manter os olhos da mente constantemente focados em Jesus Cristo. Constantemente.

Review and Herald, 30 de maio de 1882: “Ter um amor constante e sempre crescente por Deus…” Pausa. Você quer isso? … Preciso ouvir um pouco mais entusiasmado “amém”. Vou dar-lhe uma segunda oportunidade. “Ter um amor constante e sempre crescente por Deus”, você quer isso? {Amém} Bom; Se você realmente quer, você vai prestar atenção ao que se segue, porque é a única maneira que você vai conseguir. “Para ter um amor constante e sempre crescente por Deus, e uma perceção clara de Seu caráter e atributos, devemos manter o olho da fé constantemente fixo Nele…” “Devemos”, o quê? “… mantenha o olho da fé constantemente fixo n’Ele.” “Deus deve estar sempre em nossos pensamentos.” “Constantemente”, “nunca”, você entende a mensagem aqui? Se quisermos ter uma experiência de crescimento contínuo à semelhança de Cristo de caráter, temos que continuamente contemplar Jesus Cristo. É só contemplando que podemos ser mudados. Isso faz sentido? Constantemente, fixa-se constantemente n’Ele – o olho da fé. Lembra-se daquele verbo em Hebreus 12:2, “Olhando para Jesus”? Isso está no tempo presente ativo; Isso significa uma ação contínua e contínua. Continuamente olhando, tirando nossos olhos de tudo o mais, e fixando-os em Jesus. É disso que estamos falando aqui. Deus deve estar sempre em nossos pensamentos. Essa é a única maneira, meus queridos amigos, de que podemos estar levando todos os pensamentos ao cativeiro para a obediência de Cristo. {2 Cor 10:5} É mantendo-o como tema da nossa vida de pensamento. Isso está ficando claro?

Agora, alguns de vocês podem estar dizendo neste momento: “Vamos lá, cara, vamos ser reais. Certamente você não está nos dizendo que devemos sempre ter o olho de nossa mente em Cristo, não é?” Bem, antes de tudo, deixe-me assegurar-lhes que estou simplesmente compartilhando com vocês o que o Senhor está dizendo. Está bem? Quer dizer, eu não estou inventando essas coisas. Falo a partir do que a inspiração tem a dizer. Ele é aquele que está nos dizendo que, se queremos uma vitória consistente e um crescimento contínuo, devemos manter a mente fixa, quanto tempo? constantemente sobre ele. Está bem? Mas como isso é possível? É possível? Ah, sim. “Todas as suas licitações são engraçadas.” {COL 333.1} Mas alguns de vocês podem estar dizendo: “Seja real, eu não sou um monge que vive no século 17 em um mosteiro sem nada para fazer além de orar e estudar a Bíblia e discutir teologia com os irmãos. Você sabe, eu vivo no século 21. Eu tenho todos os tipos de coisas mundanas que exigem minha atenção. Vamos lá, você não pode realmente levar a sério ter Cristo continuamente em seus pensamentos, não é?” Sim, tu podes. Mas como? Como? Trabalhe comigo nisso. Abençoai vossos corações, trabalhai comigo nisto.

Esta é uma disciplina espiritual com a qual a maioria de nós não tem absolutamente nenhum conhecimento. Quero dizer, não temos noção desse tipo de disciplina espiritual, e é exatamente por isso que somos tão laodiceanos. É precisamente por isso que somos tão mornos. Por favor, o que é que precisamos entender para que possamos manter o olho da mente constantemente em Jesus? Em primeiro lugar, reconheça comigo que Deus nos deu a capacidade de pensar em mais de uma coisa de cada vez. Não tem?

Você ficaria surpreso com a quantidade de coisas em que penso enquanto estou aqui. Estou olhando para seus rostos; Estou a lê-los constantemente e penso: “Gostaria que ele acordasse.” Ou, “Oh, eu gostaria que ela parasse de falar e ouvir”, não para mim, mas para o que o Senhor poderia querer dizer através de mim a ela. Todos os tipos de pensamentos interessantes continuam. Além disso, estou olhando para o relógio e estou sob pressão porque ele está correndo. Estou a pensar na minha equipa aqui com as câmaras, etc. E quando as luzes se apagaram, eu estava realmente preocupado com as luzes. Todos os tipos de coisas acontecendo em minha mente, espero que enquanto estou pensando sobre o que estou dizendo a você ao mesmo tempo – esperançosamente. O Senhor nos deu a capacidade de pensar em mais de uma coisa de cada vez, não é? Em outras palavras, meus caros amigos, temos o que é chamado de visão periférica até mesmo no olho da mente.

