Aqui pode descarregar a lição em pdf.

Diz-se que o desenvolvimento de caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. Durante a próxima hora, exploraremos tanto nosso privilégio quanto nossa responsabilidade de nos tornarmos semelhantes a Cristo em caráter. Junte-se a nós agora para este poderoso momento de renovação pessoal enquanto o Pastor Stephen Wallace nos conduz “De Glória em Glória.”

É bom ter você aqui, agradeço muito a sua presença. Estou ansioso por este tempo com você desde que começamos a conversar sobre isso, que já faz várias semanas. É um privilégio estar aqui. Estou muito feliz por você ter escolhido vir hoje à noite e espero, e oro para que você continue a escolher vir. Iniciamos hoje à noite um seminário muito intenso intitulado “De Glória em Glória,” e você pode perceber isso, se tiver sua pasta ali com seus encartes e papel pautado para anotações.

Vamos estudar juntos o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. O que é que vamos estudar? O trabalho mais importante já confiado aos seres humanos. O que é isso? Qual é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos? …com o caderno em mãos, ouço a resposta: “Construção de Caráter;” e essa é uma resposta lógica e boa para dar. Mas sabe, normalmente quando fazemos essa pergunta as pessoas respondem: “Ganhar almas.” “Compartilhar nossa fé,” esse é o trabalho mais importante; e eu acho que foi isso que passou pela mente de muitos de vocês, quando fiz a pergunta. Mas será que isso realmente é o trabalho mais importante? Pergunta: Podemos ser bem-sucedidos em ganhar almas se não tivermos um caráter semelhante ao de Cristo? Podemos? Não, não podemos. Meus queridos amigos, o que nos torna eficazes em ganhar almas é sermos cristãos amorosos e amáveis. Posso ouvir um “amém”? Como Paulo diz? “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos mas não tenho amor, sou como um metal que soa ou um címbalo que retine.” {1 Cor 13:1}

Por favor, saibam, queridos irmãos na fé, que podemos ser capazes de argumentar alguém até o canto em todas as 27 crenças fundamentais… Não, são 28 agora, não é? Todas as 28 crenças fundamentais com todos os textos-chave registrados em nossa memória, e no processo afastá-los de Jesus Cristo. Vamos lá… você admite isso? É possível? Receio que seja. Por favor, saibam que aquilo que verdadeiramente traz as pessoas a um relacionamento salvador com Jesus Cristo, não é tanto convencer a mente quanto é cativar o coração. Amém? Sim, a mente precisa ser convencida a respeito da verdade, mas o coração precisa ser cativado por Ele, quem é a Verdade. Amém? Somente então, a vontade, o poder governante, o poder de escolha, é conquistado pelo Senhor do Amor, e isso leva à verdadeira conversão. Meus queridos amigos, para levar alguém a esse tipo de experiência, precisamos ser capazes de fazer mais do que somente convencelos que nós temos a verdade. Precisamos deixar Ele, quem é a Verdade, amá-los através de nós. Amém? É exatamente por isso que existe um trabalho ainda mais importante do que ganhar almas. Precisamente porque é um pré-requisito essencial para ganhar almas efectivamente.

Vamos passar para a lição numero um, Na verdade é chamada de “Introdução” no seu material impresso, e eu quero ler uma resposta inspirada para a pergunta que eu fiz: Qual é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos? Está no livro Educação, página 225 primeira entrada… página 3. Citação… Prestem atenção! “A construção do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos; e nunca antes o seu estudo diligente foi tão importante como agora.” Qual é o trabalho mais importante, meus amigos? Qual é? …construção do caráter. A construção do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos; e por favor, note essa última frase: “e nunca antes o seu estudo diligente foi tão importante como,” quando? “agora.” Por que tão importante agora? Porque o Rei está vindo em breve. Eu ouvi dois, eu acho, améns muito fracos. Vou dar-lhes uma segunda chance nessa. Por que o estudo diligente da construção do caráter é tão importante agora? Na verdade nunca mais importante do que agora. Porque, preparem-se: o Rei está vindo em breve. {Amém!} Sim! Eu pensei que tínhamos alguns Adventistas aqui hoje à noite, aqueles que acreditam na iminência do retorno de Jesus Cristo. Meus queridos amigos, de todo o meu coração acredito que Jesus está voltando em breve… com todo o meu coração..