Trabalhe comigo. Meu olho físico, ok? … está olhando para o meu irmão de volta aqui com a câmera, Jeff … Torne-se um amigo querido. Estou olhando bem para Jeff. OK? Mas enquanto olho para Jeff, vejo o pastor Hartman aqui. Eu vejo as crianças da Academia aqui. Vejo as luzes aqui. Eu vejo esses bancos da frente. Vejo o meu caderno lá em baixo. Como se chama? Isso se chama visão periférica. Meu olho está focado em Jeff, mas ainda vejo muitas outras coisas.

Assim é com o olho da mente. Nossos pensamentos são obrigados a se concentrar em coisas específicas, e nem sempre elas podem ser diretamente espirituais por natureza. Você está comigo? Mas isso não significa que temos que perder Jesus de vista no processo. {Amém} Porquê? Porque se desenvolvermos a capacidade de fazê-lo, podemos mantê-lo pelo menos em nossa visão periférica. Isso faz sentido para você? Podemos mantê-lo pelo menos em nossa visão periférica, e isso, meus caros amigos, é uma disciplina muito preciosa para desenvolver. Claro, o olho da sua mente será direcionado para coisas que não são direta e especificamente espirituais. Mas isso não significa que você tenha que perder Jesus de vista. Isso não significa que você tem que perder de vista Jesus.

Ora, como podemos desenvolver uma consciência permanente da presença de Jesus, mesmo na nossa visão periférica, se é que só aí? Como podemos desenvolver isso? Quero recomendar-vos que vos treineis para estardes continuamente conscientes de que Cristo está convosco. Ele é o quê? Ele está convosco. Por favor, trabalhem comigo nesta questão. Davi diz, Salmo 16:8: “Eu coloquei o Senhor”, o quê? “… sempre antes de mim.” O que Jesus diz? Mateus 28:20, “Eu estou contigo”, o quê? “… sempre, até ao fim dos tempos.” Agora, vocês vêem que a única maneira, meus queridos amigos, de que podemos colocar o Senhor sempre diante de nós, é treinar-nos para estarmos continuamente conscientes de que Ele está sempre conosco. Isso faz sentido para você? Então, o que precisamos fazer é nos treinar para começar todos os dias pedindo a Deus, na pessoa de Seu Espírito, que entre em nossos corações e passe esse dia conosco. Então, ao passarmos o dia, não nos esqueçamos de que Ele está conosco sempre. Ele não prometeu fazer isso? Sim. Portanto, o que precisamos fazer é cultivar uma consciência de Sua presença permanente. Você está entendendo o que estou tentando explicar aqui? Preciso de um pouco de feedback. Não me dê apenas aquele olhar de TV. Está bem? Eu preciso saber que você entende o que estou tentando comunicar aqui.

Permitam-me que partilhe o que a inspiração tem a dizer a este respeito. Educação, página 255, o livro Educação, página 255, ouça: “Como escudo da tentação e inspiração para a pureza e a verdade, nenhuma outra influência pode igualar o sentido da presença de Deus”. Nossa! Esta não é apenas uma ajuda positiva, esta é a bênção número UM. Vou lê-lo novamente. “Como escudo da tentação e inspiração para a pureza e a verdade, nenhuma outra influência pode igualar”, o quê? “… o sentido da presença de Deus”. A propósito, no contexto imediato desta declaração – procure-a e leia-a. Educação, página 255, ela está falando de José e como ele lidou com o avanço sedutor da esposa de Potifar. O que disse ele? Como eu poderia fazer isso e pecar contra Deus? {Gn 39:9} Veja, o que era um escudo contra a tentação para ele? Era uma consciência de que ele estava na presença de quem? Deus. Deus, seu melhor Amigo, estava lá observando-o. Como ele poderia fazer tal coisa na presença de Deus? Vejam, meus queridos amigos, não pensaríamos em fazer algo inadequado se estivéssemos na presença de alguém que realmente amamos e respeitamos, não é mesmo? Fazemos coisas inapropriadas em segredo, com as cortinas desenhadas e as portas fechadas, para que ninguém veja. Mas meus queridos amigos, vocês podem desenhar as cortinas e fechar as portas para que Deus não veja? Não, Ele vê absolutamente tudo. Não só tudo o que você faz no reino do comportamento, mas Ele vê tudo o que você faz no reino de seus pensamentos. Ele não vê como o homem vê, o homem olha para a aparência exterior, mas Ele olhapara onde? No coração, {1 Sam 16:7} e quando você estiver ciente de que Ele está lá e você O ama e respeita e quer agradá-Lo, isso será uma tremenda motivação, um tremendo incentivo para não dececioná-lo e desobedecê-Lo mesmo entre o ouvido direito e esquerdo. Ouço um “amém”? {Amém} À medida que você continua a estar ciente de Sua presença permanente, você não só tem o poder de vencer a tentação, mas você está contemplando quem? Ele, e ao contemplar tu és o quê? … mudou. É por isso que lemos: “Como escudo da tentação e inspiração para a pureza e a verdade, nenhuma outra influência pode igualar o sentido da presença de Deus”. Você vê o tremendo trunfo e vantagem disso para nós se cultivarmos essa consciência da presença permanente de Cristo? Por favor, compreendam isso.

Review and Herald, 15 de março de 1906: “Santificação significa comunhão habitual com”, quem? “… com Deus”. “Santificação significa”, o quê? “… comunhão habitual com Deus”. Habitual, o que significa habitual? Em curso o tempo todo, sim. Como é que isso acontece? João 17:17: “Santifica-os pela tua verdade. Sua Palavra é”, o quê? “… verdade.” Como comungamos habitualmente com Deus, então, para que possamos experimentar a santificação? É pelo estudo e contemplação da Palavra de Deus. Ouço um “amém”? {Amém} Em última análise, isso é um estudo e uma contemplação de Jesus, porque Ele é o Verbo feito carne. {Jo 1,14} Você está comigo? Por favor, não separe o estudo da Bíblia e a contemplação das verdades nela contidas de um estudo da pessoa de Jesus, que é a Verdade. {Amém} Está bem? Não os separe.

É possível separá-los? É melhor você acreditar que é. Os escribas e fariseus eram estudantes da Bíblia? Vamos lá, agora, foram? Eles eram estudantes profissionais da Bíblia. Jesus disse-lhes: “Procurais as Escrituras”, o quê? “… diariamente, porque neles pensais que tendes a vida eterna.” {Jo 5,39} Eles estavam estudando a Bíblia como um fim em si mesmo, mas o estudo da Bíblia não é um fim em si mesmo, é um meio pelo qual conhecemos Jesus, “quem conhecer é a vida eterna”. {Jo 17,3} Ouço um “amém”? {Amém} É por isso que Ele diz: “Você examina as Escrituras diariamente porque nelas você pensa que tem a vida eterna, mas são elas que testificam de Mim”. {Jo 5,39}

“Por favor, continuem estudando a Bíblia, mas usem-na como um meio para se familiarizarem Comigo – Eu sou o único que pode santificá-los.”

Meus queridos amigos, se vocês estudarem a Bíblia como um fim em si mesmo, ela não os santificará. Não vai! Isso apenas o tornará mais preconceituoso e hipócrita e lhe dará uma falsa sensação de superioridade por causa de tudo o que você sabe mais do que todos os outros. Aliás, esse é o problema de Laodicéia! Pensamos que somos o quê? « Ricos e aumentados em bens e sem necessidade de nada » {Ap 3, 17} porque temos toda esta verdade, mas o nosso problema é que não deixamos que a verdade nos tenha, porque não reconhecemos que a Verdade é, antes de mais, uma Pessoa, a quem devemos submeter todo o nosso ser, por amor a Ele. Amém? {Amém} Quando tivermos esse tipo de relacionamento com as Escrituras como a revelação de Jesus Cristo, então seu estudo será uma experiência de mudança de vida, e a verdade nos santificará. Santificar-nos-á. Há poder nisso para fazê-lo.