Na verdade, eu insisto, por favor, me ouçam nisso! Eu insisto que é impossível ter uma compreensão inteligente dos eventos proféticos do fim dos tempos combinado com uma compreensão dos acontecimentos atuais, sem chegar à conclusão de que Jesus está voltando muito, muito em breve. Os sinais dos tempos são claros e evidentes. Você está consciente de quão pouco tempo nos resta? E ainda há muito a ser feito. Há muito a ser feito… Há um mundo a ser alertado… Um Evangelho a ser levado a todas as nações, tribos, línguas e povos. {Ap 14:6} Uma mensagem especial. Chamada de “as três mensagens angélicas.” Uma mensagem que esta Igreja foi levantada para proclamar como o último chamado misericordioso para um relacionamento salvador com Jesus Cristo. Esse trabalho precisa ser feito. Essa mensagem precisa ser levada ao mundo inteiro; e nossas próprias vidas precisam estar preparadas, para irmos para casa com Jesus quando Ele vier. Essencialmente, esse é o trabalho que temos que fazer. Temos o evangelho a levar a todas as tribos, línguas e povos {Ap 14:6}; e temos que preparar nossas próprias vidas. {Ap 14:7} Mas, por favor, ouçam-me, meus queridos amigos. Por favor, me ouçam! O sucesso na realização de ambas as tarefas depende da mesma coisa, e o que é isso? …o desenvolvimento de um caráter semelhante ao de Cristo. Amém? Por quê? Porque não podemos ser testemunhas eficazes para o Rei nem cidadãos aptos para o Reino, a menos que tenhamos um caráter semelhante ao de Cristo. Quero repetir isso, e você provavelmente ouvirá isso novamente conforme a série continua. Não podemos ser testemunhas eficazes para o Rei nem cidadãos aptos para o Reino, a menos que tenhamos um caráter semelhante ao de Cristo. E porque o Rei está voltando em breve, meus queridos amigos, e porque leva tempo… leva tempo para desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo {5T 618.1}; insisto na veracidade dessa afirmação inicial, Educação, página 225: “A formação do caráter é o trabalho mais importante já confiado aos seres humanos e nunca antes seu estudo diligente foi tão importante quanto agora.” Tão importante quanto agora…e é exatamente isso que faremos nos próximos dias juntos.

Estaremos estudando diligentemente o que diz o Senhor sobre este tema de suma importância; e quero garantir desde já, Não vim de tão longe, de Montana, para compartilhar com vocês minhas próprias teorias pessoais ou opiniões sobre a construção do caráter. Deus me livre! Meus queridos amigos, quando lidamos com algo tão importante como a construção do caráter, precisamos de algo muito mais confiável e digno de confiança, do que as opiniões de algum pobre mortal. Amém? {Amém.}

Quando você lida com um assunto que você deve entender – para serem testemunhas eficazes do Rei e cidadãos aptos para o Reino – você precisa ter algo muito mais do que apenas a filosofia de alguém. É preciso saber o que diz o Senhor sobre o tema, e quero garantir que é isso que viemos compartilhar com vocês: O que diz o Senhor sobre o tema.

Ao analisar o material distribuído, você deve ter notado algo bastante peculiar: não há nada de Steve Wallace aqui. Bem… com algumas pequenas exceções, algumas notas inseridas aqui e ali, mas é quase inteiramente o que a inspiração tem a dizer sobre esse tema; e veja, é em isso que queremos basear o nosso estudo. Simplesmente vou servir, pela graça de Deus, como um guia turístico, para considerar com você o que diz o Senhor sobre este tema de extrema importância. Você me permitiria fazer isso? Estou orando fervorosamente para que o Espírito Santo me oriente e direcione, enquanto eu guio e direciono você a considerar o que diz o Senhor sobre este tema.

Estaremos usando como nosso livro-texto principal, a Bíblia, a Escritura. Vou usar, e espero que isso não incomode ninguém… estarei usando a versão New King James da Bíblia. Agora, eu aprecio a versão King James, é a Bíblia do povo, é a Bíblia na qual esta Igreja nasceu e cresceu, e é a Bíblia preferida de muitos; particularmente entre os santos de cabelos prateados. Mas o inglês elisabetano está se tornando cada vez mais difícil para a geração mais jovem, e por essa razão, eu escolhi a Nova King James. Ela tem exatamente a mesma base manuscrita por trás dela que a King James. Ela é tão semelhante que, se você tem a King James, provavelmente não terá problemas para acompanhar enquanto eu leio a partir da Nova King James, e, na verdade, em certas instâncias – e estaremos apontando algumas delas – a Nova King James traduziu com mais precisão, alguns dos idiomas originais. Então, eu realmente aprecio a Nova King James, e recomendo-a como uma excelente Bíblia de estudo.

Eu também preciso informar desde o início que, estaremos complementando e eu enfatizo a palavra “complementar…” …complementando nosso estudo das Escrituras, com o estudo do comentário inspirado sobre as Escrituras, que desfrutamos como um povo, conhecido como: “Espírito de Profecia”. Agora, quero deixar registrado desde o início, como alguém que foi profundamente afetado, influenciado positivamente e abençoado, pelos escritos do Espírito de Profecia. Meus queridos amigos, eu não estaria aqui sem esse dom, eu não acho. O Senhor me abençoou tremendamente através do estudo desses maravilhosos livros; e valorizo imensamente, o discernimento que eles proporcionam no estudo das Escrituras. e é assim que os utilizaremos, não para suplantar as Escrituras, mas para complementar o estudo das Escrituras. Faremos referência ao Espírito de Profecia, como comentário inspirado sobre as passagens bíblicas que estaremos estudando; para nos ajudar a compreender melhor os princípios contidos nas Escrituras, e para nos ajudar a aplicar esses princípios na prática na vida diária; e isso, a propósito, é onde o Espírito de Profecia realmente brilha; na aplicação prática do princípio bíblico, e eu não poderia privar vocês dessas percepções preciosas. Portanto, estaremos nos referindo a eles frequentemente e você vê isso, em seu material como comentário inspirado nas Escrituras.Tenho sua permissão para fazer isso, certo? {Sim.} Ótimo, obrigado.