As palavras de Paulo a Timóteo: “Mas deveis continuar nas coisas que aprendestes e de que vos foi assegurado, sabendo de quem as aprendestes, e que desde a infância conheceis as Sagradas Escrituras, que são capazes de vos tornar sábios para a salvação pela fé que está em Cristo Jesus.” Versículo 16: “Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção, para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja completo, completamente equipado para toda boa obra.” {2 Tim 3:14-17} {Amém} Veja, o estudo da Bíblia é para nos tornar semelhantes a Jesus. Se não estivermos estudando com esse propósito, não seremos abençoados no estudo da Bíblia. Os escribas e fariseus estudavam-na todos os dias, mas será que isso os tornava semelhantes a Jesus? Não. Na verdade, isso os tornou como Satanás. É possível que o estudo bíblico seja usado contra Jesus Cristo? Claro que sim. Alguns dos estudantes bíblicos mais diligentes do mundo foram os que crucificaram Jesus Cristo. Vamos lá, ouçam-me. Obviamente, o estudo bíblico em si não é uma experiência santificante e transformadora da vida. É? É o motivo por trás do estudo. Sabe, é isso que me preocupa em muitos de nós.

Em primeiro lugar, a maioria de nós não estuda a Bíblia. Vamos lá, admita. Mas então há um grupo muito bom que estuda a Bíblia para provar que todos os outros estão errados e que eles mesmos estão certos. Vamos lá, estou lhe dizendo a verdade; você sabe que estou lhe dizendo a verdade; E a única vez que tiramos o pó desse livro sagrado é para que possamos discutir alguém em um canto e convencê-lo de que estamos certos e eles estão errados. Meus caros amigos, esse tipo de estudo só nos torna escribas e fariseus. Ouço um “amém”? {Amém} Deus nos ajude a estudar a Bíblia, mas pelas razões certas. Não estou dizendo para você não estudar a Bíblia, estou dizendo para você estudar a Bíblia pelas razões certas. Se o fizer, mudará a sua vida. {Amém} Vai mudar a sua vida.

Vamos realmente ser práticos agora, ok? Todo este conceito de contemplar Cristo, o que exige que façamos? Comentário Bíblico, Volume 6, página 1098, topo da página 73: “Contemplar Cristo significa estudar Sua vida como dada em Sua Palavra.” Ah, eu gosto disso. De repente, sabemos exatamente o que significa contemplar Cristo. O que é que isso significa? … estudar Sua vida como dada em Sua Palavra. Em primeiro lugar, é isso que significa. Então, uma vez que contemplar Cristo é absolutamente essencial se quisermos ser transformados à Sua semelhança pelo poder do Espírito Santo, o que também é essencial? Uma vez que contemplar Cristo é estudar Sua vida como dada em Sua Palavra, o que é absolutamente essencial se quisermos crescer de glória em glória? O que é absolutamente essencial, meus caros amigos? O estudo da Palavra de Deus. O estudo da Palavra de Deus. Meus queridos amigos, recomendo-vos o estudo da Palavra de Deus. Se você quer ser como Jesus, não é opcional. Você está me ouvindo? Não é opcional. A única maneira de sermos mudados é contemplando Cristo. Esse é o nosso papel cooperativo; e o que significa contemplar Cristo? Significa estudar Sua vida como dado neste livro; e sabe o que acabei de fazer? Acabei de identificar por que tantos de nós somos tão anticristos em caráter, porque passamos tão pouco tempo estudando este livro. Deus nos ajude a fazer mudanças. Ouço um “amém”? {Amém}

Meus queridos amigos, temos que fazer mudanças se quisermos ser transformados de glória em glória para a semelhança de caráter de Cristo, e assim nos tornarmos testemunhas eficazes para o rei e cidadãos aptos para o reino, e estou aqui para dizer a vocês que o Rei virá em breve! {Amém} Temos de fazer mudanças. Por favor! Por sua causa, peço-lhe, tire o olho da sua mente de todo o outro lixo que tanto enche o nosso dia e concentre-o em Jesus. Por favor! Você não será mudado a menos que faça isso. Isso não é opcional. Ninguém pode fazer isso por você. Você tem que fazer isso sozinho. Alguns de vocês podem estar dizendo neste ponto: “Cara, você pode simplesmente nos atormentar e assediar para estudar a Bíblia porque você é um pastor e não tem nada a fazer além de estudar a Bíblia; é muito fácil para você, mas estou ocupado. Eu tenho um horário; Eu tenho uma vida; Eu tenho uma renda para fazer. Tenho notas para tirar.” Ouçam, meus caros amigos, de que aproveita um homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua própria alma? {Mc 8:36} {Amém} “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” {Mat 6:33} Ouço um “amém”? {Amém} Não é uma questão de tempo insuficiente, é uma questão de prioridades. Vai admitir? Você sabe que isso é verdade.

A propósito, se a sua agenda diária tem algum tempo reservado para assistir TV, vídeos e música, ou jogar jogos de computador, ou navegar na web, ou ler alguma revista lixo, ou algum romance, por favor, saiba que sua alegação de não ter tempo para o estudo da Palavra de Deus simplesmente não é verdadeira. Não é verdade. Não se engane com isso. Abençoai vossos corações, se eu soar zangado convosco, não estou. Eu sou apenas sincero; Eu estou implorando a você; Seja real consigo mesmo. Temos de arranjar tempo e arranjar tempo para as coisas que são mais importantes. Admite. As coisas que são mais importantes, arranjamos tempo para. Pergunto-vos: há algo mais importante do que o estudo da Palavra de Deus? Se a única maneira de sermos mudados de glória para glória e temos que ser se quisermos ser cidadãos aptos para o reino ou testemunhas eficazes para o Rei. Se a única maneira de sermos mudados é contemplando a glória do Senhor, e contemplar a glória do Senhor significa estudar Sua vida como dada na Palavra, então eu pergunto a você, há algo mais importante do que o estudo da Bíblia para um cristão? Há? {Não} É número de prioridade o quê, então? {Um} Uma.

Tenho uma pergunta para si. Esse facto revela-se na sua agenda diária? Vamos lá, agora, seja honesto consigo mesmo. Não jogue consigo mesmo neste. Esse facto revela-se na sua agenda diária? Você deu o primeiro e melhor momento do seu dia para o estudo da Palavra de Deus? Não se ressinta de me sondar e fazer você honesto consigo mesmo. Estou fazendo isso para o seu próprio bem. Nós próprios enganámo-nos nestas matérias. Se for a prioridade número um, você vai arranjar tempo, e você vai dar ao Senhor não os pedacinhos que sobram, você vai dar a Ele o melhor tempo porque Ele é o seu melhor Amigo. {Amém} E você começará o dia com Ele, com tempo significativo no estudo de Seu livro.

Tenho uma recomendação para vocês, abençoem seus corações. É a minha própria prática, recomendo-o. Guardo comigo o livro Desejo de Eras, adoro esse livro! Um comentário inspirado sobre o relato bíblico da vida de Cristo. Aqui está o que você faz: Você começa lendo as passagens bíblicas sobre as quais o capítulo é um comentário inspirado. Importante: Não deixe que o Espírito de Profecia suplante o estudo bíblico. Que complemente o estudo bíblico. Leia primeiro as passagens bíblicas e, em seguida, leia o comentário inspirado sobre essas passagens. Quais são as passagens bíblicas? Bem, eles estão no início de cada capítulo, entre parênteses na parte inferior da primeira página. Eles estão lá. As passagens bíblicas sobre as quais o capítulo é um comentário inspirado, leia primeiro e depois leia o comentário inspirado. Prometo-lhe que se você começar o seu dia fazendo isso, dando tempo significativo sem distração, você terá uma experiência de mudança de vida se estiver estudando com o propósito de se tornar semelhante a Jesus e dependente do Espírito Santo. Você terá uma experiência de mudança de vida. O que você faz quando chega ao final do livro? O que tu fazes? Você vai para o início. Não sei dizer quantas vezes já passei por Desejo de Eras, e cada vez que o leio, é uma experiência totalmente nova! Eu me deparo com coisas que nunca vi antes e me pergunto: “Como é que eu nunca vi isso?” É assim quando você está lidando com coisas inspiradas. Eles são ilimitados, e você sempre pode aprender algo novo, e mais profundo e mais precioso e perspicaz, lendo-o e estudando-o. Amigos, a experiência de mudança de vida será sua se você fizer disso sua prática; Eu prometo-te que. Eu prometo-te que.