Há outro ponto que devo enfatizar muito, muito enfaticamente neste estudo introdutório, e isso é, como nosso título resume, as coisas espirituais são, o quê? …discernidas espiritualmente. {1 Cor 2:13-14} Meus queridos amigos, o que significa isso, “…as coisas espirituais são discernidas espiritualmente”? Bem… basicamente isso diz, que sem a ajuda do Espírito Santo, simplesmente não temos o que é necessário, para entender a verdade ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador, em nossas vidas. Você… você ouviu o que eu acabei de dizer, aí? A passagem de onde tiramos o título… Vamos lê-la. Está em 1 Coríntios 2:13-14: “Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com o espiritual.” Mas…Paulo está nos alertando aqui, “…o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucura; nem pode conhecê-las, porque elas são,” o quê? “discernidas espiritualmente.” Agora, o homem natural… quem é ele? Bem, somos todos nós, exceto pelo trabalho sobrenatural do Espírito Santo em nossas vidas. Essa é a natureza humana sem a ajuda divina, esse é o homem natural; e por favor, note que, para o homem natural as coisas de Deus… são o quê? …loucura. Elas são loucura. Por quê? Porque elas só são discernidas espiritualmente. Agora, essa palavra, “discernidas”, em grego é um termo interessante, não significa apenas “entendido corretamente” mas, mais particularmente, significa “avaliado corretamente,” “apreciado corretamente.” Você vê… é necessário o poder do Espírito Santo, meus queridos amigos, não apenas para tornar possível para nós, entender com o intelecto a verdade; mas é necessário o poder do Espírito Santo para nós, valorizar corretamente a verdade, e apreciá-la com nossos corações, e escolher aplicá-la às nossas vidas. Sem a ajuda do Espírito Santo, nós não podemos possivelmente experimentar, repito, o poder libertador e santificador da verdade.

E você sabe que há poder libertador e santificador na verdade, não é? Jesus coloca dessa maneira: João 8:32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos … o que?… “Vos libertará.” Existe poder na verdade para nos libertar de o cativeiro natural, que todos nós estamos sujeitos? Cativeiro ao pecado, ao eu e a Satanás, essa trindade profana que tiraniza o homem natural? Sim, há poder na verdade para nos libertar. Mas meus queridos amigos, não podemos experimentar esse poder libertador, a menos que recebamos a verdade sob a influência do Espírito da verdade; e no poder do Espírito da verdade, escolhamos incorporá-la em nossas vidas. Há também poder santificador na verdade. Veja o próximo versículo. João 17:17: “Santifica-os na tua verdade. A tua Palavra é a verdade.” A verdade tem poder para nos santificar? Para nos tornar santos?

Sim, tem. Mas meus queridos amigos, não podemos experimentar o poder santificador da verdade, a menos que, novamente, a estudemos e a recebamos e a apliquemos pelo poder do Espírito da verdade. Essa é a única maneira; essa é a única maneira. Veja, há uma grande diferença entre conhecer a verdade intelectualmente e conhecê-la ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador em nossas vidas, não é? É possível ter um conhecimento intelectual da verdade e não ser libertado ou santificado por ela? É possível? Ah, você sabe que é assim… Você sabe que é assim… É muito possível… É assustadoramente possível conhecer muita verdade e não ter nenhuma experiência de seu poder santificador, libertador na vida. Você vê, conhecer a verdade, então, requer muito mais do que apenas dar consentimento intelectual a ela.

Você pode dar consentimento intelectual à verdade e não ser transformado por ela. O que significa, então, conhecer a verdade ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador? Vou dar a você três passos envolvidos. Anote-os… Eles são muito importantes. Para conhecer a verdade ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador na vida, você deve, número 1: compreendê-la com o intelecto. Você deve o quê? Compreendê-la com o intelecto. Você deve, sim, dar consentimento intelectual à verdade. Você deve entendê-la. Compreendê-la. Isso é essencial. Não estou dizendo que não é essencial compreender a verdade com o intelecto, mas estou dizendo que não é suficiente apenas compreender a verdade com o intelecto. Qual é a segunda coisa que devemos fazer? Número 1, devemos compreendê-la com o intelecto. Número 2, devemos abraçá-la com as afeições. Em outras palavras, devemos amar a verdade, apreciar a verdade, valorizar a verdade, considerá-la a coisa mais preciosa em nossas vidas; reconhecer que ela é a pérola de grande valor. Eu ouço um “amém”? {Amém.} Agora, bem aqui é onde precisamos de ajuda sobrenatural. Mas antes de explicar isso, deixe-me levá-lo ao terceiro passo que devemos dar, se formos conhecer a verdade ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador em nossas vidas. Número 3, devemos nos submeter à verdade com a vontade. Você entendeu os três? Número 1: Devemos compreendê-la com o intelecto. Número 2: Devemos o quê? Abraçá-la com as afeições. Número 3, e mais importante. Devemos o quê? Nos submeter a ela com a vontade. Devemos nos render à verdade, devemos obedecer à verdade. Devemos escolher viver nossas vidas em harmonia com as reivindicações Dele, que é a Verdade. Quando fazemos isso, meus queridos amigos, mas, não até… quando fazemos isso, experimentaremos seu poder libertador e santificador na vida. Eu ouço um “amém”? {Amém.}