Quanto mais você estudar – ouça-me agora – quanto mais você estudar, a princípio pode ser um dever, mas quanto mais você se apaixonar pela amabilidade da vida daquele que você está estudando, cada vez menos será um dever, e mais e mais se tornará um, o quê? uma delícia. Você não vai ter que se fazer estudar, você vai ansiosamente ansioso para estudar. Na verdade, você vai se proteger ciosamente contra qualquer coisa que invada seu tempo de estudo {GW 100.1}, e você vai odiar vê-lo chegar ao fim. Sabe, por um milagre de graça que pode ser a sua experiência se não for agora. Por favor, saiba, falo por experiência própria. Houve um tempo em que o estudo da Bíblia era a coisa mais difícil que eu já tentei fazer. Cerra os dentes e faça-me fazê-lo, porque afinal, você sabe, eu era um cristão adventista do sétimo dia, na verdade, eu não era apenas um cristão adventista do sétimo dia, eu era um ministro ordenado adventista do sétimo dia! Eu tenho que estudar a Bíblia, fazer-me fazê-lo, modo de dever: ranger os dentes; amordaça-o. Sabe o que eu consegui me tornar com essa abordagem? Um túmulo caiado de branco muito chique . {Mat 23:27} Chama-se hipocrisia. Uma forma de piedade, mas negando o seu poder. {2 Tim 3:5} Está a acontecer alguma coisa? Vamos lá, agora, possivelmente aqui nesta congregação agora? Mas não é até – ouça-me – não é até que eu implorei ao Senhor para me revelar Sua amabilidade, e então cooperei com Ele no processo, escolhendo cessar minha satisfação com os apetites do meu velho, e alimentar exclusivamente meu homem espiritual com o melhor alimento, e enquanto eu me pendurava lá, minha paleta espiritual,  minha paleta mental, foi completamente reeducada, e agora, você sabe o que eu posso dizer honestamente? Eu não almejo mais o junk food, mas eu anseio pela Palavra de Deus. Houve momentos em que esse menino se sentou para estudar a Palavra de Deus à noite e ficou tão apaixonado e tão envolvido com o que estava acontecendo que, quando me levantei para verificar que horas eram, o sol estava nascendo na manhã seguinte. Prometo-lhes que, se Ele pode fazer isso por mim, Ele pode fazê-lo por qualquer pessoa nesta sala. Prometa-lhe isso. Prometa-lhe isso.

Quanto mais você estudar, mais Seu Espírito lhe revelará a verdade. Abençoai o vosso coração, as verdades que tive o privilégio de partilhar convosco são o resultado do meu próprio estudo pessoal, da minha própria busca de um conhecimento da verdade que mude a minha vida. Estou apenas compartilhando com vocês o que Ele me ajudou a conhecer, para que vocês possam experimentar o poder libertador e santificante da verdade {Jo 8,32; 17,17} também, se ainda não o fizeram.

A propósito, o que quer que você estude e descubra, a melhor maneira de torná-lo seu é compartilhá-lo imediatamente com outra pessoa. {AA 206.2; TM 352.2} Dê-o. Doe-o. Ao fazê-lo, torna-se seu; você entende ainda melhor. É por isso que estou em dívida com vocês, abençoai seus corações, por este seminário. Eu sou. Você me deu o tremendo privilégio de entender muito mais claramente do que eu nunca as verdades que tenho compartilhado com você. Porque no próprio ato de compartilhá-los, você passa a entendê-los melhor.