Veja… Eu gosto de colocar desta forma: Não devemos apenas entender a verdade, devemos nos colocar sob a verdade. Existe uma diferença entre entender a verdade e estar sob a verdade? Sim! Entender a verdade é dar consentimento intelectual a ela; estar sob a verdade é se submeter a ela, render a sua vontade a ela, deixá-la agir em sua vida. Meus amigos, o que vai levá-los a entender a verdade, para estar sob a Verdade? É o passo intermediário. Qual é esse? Abraçar a Verdade, amar a Verdade. Eu ouço um “amém”? Veja… quando reconhecemos que a Verdade não é apenas um conceito abstrato, mas uma pessoa… especificamente, quem? …Jesus Cristo; e passamos a amá-Lo. É quando escolheremos entregar nossas vontades a Ele, sem reservas. Amém? {Amém.}

E não é até darmos esse terceiro passo, meu querido irmão, irmã, que experimentaremos em nossas vidas, o poder santificador e libertador da verdade. Temos que dar esse terceiro passo. Mas aqui está, não perca isso… Embora possamos dar o primeiro passo, dar assentimento intelectual à verdade; …sem a ajuda do Espírito Santo em um grau significativo, você pode compreender, você pode entender a verdade… não totalmente, não profundamente… não ao grau que o Espírito Santo pode permitir que você faça; mas em um grau significativo, você pode fazer isso sem a ajuda do Espírito Santo. Você pode dar assentimento intelectual à verdade. Mas, meus queridos amigos, o que você e eu não podemos fazer é dar os passos 2 e 3 sem a ajuda do Espírito Santo. Por quê? Romanos 8:7… Romanos 8:7… Não está lá, mas anote em suas notas. O que Romanos 8:7 diz? “A mente carnal é” o quê? “…inimizade contra Deus. Ela não está sujeita à lei de Deus nem mesmo” o quê? “…pode ser!” Sério? Sim, realmente. Vamos ter certeza de que entendemos o que Paulo está nos dizendo aqui. Primeiro de tudo, o que é a “mente carnal”? O que é a mente carnal? Sabe… eu costumava pensar que… se a mente carnal é inimizade contra Deus, ela não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Então, isso deve ser alguém que realmente se envolveu seriamente no pecado. Isso é um rebelde maduro. É esse o caso? Não, meus queridos amigos, é o que todos nós somos por natureza. Mesmo? Sim. Veja… tudo o que é nascido da carne é carne {Jo 3:6}, e somos carnalmente inclinados até sermos, o quê? …nascidos do Espírito, nascidos de novo… Então, nos tornamos espiritualmente inclinados. Mas até a conversão, todos nós somos por natureza, o quê? …carnalmente inclinados. Você está comigo nisso? E como tal, naturalmente… Qual é nossa atitude em relação a Deus? A mente carnal é o quê? Inimizade contra Deus. O que significa “inimizade”? Você pode entender pela palavra “inimigo”. A mente carnal tem uma “animosidade”, um “ódio” em relação a Deus.

Se você realmente quer saber, o que o homem natural pensa sobre Deus, então, você precisa ir ao Calvário. O que o homem natural faria a Deus, se tiver a chance? Ele o mataria. Veja… o Calvário não apenas revela o caráter de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, mas revela o caráter do homem, na pessoa daqueles que o pregam na cruz. É assustador o que vemos sobre nós mesmos ali, não é? Nós odiamos Deus naturalmente tanto que, dada a chance, nós o eliminaríamos. É exatamente por isso, queridos amigos, que, se quisermos dar o segundo passo: abraçar a Verdade com as afeições… e lembre-se, a Verdade é, em última análise… Quem? Jesus. Se quisermos abraçá-lo, em vez de crucificá-lo; precisamos que algo sobrenatural aconteça. Eu ouço um “amém”? {Amém.}

Precisamos ter um novo coração, um coração para conhecê-lo, com capacidades sobrenaturais para amá-lo… a quem naturalmente odiamos. Isso faz sentido?

E se você não consegue dar o passo 2… se eu não consigo dar o passo 2 pelo poder do Espírito Santo, e amar a Verdade; nunca daremos o passo 3. É o amor de Cristo que nos constrange. {2 Cor 5:14} Quando eu submeto minha vontade a Jesus, se for realmente submetida a Ele, é porque eu o amo e sei que Ele me ama. Aliás, só posso amá-lo porque Ele me amou primeiro. {1 Jo 4:19} Amém? {Amém.} E onde descubro o quanto Ele me ama primeiro? Novamente na Cruz, no Calvário. Veja… você descobre muita coisa sobre não apenas você mesmo, mas também sobre Jesus na cruz; e sobre o Pai na cruz.