Arranjem tempo, meus amigos, arranjem tempo. Não tente, o quê? Encontrar tempo; Mas quê? Ganhar tempo; e faça-o de manhã. Eu recomendo – de manhã. Isso exige, é claro, que você vá para a cama em uma hora decente. Ouço um “amém”? {Amém} Isso exige, é claro, que você não vá para a cama com o estômago cheio. Agora paramos de pregar e começamos a nos intrometer, não é? Veja, se você vai para a cama com o estômago cheio, seu estômago tem que fazer esse trabalho e mantê-lo meio acordado fazendo isso a noite toda, e seu sono não é muito refrescante. Mas se você for para a cama com o estômago vazio em uma hora decente. . . A propósito, uma hora de sono antes da meia-noite vale duas depois. {7MR 224,3} Você pode acordar de madrugada, quando está muito quieto, e ninguém mais está por perto para incomodá-lo, e você pode sair da Palavra de Deus e ter uma experiência espiritual maravilhosa com Jesus. Mas você tem que levar a sério. Você tem que fazer alterações. Você tem que fazer alterações. Você não pode estar assistindo TV até as 11:00 horas, e espero fazer isso. Você está me ouvindo? Não podes fazer isso.

Agora, tem que avisá-lo, tem que avisá-lo, por favor, receba este aviso. Ao contemplar Cristo, você estará ciente de ser transformado à Sua semelhança? Tu vais? Ouça. Comentário Bíblico, Volume 6, página 1097: “É o Espírito Santo, o Consolador, que Jesus disse que enviaria ao mundo, que transforma o nosso caráter na imagem de Cristo; e quando isto se realiza, refletimos como num espelho a glória do Senhor. Ou seja, o caráter daquele que assim contempla Cristo é tão semelhante ao Seu que quem olha para Ele vê o próprio caráter de Cristo brilhando como de um espelho.” Outros vêem, mas e nós? Ouça: “Impercetivelmente para nós mesmos…” Que passa? “Impercetivelmente para nós mesmos, somos transformados dia após dia de nossos caminhos e vontade para os caminhos e vontade de Cristo, para a amabilidade de Seu caráter. Assim crescemos em Cristo e, inconscientemente, refletimos Sua imagem.” O quê? “Impercetivelmente para nós mesmos… inconscientemente refletimos Seu caráter.”

De facto, de que é que temos conhecimento? Estamos cada dia mais conscientes dos nossos defeitos, defeitos e imperfeições. Veja, quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais o quê? … defeituosos, defeituosos, pecaminosos nos vemos em contraste. {SC 64,2} Cuidado, esteja avisado, não desanime. Você pode ser tentado, ao contemplar Cristo, a pensar que não está melhorando, está piorando. Meus caros amigos, vocês não estão piorando. Garanto-lhe que não está a piorar. Você sempre foi tão ruim assim. Ouço um “amém”? {Amém} Você sempre foi tão ruim assim. Você só agora está saindo de seu autoengano. Louve a Deus por desvendar seus olhos para que você possa ver como realmente é com sua alma. Você não acha que aqueles que são ricos e aumentados em bens e não precisam de nada e não sabem que são miseráveis, pobres, cegos, miseráveis e nus {Ap 3:17} teriam que experimentar alguns testes de realidade bastante surpreendentes? Espere. Não se ressinta, louve a Deus por isso. Ajoelha-te, confessa-o, e depois contempla o Cordeiro {Jo 1, 29}, e ao contemplar serás mudado. {2 Cor 3:18} Ouço um “amém”? {Amém} Por favor, meu irmão, minha irmã, é a prioridade número um. Você estará comigo para orar?

Pai Deus, por favor, ajude-nos! Ajude-nos a levar a sério a cooperação com o Espírito Santo, fixando o olho de nossa mente em Jesus. Ajudai-nos a deixar que Jesus, o Sol da Justiça, seja a primeira coisa a amanhecer todos os dias nos olhos da nossa mente, para que possamos levar connosco ao longo do dia aquela imagem encantadora sobreposta à tela da nossa vida pensante. E embora nossos pensamentos possam ser direcionados para outras coisas, ajude-nos a manter a consciência da pessoa e do caráter adoráveis de Jesus, para que possamos constantemente contemplá-Lo e, assim, sermos continuamente capazes de crescer de glória em glória à Sua semelhança. Esta é a minha oração; por favor, conceda-o, pois eu o peço em nome de Jesus. E todos disseram: {Amém} Amém. Deus os abençoe, meus amigos.

Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).