Vamos passar muito tempo neste seminário, levando vocês à cruz, meus queridos amigos. Veja… Eu tenho a mesma obsessão que o apóstolo Paulo tinha. Estou decidido a não saber nada entre vocês, exceto Cristo e Ele crucificado. {1 Cor 2:2} É aí que está o poder transformador. É contemplando o Cordeiro… morto. {Ap 5:6} É aí que está o poder. É aí que o coração é capturado e é onde a vontade é conquistada. Amém? {Amém.} Veja… há todo tipo de coisa que acontece na cruz… A consciência é condenada, a mente é convencida, o coração é capturado, a vontade é conquistada, e a vida é convertida. Tudo acontece… onde? Na cruz, na cruz. Por favor… deixe-me levá-los, deixe-me levá-los frequentemente enquanto estudamos juntos, aos pés da cruz. É aí que tudo acontece, meus amigos. Que Deus nos ajude a perceber, porém, que se quisermos conhecer a verdade, – ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador na vida – precisamos ter ajuda sobrenatural. Porque, não só a mente carnal é inimiga de Deus. O que esse mesmo versículo continua a dizer? A mente carnal sendo inimiga de Deus nos impede de dar o passo 2. Naturalmente. Mas o que o versículo continua a dizer? “Ela não está sujeita à lei de Deus nem mesmo…” o quê? “…pode estar.” {Rm 8:7} Isso nos impede de dar, o quê? Passo 3!

Rendendo… sua vontade… escolhendo obedecer a Verdade. Nós não podemos fazer isso, meus queridos amigos, sem o poder do Espírito Santo. Não podemos! É impossível! Agora, eu tenho que colocar um pequeno qualificador aqui, e não perca isso, vamos insistir neste ponto conforme a série avança. Por favor, saibam que, embora a mente carnal não possa se submeter ou se sujeitar ao espírito da lei; a mente carnal pode fazer um trabalho notável de submeter o comportamento, à letra da lei. Você ouviu esse qualificador? Isso é significativo? É melhor acreditar que é significativo. Deixe-me repetir. “Embora a mente carnal não possa se submeter, seus próprios processos, seus pensamentos e sentimentos, e seus motivos e desejos ao espírito da lei… …o que a mente carnal pode fazer em um grau assustadoramente notável se a motivação do ego for suficiente? O que a mente carnal pode fazer? Ela pode sujeitar seu comportamento à letra da lei, e precisamente aí, reside sua notável capacidade de nos enganar, fazendo-nos pensar que somos algo que não somos. Estão me ouvindo, queridos amigos?

Vejam, é exatamente isso que é a hipocrisia. É conformar-se à letra da lei, e fazer um ótimo espetáculo. Comportando-se bem, e enganando os outros, e talvez até a si mesmo, fazendo pensar que você é… o quê? …um cristão. Afinal, você se comporta muito melhor do que a maioria das pessoas. O que a Escritura diz sobre esse coração natural? Diz que é enganoso acima de todas as coisas e extremamente perverso. {Jr 17:9} Mas o assustador é que ele pode esconder o interior perverso com um exterior sofisticado. Jesus chamou isso de “sepulcro caiado”. {Mt 23:27} Estão comigo? Um túmulo caiado…, E o que Ele continuou a dizer sobre o túmulo caiado? Ele disse que é bonito… onde? …por fora. Ah, parece realmente bom. Mas por dentro… o que está acontecendo? …ossos de homens mortos e toda corrupção. Há um homem velho, vil, morto e egoísta por trás de todo aquele branqueamento; fazendo todas as coisas certas pelas razões erradas. Abençoados sejam seus corações, é possível que algo assim esteja acontecendo mesmo hoje, na igreja de Deus? Os escribas e fariseus, tinham uma experiência exclusiva com hipocrisia ou é da natureza humana ser hipócrita? Estou aqui para dizer que é da natureza humana, e por favor… tenham paciência comigo. Está bem? O que vou dizer neste momento não vai deixá-los muito confortáveis ou felizes comigo, mas abençoados sejam seus corações… Eu preciso amá-los o suficiente para fazer isso mesmo assim. Está bem? Vou ter que voltar várias vezes neste seminário a essa questão da hipocrisia. Por quê? Porque de acordo com o veredicto da Verdadeira Testemunha, acontece que é um problema muito predominante na igreja do tempo do fim.

Vamos lá, trabalhem comigo nisso! Como é chamada a igreja do tempo do fim em Apocalipse? A última… Laodiceia. Estamos no fim dos tempos? {Sim.} Isso significa que nós somos… o quê? …a Igreja Laodiceia. Claro, há aspectos de todas as sete igrejas que existem em todos os períodos de tempo. Mas há características predominantes que existem em um determinado período de tempo, e a característica predominante da igreja do tempo do fim, de acordo com a Verdadeira Testemunha é… qual? Nós somos o quê? …mornos! Nós somos o quê? …mornos. Agora, por favor me digam, o que significaria ser morno? Bem… a Verdadeira Testemunha diz que vocês não são nem quentes nem frios. Vocês devem olhar comigo lá. Está em Apocalipse, capítulo 13, não é? Apocalipse, capítulo 13… Não,… correção… É Apocalipse, capítulo 3 e versículo 16. Bem… nós provavelmente deveríamos começar um pouco antes, versículo 14: “E ao anjo da igreja dos laodicenses escreve: Estas coisas diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” Pausa. Não é uma declaração impressionante? A Verdadeira Testemunha preferiria realmente que fôssemos até mesmo frios do que… o quê? …mornos! Mais sobre isso mais tarde… Versículo 16 “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vou,” o quê? “te vomitar da minha boca. Porque dizes, ‘Sou rico, e estou enriquecido, e não tenho falta de nada’ – e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu.”

Há uma autoengano muito assustador acontecendo aqui, não é? Por que a Igreja de Laodiceia está tão terrivelmente enganada? Por que eles acham que são ricos, prósperos e não têm necessidade de nada, e não sabem que na verdade são miseráveis, pobres, cegos, infelizes e nus? Por quê?! Porque, meus queridos amigos, eles têm uma FORMA de piedade. {2 Tim 3:5} Você ouviu o que eu disse? Eles têm uma… o quê? …eles têm uma forma de piedade. Eles têm um coração carnal que fez com que seu comportamento esteja em conformidade com a letra da lei. Você ouviu o que eu acabei de dizer? Eles são verdadeiramente convertidos? Não! Eles acham que estão verdadeiramente convertidos? Sim! Eles pensam que são ricos, prósperos e não têm necessidade de nada. Por que eles se enganam tanto? Porque eles fizeram um trabalho tão notável de colocar cal no túmulo. Eu ouço um “amém”? {Amém.} Está um pouco silencioso por aqui esta noite. Eles são tão bonitos por fora que eles próprios, e os outros, estão enganados a pensar que são… o quê? …cristãos.

Meus queridos amigos, por favor, por favor entendam que é bem possível que alguns de nós possam estar nesta armadilha; e se você me ressente por sugerir isso, me desculpe, mas eu tenho que sugerir porque é isso que a Verdadeira Testemunha diz. Eu não estou julgando você, estou apenas compartilhando com você o veredicto Dele; e Ele nos julga corretamente? Ele faz isso? Sim! Por quê? Porque Ele não vê como o homem vê. O homem olha para a aparência externa, mas Ele olha… onde? Vamos lá, Ele olha onde? Ele olha para o coração! {1 Sam 16:7} E você vê, Ele observa não apenas o que fazemos e o que não fazemos, mas, mais importante, por que fazemos isso e por que não fazemos. Ele olha para o espírito por trás do comportamento. Normalmente, estamos apenas analisando o comportamento, mas Ele está olhando para os motivos. E meus queridos amigos, é exatamente isso que a mornidão se trata. Veja… trabalhe comigo aqui. Ser frio é fazer as coisas erradas pelos motivos errados. Isso faz sentido? Você é exteriormente ímpio porque é interiormente ímpio. O que é ser quente? Fazer as coisas certas pelos motivos certos. Você vive exteriormente em conformidade com a letra da lei, porque seu coração está em harmonia com o espírito da lei. Você está fazendo as coisas certas pelos motivos certos. Você está comigo? O que você acha que é a mornidão? É fazer as coisas certas pelos motivos errados. Eu ouço um “amém”? {Amém!} É ter uma forma de piedade, mas negar o poder dela; {2 Tim 3:5} e qual é o poder do evangelho? É nos transformar pela renovação de nossas mentes. {Rm 1:16 e 12:2} Amém? {Amém.}

Veja… o verdadeiro cristianismo envolve muito mais do que modificação de comportamento. O verdadeiro cristianismo envolve transformação do coração. Mas há muita hipocrisia acontecendo, onde tentamos “brincar de igreja”. Fingir que somos cristãos mantendo nosso comportamento em conformidade com a letra da lei. E o assustador nisso é que nos tornamos tão bons nisso, que nos enganamos a nós mesmos e enganamos os outros. Mas quem nunca é enganado? Vamos lá… quem nunca é enganado? Deus nunca é enganado. Irmão, irmã, por favor, façamos uma reflexão sincera nas próximas semanas. Está tudo bem com sua alma? Veja? Essa é a questão. Está tudo bem com sua… o quê? …sua alma. Você é genuinamente um cristão? Ou está apenas fingindo ser um? …e se isso te ofende, que estou perguntando isso… Você sabe… alguns de vocês, santos de cabelos prateados, estão na igreja há muitos anos, e… você sabe, talvez se ofendam por eu ter a ousadia de fazer essa pergunta. Mas, abençoados corações, vocês podem estar na igreja por toda a vida, e nem mesmo serem convertidos. Você sabe disso… eu espero. Nem mesmo ser convertido! E você pode estar se saindo muito bem, …e fazendo um ótimo espetáculo, …e sendo honrado e respeitado pelos membros da sua igreja. Você pode ocupar um cargo na igreja e nem mesmo ser convertido.

Então, voltando ao que estávamos dizendo, quando digo que a mente carnal não consegue dar o terceiro passo- submeter-se à Verdade- Não estou dizendo que a mente carnal não possa fazer um trabalho notável ao trazer seu comportamento em conformidade com a letra da lei. Mas estou dizendo que a mente carnal não pode, de forma alguma, trazer pensamentos e sentimentos, seus desejos e motivos, em harmonia com o espírito da lei. É isso que estou dizendo. Estamos todos de acordo? {Sim.} Portanto, se quisermos conhecer a Verdade ao ponto de experimentar seu poder libertador e santificador em nossas vidas… meus queridos amigos… o que devemos ter? O que devemos ter? …devemos ter a ajuda e o poder do Espírito Santo em nossos estudos. Posso ouvir um “amém”? {Amém.} Você sabe… com todo meu coração, com toda minha alma e mente, eu quero que isso seja uma experiência transformadora para todos vocês. Deus me livre de termos apenas exercícios intelectuais. Ah sim, vamos desafiar seus intelectos. Vamos lidar com verdades profundas e complexas. Vamos arregaçar as mangas e estudar diligentemente, a Palavra de Deus. Você está preparado para isso? {Amém. Sim.} Vou perguntar de novo. Preciso de uma resposta mais entusiasmada. Você está preparado para isso? {Amém!} É isso que você quer? {Sim.} Estou aqui para dizer, meus queridos amigos, que não vim para entretê-los. Não vim aqui para compartilhar com vocês ideias sensacionais de invenção humana. Vim, pela graça de Deus, arregaçar as mangas e cavar fundo na mina da verdade, com vocês. Para alcançar um conhecimento da verdade- que muda a vida. É isso que você deseja? {Amém.} Bom. Bom. Continuem vindo, por favor, e vamos estudar diligentemente juntos.

Deixe-me ler uma declaração que fala sobre essa diferença entre ter a verdade e deixar a Verdade nos ter. Há uma diferença aí? Nós, como povo, temos a verdade? Temos? {Sim.} Meus amigos, não tenho dúvidas sobre isso. Deus nos confiou a verdade. Mas há um problema. Qual é? Não deixamos a Verdade nos ter. O que me dá a audácia de dizer isso? Bem… abençoem seus corações… ainda estamos aqui. Não deveríamos nem estar aqui ainda. Não deveríamos nem estar aqui ainda. {Amém!} Já deveríamos estar no Reino até agora. {Amém!} Já deveríamos ter nos tornado testemunhas eficazes do Rei, e cidadãos aptos para o Reino. Ouço um “amém”? {Amém.} Há muito tempo atrás! Mas ainda estamos aqui. Por quê? Porque não temos a verdade? Não, temos a verdade. Qual é o problema? Não deixamos a Verdade nos ter! É por isso que ainda estamos aqui, e vamos ficar aqui até deixarmos a Verdade nos ter. Se pareço bravo, não estou. Estou apenas sendo sincero. Há uma diferença. De vez em quando, minha querida esposa me diz, “Steve, parece que você está bravo com as pessoas.” Não estou. Eu amo vocês. Pela graça de Deus, não posso fazer isso naturalmente, e quero ver vocês no Reino. Mas sei, por experiência pessoal, que apenas ter a Verdade, não vai levá-los até lá. Você precisa deixar a Verdade, ter você. Você precisa ser transformado pela Verdade de dentro para fora. Você precisa ser uma pessoa radicalmente diferente. Você não pode simplesmente chegar ao Céu mantendo sua vida em ordem.

Jesus Cristo comprou a vida eterna para cada um de nós. Não podemos ganhar a vida eterna. Mas, meus queridos amigos, estou aqui para dizer que precisamos nos preparar se quisermos desfrutar da vida eterna. Ouço um “amém”? {Amém.}

Você não pode comprar o Céu, mas precisa aprender a ser feliz lá. E ninguém vai ser feliz no Céu, a menos que tenha aprendido a ser santo. Porque a felicidade é um subproduto da santidade. Você ouviu o que eu disse? A felicidade é um subproduto da santidade; e é precisamente por isso que tão poucas pessoas são verdadeiramente felizes neste mundo. Por quê? Porque estão buscando a felicidade, e se você busca a felicidade, nunca a encontrará. Isso é verdade? Sim, é verdade. Se você está buscando se fazer feliz, você nunca encontrará verdadeiramente a felicidade. Sim, você pode encontrar os prazeres do pecado por um tempo. {Heb 11:25} Mas é melhor acreditar e saber que é um tempo muito curto; e você acabará mais miserável depois de ter mexido com isso. Ouço um “amém”? Estou falando diretamente com vocês! Se você realmente quer ser feliz, então aprenda a ser santo. Aprenda a viver sua vida inteiramente, completamente para Deus e para os outros; aí está a felicidade, e é assim que você se prepara para ser feliz no Céu, porque é isso que eles fazem no Céu. Eles não vivem para si mesmos. Eles vivem para todos os outros. Aliás… estou ansioso para viver em um lugar onde todos colocam minha felicidade antes da própria. Pense nisso! Pense nisso! Que lugar maravilhoso seria! Como é aqui? Exatamente o oposto. Quem está realmente cuidando da sua felicidade? Você mesmo, naturalmente. Você está cuidando do número um, e todos estão cuidando de si mesmos; e se você entrar no meu caminho, e ameaçar minha felicidade, então eu tenho que lidar com você – e é assim que o mundo funciona. Estão me ouvindo? É por isso que é um lugar tão miserável.

Mas nós, pela graça de Deus, um dia, vamos viver em um lugar onde absolutamente todos os outros colocam sua felicidade – minha felicidade, antes da própria. Você consegue imaginar que lugar maravilhoso seria para se viver? Mas, meus queridos amigos, se você e eu vamos estar prontos para viver em um lugar assim, temos que aprender a viver dessa maneira aqui e agora. Ouço um “amém”? {Amém.} É aqui que nos tornamos cidadãos aptos para o Reino. É aqui que aprendemos a ser santos. Viver inteiramente para Deus e para os outros, e não para si mesmo. Deus nos ajude a experimentar esse tipo de transformação, que é tão radical, que a Bíblia chama de “nascer de novo” – tornar-se uma nova criatura.

Escute! Review and Herald, 25 de setembro de 1888. Review and Herald, 25 de setembro de 1888: “…a menos que aqueles que professam acreditar na verdade são santificados através dela e exaltados em pensamento e caráter, eles não estão em uma posição tão favorável diante de Deus quanto o pecador que nunca foi esclarecido a respeito de suas reivindicações.” Uau! Sério? Sim. Deus prefere nos ter frios do que mornos. Veja bem, se você tem a verdade, você acha que é, o quê? …rico, e aumentado em bens, e não precisa de?…nada. – e você tem muito menos probabilidade de ser alcançado pela verdade – se você acha que a possui. Continuando: “Estamos rapidamente nos aproximando do fim da história deste mundo. Cada momento é de suma importância para o filho de Deus. As perguntas que devem vir a cada coração são: ‘Sou um cristão?’ ‘Sou um cristão? A Palavra de Deus é o meu estudo? Cristo habita em meu coração pela fé? A lei de Deus é a regra da minha vida? As verdades penetrantes que professo crer, penetram nos lugares mais secretos da minha vida? Eu aplico seus princípios na minha vida profissional? A influência que exerço, tem um poder salvador sobre aqueles com quem me relaciono?’A menos que a verdade tenha uma marcada e decidida influência sobre o caráter e a vida de seu receptor, ela não está fazendo seu trabalho na vida como deveria ser; e aqueles que não estão sendo santificados através da obediência à verdade devem ser convertidos, ou serão…” o quê? “…perdidos!”

Irmão, irmã… nós temos a verdade. Deus conceda, que deixemos a Verdade nos ter, e sejamos convertidos por ela; e como isso vai acontecer? Pelo poder do Espírito da Verdade. Portanto, será nossa prática, antes de prosseguirmos com qualquer um de nossos estudos, convidar sinceramente e pessoalmente o Espírito de Deus em nossos corações. Agora, faremos isso agora mesmo, ao encerrar este estudo introdutório; e depois, após um breve intervalo, continuaremos. Mas eu quero que vocês, meus queridos amigos, dediquem um momento para se levantar da mesa, em que estamos reunidos, e ir até a porta. O que diz… o que diz a Verdadeira Testemunha à igreja de Laodiceia? “Eis que estou à porta e…” o quê? “…bato.” {Ap 3:20} Ele quer entrar e… o quê? …cear conosco. Estamos reunidos ao redor da mesa para abrir o Pão da Vida {Jo 6:48} e nos alimentarmos. Mas o que devemos fazer para sermos nutridos e fortalecidos pela refeição? O que devemos fazer? Devemos convidar o Espírito Santo a entrar e… o quê? …cear conosco… …cear conosco… Vocês se ajoelhariam comigo por alguns momentos de oração silenciosa para encerrar? Convidando pessoalmente o Espírito de Deus para entrar e cear com vocês.

Meu Pai no Céu, nossa é uma oportunidade preciosa, queremos aproveitá-la ao máximo. Estamos reunidos ao redor da Tua mesa esta noite, com o propósito de nos alimentarmos do Pão da Vida; mas precisamos do Espírito Santo para se juntar a nós agora mesmo. Ouvimos a batida na porta do nosso coração e escolhemos abrir essa porta e dizer, “Entre, entre Hóspede Celestial. Entre e cear conosco. Dê-nos essa fome e sede que naturalmente não temos. Dê-nos um apetite por alimento espiritual e então, mais importante, dê-nos a capacidade sobrenatural de digerir e assimilar o Pão da Vida, para que possamos ser nutridos por ele.” Por favor, conceda esta oração, pois eu a peço em nome de Jesus. Amém.

Se desejar, pode percorrer o texto na caixa verde e seguir a aula e o contexto enquanto vê o vídeo. Se se perder na secção de texto, basta escrever algumas palavras do local que está a ver na barra de pesquisa (CTRL-F).